Curitiba recebe lançamento do livro “100 Melhores Filmes Brasileiros”

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o Canal Brasil e a editora Letramento lançam o livro “100 Melhores Filmes Brasileiros” durante a programação do Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba.

O livro reúne textos dos mais importantes críticos e estudiosos de cinema em atividade sobre os filmes que mais se destacaram na história da cinematografia brasileira.

100-melhores-filmes-brasileiros_ficbic-2016-site-1

De confecção luxuosa, em formato de livro de arte e fartamente ilustrada, a publicação reúne textos dos mais importantes críticos e estudiosos de cinema em atividade sobre os filmes que mais se destacaram na história de nossa cinematografia, sem distinção de período, gênero ou metragem.

São 100 autores, entre associados da entidade criada em 2011 e convidados, que buscaram um viés ensaístico, resultando em análises que certamente se tornarão referência no estudo dos filmes selecionados, partindo de “Limite”, a mais antiga produção presente na lista, lançada em 1931.

Entre os que têm suas obras analisadas no livro estão Glauber Rocha, Leon Hirszman, Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Paulo Cezar Saraceni, Rogério Sganzerla, Anselmo Duarte, Joaquim Pedro de Andrade, Luiz Sergio Person e Carlos Reichenbach, nomes das mais importantes fases do cinema nacional.

Os 100 selecionados também incluem produções recentes, como “Cidade de Deus”, “Central do Brasil”, “Que Horas Ela Volta?”, “Tropa de Elite”, “O Céu de Suely”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Carandiru”, “Cinema, Aspirina e Urubus”, “Tatuagem”, “Amarelo Manga” e “O Palhaço”.

A escolha dos filmes teve como base uma votação promovida pela Abraccine no ano passado, com 100 associados e convidados de todo o Brasil, divulgada em novembro. É a primeira vez que uma publicação reúne, nessa seleção, curtas­ metragens, representados por obras como “Di” e “Ilha das Flores”.

ficbic

Em Curitiba haverá sessão de autógrafos e lançamento com a presença de Paulo Camargo, crítico, curador do Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba e autor do capítulo sobre o filme “Madame Satã”, de Karim Ainouz, além de único membro de Curitiba da Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Serviço:
Lançamento do livro “100 Melhores Filmes Brasileiros” com presença de Paulo Camargo e Camila Vieira
22 de outubro de 2016
18:00
Livraria Cultura – Shopping Curitiba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s