8 dicas de como sobreviver a uma catástrofe segundo Hollywood

Hollywood tem o incrível hábito de destruir o mundo seguidas vezes. Num exemplo recente, San Adreas, vimos Dwayne Johnson como um piloto de helicóptero que vai de Los Angeles a São Francisco no meio de uma série de terremotos para salvar sua filha.

A maioria dos blockbusters catástrofe são absoluta e deliciosamente absurdos, mas vai que um dia realmente aconteça de um cometa se chocar com a Terra, de um vulcão entrar em erupção subitamente ou um mega terremoto destruir uma grande metrópole, aqui vão algumas dicas do que fazer para sobreviver de acordo com Hollywood:

Está acontecendo! Acredite e corra

Pânico desnecessário nunca é uma coisa boa, mas não se preocupar também não é. Você sabe quanto tempo os oficiais de Vulcano perderam investigando ao invés de evacuar a cidade? Mike Roark (Tommy Lee Jones) já suspeitava quase imediatamente depois do terremoto, mas como Amy barnes (Anne Heche) não conseguiu juntar evidências suficientes de que um vulcão fervia debaixo de Los Angeles, a lava tomou conta da cidade e eles não conseguiram criar um plano rápido o suficiente para evitar a tragédia. As pessoas até podem achar que você está ficando louco, mas pelo menos você será um louco em um lugar seguro.

Não viva em uma grande cidade

Principalmente nos Estados Unidos. A gente sabe que os filmes dificilmente mostram o Brasil, talvez o mais significativo deles seja 2012 que mostrou o Cristo Redentor desmoronando por alguns segundos. Mas de qualquer forma, se você vive em uma grande cidade… você está fadado a sofrer de uma grande catástrofe ou mesmo o ataque de um monstro ou alienígena. Sna Andreas destruiu Los Angeles e São Francisco. Impacto Profundo deixou Washington em ruínas e uma chuva de meteoros escolheu Nova York em Armageddon. Isso sem falar nos filmes de super-heróis, mas daí caímos em outros problemas. Aqui vai uma boa dica: se a sua cidade for impactante o bastante para ser destruída no cinema… é melhor você se mudar. Se você não puder se mudar, pelo menos fique longe dos pontos turísticos.

Conheça as pessoas certas

Se você fosse amigo de Leo Biederman (Elija Wood) em Impacto Profundo, teria granbdes chances de se salvar. Você lembra que Jackson Curtis (John Cusack) enfiou todo mundo que podia naquele avião em 2012 né? Você não teria tanta sorte se confiasse nas loterias do governo ou dependesse de desconhecidos inaptos para se salvar. Se o pai de Sam Hall (Jake Gyllenhaal) não fosse um “paleoclimatólogo”, provavelmente Sam não teria sobrevivido à tempestade em O Dia Depois de Amanhã.

Tenha habilidades variadas

É bom conhecer as pessoas certas, mas também é bom ter habilidades e conhecimentos variados e ser a pessoa certa você mesmo. Dwayne Johnson é basicamente indestrutível como o piloto de resgate de Los Angeles em San Adreas e Pierce Brosnan conhece todos os movimentos básicos para escapar do vulcão em erupção como o vulcanologista dos Estados Unidos em Inferno de Dante. O único problema em ser a pessoa com muitas habilidades é que você pode ser chamado para salvar o planeta e isso raramente termina bem… (veja o último item deste post).

Tenha pessoas que você ama e que te amem

Você é um recluso solitário como Charlie Frost (Woody Harrelson) em 2012? Então você provavelmente não sobreviveria a um desastre natural. Os filmes do gênero tem a tendência de eliminar seus personagens secundários enquanto eles deixam os protagonistas em um lugar a salvo de serem explodidos por um cataclisma ou engolidos por um terremoto. Então sim, você tem muito mais chances de sobreviver se tiver pessoas preocupadas com você ou se seu maior objetivo for salvar seus entes queridos (porque claro que você terá pelo menos um). Olhe a família Bennet em O Impossível: Lucas (Tom Holland) estava ocupado protegendo sua mãe e se Henry (Ewan McGreggor) não fosse tão determinado a procurar pela esposa (Naomi Watts), quem sabe se ela teria escapado? Dwayne Johnson salvou a filha em San Andreas, John Cusack protegeu os filhos em 2012 e até mesmo Bruce Wyllis fez o que fez pela filha em Armageddon.

Fique com um cachorro

A gente também não pode ver animais sofrendo em filmes e, por incrível que pareça, parece que o pessoal de Hollywood também não.Um buldogue francês consegue salvar a própria pele durante a chuva de meteoros em Nova York em Armageddon. O cachorro de Helen Hunt apenas observa o pai de sua dona ser sugado por um tornado em Twister, Linda Hamilton salva seu cachorro em Inferno de Dante e, acima de tudo isso, um pequeno cachorro salva a si mesmo e a seu osso de ser incinerado pela lava em Volcano.

Fique em forma

Esteja preparado para correr, saltar, subir e descer escadas, nadar e tudo o mais que você normalmente não faz no dia a dia. Se você estiver tentando subir, carregar alguém machucado, mover obstáculos, caminhar na neve ou fugir de uma onda gigantesca, você vai precisar estar em boa forma. Um pouquinho mais de exercício pode te transformar na pessoa que consegue pular a salvo bem antes da estrada entrar em ruínas atrás de você. Exceção à regra: aparentemente todos os astronautas de Armageddon estavam bem fora de forma e ainda assim alguns voltaram pra casa.

Não tente salvar o mundo. Salve a si mesmo aos seus entes queridos

Sim, parece egoísta, mas se você for tentar salvar a humanidade, as chances não estão muito a seu favor. Uma boa quantidade dos astronautas de Armageddon não volta pra casa após salvar a Terra e toda a tripulação precisa se sacrificar para conseguir impedir o fragmento do cometa de destruir o planeta em Impacto Profundo. No entanto, se você mantiver seu esforço em menores níveis e só ajudar seus amigos e sua família de fugir de um tornado, de uma onda, um terremoto ou um vulcão, há uma boa chance de que você e a maioria deles consiga sobreviver sãos e salvos. E juntos. Vide 2012, San Adreas No Olho do Tornado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s