Este final de semana começa a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e, pra que melhor forma da gente falar disso aqui no Pausa que relembrando as 15 bibliotecas mais bacanas do cinema?
* Saiba mais sobre As Crôncias de Miramar, presente na Bienal do livro
Harry Potter
Ela é um espaço importante em todos os livros e filmes da série Harry Potter. É na Biblioteca de Hogwarts que Harry, Rony e Hermione passam muitas horas (ou páginas), durante os anos que estudam na Escola de Magia e Bruxaria. E outros alunos também passam frequentemente por lá. Durante o ataque do basilisco, narrado em Harry Potter e a Câmara Secreta, o livro Hogwarts: Uma História teve uma lista de espera de duas semanas.
A Bela e A Fera
O filme A Bela e a Fera foi lançado em 1991 e vai ganhar sua versão em live action no ano que vem. De lá para cá, a animação da Disney já encantou crianças (e adultos) de várias partes do mundo. No filme, a biblioteca do castelo de Fera se torna o lugar favorito de Bela.
Star Wars – Episódio II: O Ataque dos Clones
Uma biblioteca com todo o conhecimento do universo. Quem poderia querer mais do que isto?
O Clube dos Cinco
Uma biblioteca é o cenário em que acontece praticamente toda a história deste clássico juvenil dos anos 1980. Curiosamente, os personagens passam muito mais tempo conversando do que lendo.
Superman
A Fortaleza da Solidão, onde o homem de aço (Christopher Reeve) conversa com seu falecido pai Jor-El (Marlon Brando), é também uma biblioteca de cristal que guarda todo o conhecimento do planeta Krypton.
O Nome da Rosa
William de Baskerville (Sean Connery) encontra, escondida em uma abadia, uma biblioteca labiríntica e repleta de livros únicos, proibidos pela Igreja. Infelizmente, ela acaba sendo engolida pelo fogo.
Um Sonho de Liberdade
Andy (Tim Robbins) finalmente consegue montar a biblioteca de seus sonhos dentro da prisão de Shawshank, no exato momento em que tem a chance de escapar.
A Múmia
No filme A Múmia, de 1999, Evelyn é uma bibliotecária atrapalhada quando conhece o explorador Rick O’Connel. Juntos, eles descobrem antigos segredos egípcios e até mesmo ressuscitam múmias (que deveriam ficar mortas para sempre).
Anjos e Demônios
O professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) chega ao Vaticano (Città del Vaticano, com entrada pela Viale Vaticano) e consegue acesso para uma boa pesquisa na Biblioteca do lugar. A partir da hora em que consegue desvendar a primeira pista deixada pelo ‘sequestrador’ – baseada nos quatro elementos de Galileu – Langdon começa sua busca frenética pela Cidade Eterna.
Indiana Jones e a Última Cruzada
“O X marca o local.” A biblioteca de Alexandria, uma das mais importantes da história da humanidade, é um dos pontos por onde passam Indiana Jones (Harrison Ford) e seu pai (Sean Connery) na busca pelo Santo Graal.
Amor Além da Vida
As bibliotecas também existem no além e são belíssimas, ao menos no caso desta.
The Pagemaster: O Mestre da Fantasia
Macaulay Culkin vive um garotinho tímido e solitário que, ao se esconder em uma biblioteca durante um temporal, viaja por um mundo de fantasia inspirado em clássicos da literatura, através das páginas do livro Pagemaster.
Filadélfia
Uma das cenas mais emblemáticas do filme se passa em uma biblioteca, quando o personagem de Tom Hanks decide pesquisar por si mesmo os casos antigos para embasar sua defesa e confronta diretamente o advogado de Denzel Washington.
Se7en
É numa biblioteca que Morgan Freeman descobre a maneira espetacular de encontrar o assassino em série que aterroriza a vida de Brad Pitt.
Bonequinha de Luxo
Bonequinha de Luxo mistura os gêneros de comédia e drama. Acompanha a história da socialite Holly Golightly (Audrey Hepburn) em sua tentativa de se casar com m rico e tornar-se atriz em Hollywood. Ao decorrer da trama Holly se envolve com o escritor Paul (George Peppard) que aproveita a silenciosa sala da biblioteca para se declarar a ela.
Deixe um comentário