30 curiosidades para celebrar 30 anos de ‘Curtindo a Vida Adoidado’

Foi no dia 11 de junho de 1986 que Ferris Bueller matou um dia de aula e entrou pra história. Curtindo a Vida Adoidado estreava nos cinemas americanos e viraria um dos filmes mais icônicos da década, sendo visto, lembrado e idolatrado até hoje.

Vamos ver 30 curiosidades sobre o filme? (Dá o play aqui embaixo antes)

  1. O filme foi um grande sucesso comercial, custando perto de6 milhões de dólares e arrecadando70 milhões de dólares. Ele é o 10º colocado no Ranking Entertainment Weekly’s 50 Best Filmes High School
  2. Foi produzido, dirigido e escrito pelo mago do filmes sobre adolescentes dos anos 80,John Hughes. Em seu currículo estão Esqueceram de Mim, Clube dos Cinco, Gatinhas e Gatões, A Garota Rosa Shocking, Denis o Pimentinha, Flubber, 101 Dálmatas  entre outros.
  3. O nome original do filme éFerris Bueller´s Days Off, algo como O Dia de Folga de Ferris Bueller. No projeto inicial Ferris tinha dois irmãos mais jovens.
  4. Apesar de interpretar um adolescente no filme,Matthew Broderick já tinha 23 anos quando o filme foi gravado. John Cusack, Jim Carrey, Johnny Depp, Tom Cruise, Robert Downey Jr. e Michael J. Fox foram todos considerados para o papel de Ferris Bueller.
  5. Alan Ruck, que interpretaCameron Fryer, era ainda mais velho que Broderick, com 29 anos durante as gravações.
  6. A única adolescente do elenco eraMia Sara, que interpreta a namorada de Ferris, Sloane Peterson. Ela tinha 17 anos durante as gravações. Jennifer Grey, que faz Jenie, a irmã de Ferris, tinha 26.
  7. Existe uma teoria que diz que Ferris na verdade não existe, é apenas uma ilusão da mente de Cameron.
  8. A cidade de Chicago recriou este ano a parada de rua que Ferris participou em comemoração ao 30º aniversário do filme. As celebrações duraram 3 dias no mês de maio e contaram ainda com um tour pelos lugares que Ferris passou, incluindo ainda visitas a réplicas de cenários (como o quarto do protagonista) e encontros com membros do elenco.ferris
  9. A estreia de Charlie Sheen foi nesse filme, como o cara na delegacia que conversa com a irmã de Ferris na delegacia e acaba beijando-a. Sua primeira frase é “drogas”. Para produzir a aparência de drogado na delegacia, Charlie Sheen ficou acordado por mais de 48 horas antes da cena.
  10. O filme se passa em Chicago e mostra vários pontos conhecidos da cidade, como a Sears Tower, o estádio de baseball Wrigley Field, a bolsa de valores de Chicago e o Instituto de Artes de Chicago.
  11. O carro que o grupo rouba do pai de Cameron para passear pela cidade é uma Ferrari 250 GT California Spyder 1961. Existem menos de 100 dessas no mundo, e para o filme, foi preciso criar réplicas dela, como na cena de destruição do carro. Quando a Ferrari falsa caiu, a capota de fibra rasgou-se, mas colocaram galhos para certificar que a câmera não iria filmar.
  12. O desfile que acontece durante o filme, se chamaParada do Dia de Von Steuben, e celebra oBarão Prussiano Friederich Von Steuben, que foi até os EUA e se colocou a disposição de George Washington na guerra de independência americana, e teve grande importância na conquista dela.ferris
  13. Ferris dubla duas músicas durante o desfile: Danke Schoen de Wayne Newton Twist and Shout dos Beatles, e a segunda virou a grande marca do filme.
  14. John Hughesescreveu o filme em menos de uma semana, e que tinha Matthew Broderick em mente para o papel de Ferris quando o fez.
  15. A primeira edição do filme tinha2 horas e 45 minutos. O corte final deixou-o com um 1 hora e 42 minutos.
  16. Molly Ringwald (de O Clube dos Cinco) foi considerada pelo estúdio para o papel de namorada de Ferris, mas Hughes descartou a ideia de cara, pois considerava que o papel não era grande o bastante para ela.
  17. A escolha inicial para Cameron era Emilio Estevez (também de O Clube dos Cinco), que declinou o convite.
  18. Allan Ruck tinha sido testado para o papel de Bender em O Clube dos Cinco (papel que ficou com Juddie Nelson), e por isso foi lembrado por Hughes para o papel de 
  19. O personagemCameron é baseado em um amigo que Hughes tinha no colegial.
  20. Brodericke Ruck Já haviam feito uma peça na Broadway juntos chamada Biloxi Blues, e já eram amigos.
  21. O endereço da casa de Cameron é Beech Street, 370, Highland Park, Illinois.
  22. As filmagens duraram 56 dias.MCDFEBU EC004
  23. Hughes era um fã apaixonado dos Beatles, e deixou várias menções ao grupo no filme, além de escutar todos os dias o disco White Album 
  24. O quadro no qual Cameron fica fixado no Instituo de Artes de Chicago se chama “Uma Tarde de Domingo na Ilha de La Grande Jatte”, de George Seurat.
  25. Para gravar a cena do desfile, foram necessários dois sábados de gravação e muitos ensaios em estúdio.
  26. O filme gerou uma série em 90, e era uma prequel, mas durou apenas 13 episódios. Em seu elenco estava Jennifer Aniston, como 
  27. As bandas Save Ferris e Roney, foram nomeadas em homenagem ao filme, a primeira fazendo alusão a campanha começada na escola para ajudar Ferris e a segunda ao diretor que caça o protagonista durante todo o filme.
  28. A música “Oh Yeah” que é parte da trilha sonora levou a desconhecida banda suíça Yello a um sucesso mundial que acabou tão rápido quando começou. A canção virou uma grande referência de cultura pop.
  29. Na trama, Ferris assiste a um jogo de beisebol, almoça em um restaurante luxuoso, roda Chicago de táxi, paga estacionamento e dá gorjeta generosa. Mas, considerando que ele não trabalhava nem tinha grana para comprar um carro, de onde tirava todo esse dinheiro? O filme não explica, mas talvez o roteiro original dê uma pista: no texto escrito por Hughes, Ferris roubava dinheiro da poupança de seu pai. O trecho acabou cortado em sua versão final.
  30. Os papéis de Ferris, Cameron e Sloane marcaram a carreira de seus protagonistas, que nunca repetiram um sucesso igual ao do filme. Broderick é o mais bem sucedido dos três, mas mesmo assim, sempre é lembrado por seu papel no filme, apesar de ter estrelado vários filmes como Inspetor Bugiganga, Os Produtores e de ser a voz de Simba em O Rei Leão. Mia Sara fez papéis em séries como Chicago Hope e Birds of Prey (onde interpretava Arlequina). Já Alan Ruck teve mais sorte: fez parte do elenco de Spin City, Scrubs, Justified, Fringe, Bunheads, além de estar nos filmes Twister e Jovem Demais Para Morrer.
Anúncios

Um pensamento sobre “30 curiosidades para celebrar 30 anos de ‘Curtindo a Vida Adoidado’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s