16 estrelas que já venceram o Oscar e o Framboesa de Ouro

Este ano Leonardo DiCaprio, Sylvester Stallone, Eddie Redmayne e Rooney Mara podem entrar para uma seleta lista: a dos astros que venceram o Oscar e o Framboesa de Ouro, composta por outros 16 membros (DiCaprio já venceu o Framboesa em 1999 e Stallone em OITO anos diferentes dentre as 27 indicações, os outros dois concorrem aos dois prêmios este ano). Ou talvez para uma outra mais seleta ainda, composta apenas por Sandra Bullock: a dos atores que venceram o Oscar e o Framboesa de Ouro no mesmo ano! Stallone também pode vencer os dois este ano, se ganhar o Oscar de melhor ator coadjuvante e o Framboesa de redenção da carreira.

Veja a lista dos indicados ao Framboesa de Ouro deste ano

Veja a lista dos indicados ao Oscar deste ano

Mas enquanto os vencedores dos dois prêmios deste ano não são revelado, vamos dar uma olhada naqueles 16  astros que já levaram pra casa tanto o troféu de melhor quanto o de pior do cinema.

US actor Al Pacino holds up his Oscar during the 6

Al Pacino já foi indicado oito vezes ao Oscar vencendo o prêmio de melhor ator na última delas em Perfume de Mulher. Mas nem ele se livrou do Framboesa, conseguindo a façanha ao contracenar com Adam Sandler em Cada Um Tem a Gêmea Que Merece, lhe rendendo o prêmio de pior ator coadjuvante.

85th Annual Academy Awards - Press Room

Embora seja mais conhecido como ator, Ben Affleck já venceu dois Oscars por seus trabalhos atrás das câmeras: em 1997 ganhou o prêmio de melhor roteiro por Gênio Indomável junto com Matt Damon e em 2012 o prêmio de melhor filme por Argo. Mas em 2003 Affleck ganhou o Framboesa de pior ator por sua atuação em três filmes diferentes: Demolidor, Contato de Risco e O Pagamento. Embora ainda tenha concorrido ao prêmio mais uma vez em 2009 (de pior ator da década), o ator e diretor venceu o Prêmio Redenção em 2015 por sua atuação em Argo.

86th Annual Academy Awards - People Magazine Press Room

Apesar de nunca ter ganhado o Oscar por suas atuações, ele levou como produtor por 12 Anos de Escravidão (e este ano pode levar de novo por A Grande Aposta). Muito antes disso, Pitt e Tom Cruise ganharam o primeiro Framboesa de pior “combo” em cena, por seus trabalhos em Entrevista Com o Vampiro, em 1994. 

Faye Dunaway

Faye Dunaway foi uma grande atriz nas décadas de 60 a 80, vencendo o Oscar de melhor atriz em 1977 por Rede de Intrigas. Mas alguns anos depois (em 1981) também levou pra casa o prêmio de pior atriz por Mamãezinha Querida, onde interpretava Joan Crawford. Em 1993 ganhou outro Framboesa, desta vez de pior atriz coadjuvante por Ambição Fatal.

64th Annual Academy Awards

Embora George Lucas nunca tenha vencido um Oscar competitivo, ele ganhou o prêmio honorário em 1991 por seu trabalho na produção de filmes e o primeiro Star Wars levou pra casa sete estatuetas. No entanto o prequel criado por ele teve menos sorte: os Episódios I e II renderam a Lucas indicações triplas: pior diretor, roteiro e filme, vencendo com Episódio II: O Ataque dos Clones na categoria de pior roteiro.

63rd Annual Academy Awards

Kevin Costner parecia um ator promissor ao vencer o Oscar de melhor diretor e melhor filme logo no início da carrreira com Dança com Lobos em 1991. Mas logo depois se tornou um vencedor do Framboesa: recebeu os prêmios de pior ator por suas atuações em Robin Hood: Príncipe dos LadrõesO Mensageiro, que ainda lhe rendeu os prêmios de pior diretor e pior filme.

HalleBerryRazzie

Em 2001 Halle Berry provou seu talento em A Última Ceia, levando pra casa o Oscar de melhor atriz (até hoje a única mulher negra a ganhar o prêmio). mas em 2004 ela deu uma escorregada e recebeu o Framboesa de pior atriz por seu papel em Mulher-Gato e aceitou o prêmio recebendo-o na cerimônia enquanto segurava o Oscar na outra mão.

 

Kevin Kline

Kevin Kline tem uma carreira invejável de mais de três décadas, já tendo vencido o Tony, o SAG e em 1988 o Oscar de melhor ator coadjuvante por Um Peixe Chamado Wanda. Mas a parca negra em seu currículo fica por conta do faroeste As Loucas Aventuras de James West, que lhe rendeu três indicações ao Framboesa: pior ator, pior atriz (por fingir ser uma prostituta no filme) e pior combo ao lado de Will Smith, prêmio que acabou levando.

SIR LAURENCE OLIVIER

Laurence Olivier é uma lenda do cinema e venceu dois Oscars por Hamlet em 1948. Mas nem todos os seus prêmios são por excelência em atuação: ele também tem dois Framboesas na carreira: em 1980 venceu o prêmio de pior ator coadjuvante por Nasce Um Cantor e em 1981 o de pior ator por Inchon.

45th Annual Academy Awards

Liza Minnelli é uma das poucas personalidades a ter o chamado EGOT, vencendo o Emmy, o Grammy, o Oscar e o Tony. Mas ela pode adicionar o Framboesa à lista: em 1988 recebeu o prêmio de pior atriz por seus papéis em Arthur 2 e Um Tira de Aluguel. Ela venceu seu Oscar 14 anos antes, de melhor atriz por Cabaret.

Best Actor Winner With His Oscar

Um dos atores mais lembrados do cinema, Marlon Brando venceu o Oscar de melhor ator duas vezes: por Sindicato de Ladrões e um por O Poderoso Chefão. Mas Brando também recebeu o Framboesa de pior ator coadjuvante em 1996 pelo papel título de A Ilha do Dr. Moreau.

75th Annual Academy Awards

Entre os muitos prêmios que Nicole Kidman já recebeu está o Oscar de melhor atriz por sua atuação em As Horas em 2002. Mas seus prêmios também incluem um Framboesa em 2005: Kidman compartilha o prêmio de pior “combo” com Will Ferrell pelo filme A Feiticeira.

77th Annual Academy Awards

A carreira de Prince passa por décadas e indústrias diferentes, mas seu único Oscar em 1984 com a canção tema de Purple Rain. Um ano depois, venceu o Framboesa de pior diretor, pior canção e pior ator por Sob O Luar da Primavera, que ele dirigiu, compôs a trilha sonora e estrelou. O filme ainda levou o prêmio de pior filme do ano, empatando com Howard: O Super-Herói.

Winner for Best Actress in a Leading Rol

Única atriz a conseguir tal façanha, Sandra Bullock ganhou o Oscar de melhor atriz em 2010 por sua atuação em Um Sonho Possível e no mesmo ano ganhou também o prêmio de pior atriz por Maluca Paixão, além do prêmio de pior casal (junto com Bradley Cooper). Na cerimônia de entrega do Framboesa ela distribuiu DVDs do filme “vencedor”.

Italian actor Robero Benigni holds his Oscar after

Roberto Benigni venceu dois Oscars em 1997 de melhor ator e melhor filme estrangeiro por A Vida é Bela. Mas em 2002 ao tentar criar uma versão live-action de Pinóquio acabou ganhando o Framboesa de pior ator.

76th Annual Academy Awards - Pressroom

Pra alguns não foi escolha dela, mas Sofia Coppola atuou no filme dirigido pelo pai, O Poderoso Chefão III, e por esse trabalho acabou levando um Framboesa de Ouro de pior atriz coadjuvante. Muitos anos depois a hoje roteirista e diretora levou pra casa o Oscar de melhor roteiro por Encontros e Desencontros.

Anúncios

Um pensamento sobre “16 estrelas que já venceram o Oscar e o Framboesa de Ouro

  1. Pingback: ’50 Tons de Cinza’ é o grande “vencedor” do Framboesa de Ouro 2016 | pausa dramática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s