Você sabia que filmes hoje icônicos foram vencedores do Oscar de melhores efeitos especiais? Sim, longas como Os Dez Mandamentos, Exterminador do Futuro 2, Mary Poppins, Star Wars episódios IV, V e VI, King Kong e claro, filmes mais recentes como Avatar, os três Senhor dos Anéis, Matrix, As Aventuras de Pi, Titanic e Gravidade compartilham uma estatueta: a de efeitos.
Este ano ainda não sabemos quem sairá vencedor: O Regresso, Ex-Maquina, Mad Max, Perdido em Marte ou Star Wars. Mas antes de saber, que tal rever trechos de todos os vencedores na categoria até hoje?
O canal Burger Fiction criou um vídeo chamado Every Best Visual Effects Winner onde mostra alguns segundos de todos os vencedores da categoria desde o primeiro filme, Asas, vencedor na cerimônia de 1929 ainda com o título de “Melhores efeitos de engenharia”. De lá pra cá, do cavalo voador de O Ladrão de Bagdá (1940) até Sandra Bullock flutiando no espaço sideral em Gravidade (2013) é impressionante perceber quão longe os efeitos visuais chegaram e quanto a tecnologia envolvida está cada vez mais presente. Tudo para que a audiência possa ser transportada para os lugares mais longínquos da galáxia (2001: Uma Odisseia no Espaço, Interestelar), ou os lugares mais escuros do oceano (20.000 Léguas Submarinas) ou até mesmo outros mundos (Avatar, O Senhor dos Anéis).
Veja a lista completa dos indicados ao Oscar de 2016
Chamada de “Melhores efeitos especiais” a partir de 1938, a categoria premiou filmes importantes na história do cinema, como os já citados Mary Poppins, Star Wars, Matrix e também Jurassic Park, ET, Uma Cilada Para Roger Rabit e Guerra dos Mundos (19533).
Veja os vídeos de making of dos indicados na categoria de melhores efeitos especiais de 2016
O que dá pra perceber no vídeo é que, desde 2003 com O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, nenhum filme vencedor do prêmio de efeitos especiais foi também o de melhor filme.
Assista ao vídeo com os 78 vencedores da categoria abaixo:
Deixe um comentário