Lista de ‘adult pop songs’ dos últimos 20 anos da Billboard tem Maroon 5 e Matchbox Twenty no topo

A revista Billboard é conhecida por suas listas musicais que, bem, listam as primeiras posições em rankings baseados em execuções nas rádios americanas.

Uma delas é a ‘Adult pop songs’, lançada em março de 1996. Ela lista aquelas músicas pop direcionadas a um público mais adulto, com conteúdos mais explícitos. Aquelas canções que não se encaixam no hard rock,  teen pop, dance music, hip-hop, ou o mais lento Adult Contemporary.

adult-pop-contemporary-charts-2016-billboard-650

Esta semana, com a comemoração de 20 anos da lista, a Billboard revelou quais os artistas e músicas que permaneceram mais tempo no topo desde a criação, com Maroon 5 e Matchbox Twenty liderando o ranking.

Durante este tempo a banda liderada por Adam Levine teve 11 músicas no primeiro lugar e 19 entre as 10 mais. O Maroon 5 chegou ao topo pela primeira vez em abril de 2003 com “Harder to Breathe”. Em 2004 “This Love” e “She Will Be Loved” permaneceram cada uma por 13 semanas no topo da lista. O último single, “Sugar”, ficou 3 semanas em primeiro lugar em 2015. O grupo também é o campeão na soma de semanas em primeiro lugar, com 63 ao todo. Em segundo lugar vem o Matchbox Twenty, com 54.

O Matchbox tem o segundo lugar da lista de ‘Adult Pop Songs’ nestes 20 anos. Desde 1997 o grupo liderado por Rob Thomas garantiu 13 músicas entre as 10 mais e 4 em primeiro lugar, incluindo o hit “Unwell” em 2003, que permaneceu por incríveis 18 semanas no topo. Thomas, como artista solo, está na 13ª posição.

O  terceiro lugar pertence à banda Train, seguido por Nickelback em quarto e Pink (a artista feminina mais bem colocada da lista) em quinto.

Mas enquanto o Matchbox tem o segundo lugar na lista de artistas, é Rob Thomas quem garante a primeira colocação na lista de canções. O megahit “Smooth”, em parceria com o guitarrista Carlos Santana, é a música mais executada dos desde a criação da lista 20 anos atrás. “Smooth” permaneceu por 25 semanas entre 1999 e 2000. Sempre bom lembrar que “Smooth” tem o primeiro lugar também na nossa lista das melhores canções pop dos últimos 20 anos. Veja a lista completa AQUI.

As bandas de pop-rock lideram a lista das canções “Adult Pop”: “Drops of Jupiter” do Train é a número 2 (14 semanas em primeiro em 2001), seguida por “Wherever You Will Go”, do The Calling (23 semanas em primeiro em 2001-2002), “How To Save a Life “, do The Fray (15 semanas no topo em 2006-2007) e “Counting Stars” do OneRepublic (7 semanas em primeiro em 2013-2014).

“I’m Yours” do Jason Mraz é a canção de artista solo mais bem colocada da lista, em sétimo lugar (9 semanas em primeiro em 2008), atrás de “Unwell” do Matchbox Twenty em sexto. “Bubbly” de Colbie Caillat é a música feminina melhor colocada, em 12º lugar (13 semanas em primeiro em 2007-2008).

Os 10 artistas no top 10 da lista de ‘Adult Pop Songs’ desde sua criação são:
1, Maroon 5
2, Matchbox Twenty
3, Train
4, Nickelback
5, P!nk
6, Kelly Clarkson
7, Katy Perry
8, Goo Goo Dolls
9, Daughtry
10, Taylor Swift

E as 10 canções no top 10 desde a criação da lista de ‘Adult Pop Songs’ são:
1, “Smooth,” Santana featuring Rob Thomas
2, “Drops of Jupiter (Tell Me),” Train
3, “Wherever You Will Go,” The Calling
4, “How to Save A Life,” The Fray
5, “Counting Stars,” OneRepublic
6, “Unwell,” Matchbox Twenty
7, “I’m Yours,” Jason Mraz
8, “You And Me,” Lifehouse
​9, “All For You,” Sister Hazel
10, “Hanging By A Moment,” Lifehouse

Ouça a lista no Spotify:

 

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Lista de ‘adult pop songs’ dos últimos 20 anos da Billboard tem Maroon 5 e Matchbox Twenty no topo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s