#listadefilmes – as 15 bibliotecas mais bacanas do cinema

Este final de semana começa a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e, pra que melhor forma da gente falar disso aqui no Pausa que relembrando as 15 bibliotecas mais bacanas do cinema?

* Saiba mais sobre As Crôncias de Miramar, presente na Bienal do livro

Harry Potterhogwarts1

Ela é um espaço importante em todos os livros e filmes da série Harry Potter. É na Biblioteca de Hogwarts que Harry, Rony e Hermione passam muitas horas (ou páginas), durante os anos que estudam na Escola de Magia e Bruxaria. E outros alunos também passam frequentemente por lá. Durante o ataque do basilisco, narrado em Harry Potter e a Câmara Secreta, o livro Hogwarts: Uma História teve uma lista de espera de duas semanas.

A Bela e A Ferabiblioteca bela e a fera

O filme A Bela e a Fera foi lançado em 1991 e vai ganhar sua versão em live action no ano que vem. De lá para cá, a animação da Disney já encantou crianças (e adultos) de várias partes do mundo. No filme, a biblioteca do castelo de Fera se torna o lugar favorito de Bela.

Star Wars – Episódio II: O Ataque dos ClonesBiblioteca-jedi

Uma biblioteca com todo o conhecimento do universo. Quem poderia querer mais do que isto?

O Clube dos Cincoclube dos cinco
Uma biblioteca é o cenário em que acontece praticamente toda a história deste clássico juvenil dos anos 1980. Curiosamente, os personagens passam muito mais tempo conversando do que lendo.

Supermansuperman-fortress-of-solitude-library

A Fortaleza da Solidão, onde o homem de aço (Christopher Reeve) conversa com seu falecido pai Jor-El (Marlon Brando), é também uma biblioteca de cristal que guarda todo o conhecimento do planeta Krypton.

O Nome da Rosanomedarosa2

William de Baskerville (Sean Connery) encontra, escondida em uma abadia, uma biblioteca labiríntica e repleta de livros únicos, proibidos pela Igreja. Infelizmente, ela acaba sendo engolida pelo fogo.

Um Sonho de Liberdadesonholiberdade1

Andy (Tim Robbins) finalmente consegue montar a biblioteca de seus sonhos dentro da prisão de Shawshank, no exato momento em que tem a chance de escapar.

A Múmiamumia2

No filme A Múmia, de 1999, Evelyn é uma bibliotecária atrapalhada quando conhece o explorador Rick O’Connel. Juntos, eles descobrem antigos segredos egípcios e até mesmo ressuscitam múmias (que deveriam ficar mortas para sempre).

Anjos e Demôniosangels and demons vatican library

O professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) chega ao Vaticano (Città del Vaticano, com entrada pela Viale Vaticano) e consegue acesso para uma boa pesquisa na Biblioteca do lugar. A partir da hora em que consegue desvendar a primeira pista deixada pelo ‘sequestrador’ – baseada nos quatro elementos de Galileu – Langdon começa sua busca frenética pela Cidade Eterna.

Indiana Jones e a Última Cruzadaindiana jones
“O X marca o local.” A biblioteca de Alexandria, uma das mais importantes da história da humanidade, é um dos pontos por onde passam Indiana Jones (Harrison Ford) e seu pai (Sean Connery) na busca pelo Santo Graal.

Amor Além da Vidaamor alem da vida
As bibliotecas também existem no além e são belíssimas, ao menos no caso desta.

The Pagemaster: O Mestre da Fantasiathe pagemaster
Macaulay Culkin vive um garotinho tímido e solitário que, ao se esconder em uma biblioteca durante um temporal, viaja por um mundo de fantasia inspirado em clássicos da literatura, através das páginas do livro Pagemaster.

Filadélfiaphiladelphia-movie-library-scene

Uma das cenas mais emblemáticas do filme se passa em uma biblioteca, quando o personagem de Tom Hanks decide pesquisar por si mesmo os casos antigos para embasar sua defesa e confronta diretamente o advogado de Denzel Washington.

Se7ense7en-library

É numa biblioteca que Morgan Freeman descobre a maneira espetacular de encontrar o assassino em série que aterroriza a vida de Brad Pitt.

Bonequinha de Luxobreakfast-at-tiffanys

Bonequinha de Luxo mistura os gêneros de comédia e drama. Acompanha a história da socialite Holly Golightly (Audrey Hepburn) em sua tentativa de se casar com m rico e tornar-se atriz em Hollywood. Ao decorrer da trama Holly se envolve com o escritor Paul (George Peppard) que aproveita a silenciosa sala da biblioteca para se declarar a ela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s