Disney anuncia saída do mercado de games e fim de Disney Infitinty

Nesse mês, a Disney Interactive fez dois anúncios que abalaram um pouco os fãs de games. O primeiro foi que, depois de trinta e nove anos, a Disney irá sair do mercado de vídeo games, quando se trata de lançamentos próprios, e o segundo foi que o jogo Disney Infinity será descontinuado em Junho deste ano.

Para quem não sabe, em 2011, foi uma grande novidade no mundo dos games os jogos que tem como segmento “trazer os brinquedos para a vida”, ou seja, você tem a interatividade de um boneco físico com um jogo em um console. Esse mercado se aqueceu e, em 2013, a Disney entrou com o famoso Disney Infinity.

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O objetivo do jogo é, além de entrar nos mundos dos personagens — que por sinal, envolvem tudo, desde Disney, Pixar, Marvel até Lucasfilm — é criar o seu próprio mundo com infinitos elementos da Disney e interagir online com outros universos. Porém, a graça da coisa não para aí. Os bonecos que foram comercializados são extremamente bem-feitos e seduzem qualquer colecionador a adquiri-los.

A sacada desses jogos é que os bonecos encantam, é algo que sai menos caro e que não ocupa tanto espaço. Mas, infelizmente, o jogo será descontinuado depois de lançarem os sets de personagens dos filmes Alice Através do Espelho (26 de Maio de 2016) e Procurando Dory (30 de Junho de 2016). A boa notícia? Os bonecos das versões passadas estarão mais baratos.

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O motivo para essa descontinuação é que, nos últimos anos, as vendas tiveram quedas e, para quem atingiu uma marca de 200 milhões de dólares em venda com o jogo, a partir do momento no qual esse mercado começa a esfriar, é melhor pular fora.

Quanto à questão da saída da empresa do mercado de vídeo games, vamos deixar claro que, a Disney não vai deixar de fazer jogos, ela apenas não irá mais vender de forma independente, e sim, com o foco em licenciamento.

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Segundo o CEO da The Walt Disney Company, Bob Iger: “Esse mercado é um mercado de mudanças, e não temos confiança nesse mercado em termos de ficar estável o suficiente para a perspectiva de vendedor independente.

Nós sabíamos que correríamos um risco indo lá com este produto [Disney Infinity] e o fato de termos ido tão bem no começo nos deu confiança para continuar. A verdade é que o risco que citamos no começo nos pegou,” finaliza Iger.

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Por conta desse esfriada que aconteceu no mercado do Disney Infinity, a empresa decidiu fechar aAvalanche Studios — e consequentemente a Avalanche Software —, onde os jogos para consoles eram produzidos, o que gerou um prejuízo afetando mais de trezentos empregados e custando alguns milhões de dólares.

Vamos ser realistas. Apesar dos bons jogos que a Disney produziu nos últimos anos, o que sempre deu muito dinheiro para empresa sempre foi e sempre será o licenciamento. Para a empresa, focar o desenvolvimento de jogos com empresas que já tem know how para desenvolver coisas mais elaboradas, é uma baita economia de dinheiro.

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Como exemplo, temos Star Wars Battlefront, o jogo da EA Games, o qual é um sucesso absoluto devido à qualidade gráfica e jogabilidade. Se o foco da Disney é atingir o público que é mais fanático por games, eles estão indo pelo caminho certo e fazendo negócio com as pessoas certas.

E não se preocupem quantos aos aplicativos de jogos, porque isso ainda irá continuar e por um bom tempo.

VIA

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