Você com certeza já ouviu falar que todos os filmes da Pixar trazem referências entre si, inclusive já falamos disso AQUI. E já ouviu falar também da louca Teoria Pixar, que liga todos os filmes numa única e gigantesca história (também já falamos da teoria AQUI).
Agora vamos mostrar algumas das referências ocultas no filme Divertida Mente. Olha só:
- Na sala em que Riley brinca quando criança há uma cesta com uma revista. Na capa da ‘Haute Dish’ está ninguém menos que Colette, a chef de Ratattoiulle.
- Quando a família está se mudando para São Francisco vemos em um fio de eletricidade os pássaros do curta For the Birds.
- Em uma das memórias de Riley aparece um parque de dinossauros. Nele, vemos parte de Arlo, o protagonista de O Bom Dinossauro.
- Uma das bolas de memória de Riley mostra a imagem do caminhão da Pizza Planet, que aparece em praticamente todos os longas da Pixar.
- Em uma cena em que Riley brinca com Bing Bong podemos ver Luxo Jr., a bola clássica da Pixar que também aparece em todos os longas.
- Numa cena com Bing Bong, aparecem ao fundo alguns jogos. Um deles chama-se “Find Me” (me encontre) e traz a imagem de um peixinho muito familiar. No outro, um jogo de dinossauros com formas também familiares.
- Em uma das memórias de infância de Riley há um parquinho bem semelhante ao que aparece em Toy Story 3.
- Na ala de aula de Riley há um globo exatamente igual ao que existe no quarto de Andy em todos os filmes Toy Story.
- Também na sala de aula de Riley há um pôster de um garoto pegando estrelas, numa referência ao curta La Luna.
- A caixa de comida chinesa que a família de Riley usa durante o jantar é da mesma rede que a que aparece em Monstros SA, Vida de Inseto, Toy Story 2 e Ratattouille.
- Quando Alegria e Tristeza vão para o país dos sonhos e pesadelos, em um dos estúdios é possível ver um grande par de pés. É o mesmo que aparece em Monstros SA, pertencente a Ted.
- Uma das garotas da sala de Riley usa uma camiseta igual à de Sid em Toy Story, porém com as cores invertidas.
- Quando a família de Riley se muda para São Francisco há um rato morto na casa. Por mais triste que seja, o rato se parece muito com Remy, o ratinho cozinheiro de Ratattouille.
- O famoso A113 que aparece em todos os longas da Pixar também não poderia ficar de fora: é o número da sala de Riley e também aparece quando a garotinha foge de casa pichado em um muro.
- O castelo destruído no reino de memórias de Riley é igual ao castelo da Cinderela. Ou seja: o castelo-símbolo da Disney.