Hayao Miyazaki anuncia que pretende dirigir mais um filme antes de aposentadoria definitiva

O icônico diretor japonês Hayao Miyazaki (diretor de longas como A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado e Meu Amigo Tototro) anunciou que vai dirigir um último filme de anime antes do que chama de sua “aposentadoria definitiva”. Aos 75 anos, ele falou à emissora pública japonesa NHK na noite de domingo que não está satisfeito com o curta que comanda para o Estúdio Ghibli e por isso decidiu propor um longa-metragem. A questão é que ele decidiu se aposentar há três anos, depois de completar “Vidas ao Vento”. Voltou à ativa em agosto para articular “Kemushi no Boro” (Boro, a lagarta, em tradução), que é seu primeiro trabalho utilizando a técnica de animação computadoriza.

hayao-myiazaki

O diretor-executivo do Ghibli, Toshio Suzuki, também participou de entrevistas e comentou a longa colaboração de Miyazaki para a empresa. “Ele tem sofrido para masterizar a técnica de animação pelo computador, já que viveu sempre desenhando a mãos seus filmes. Nós o apoairemos enquanto ele continuar a trabalhar”, afirmou. Suzuki também comentou que o produtor assistiu ao longa “The Red Turtle” (presente na lista de pré-selecionado para o Oscar de melhor animação do ano que vem), em agosto, e afirmou que gostaria de voltar para trabalhar com aquela equipe, quando o lembrou da aposentadoria, anunciada em 2013.

Veja a lista dos pré-selecionados para a categoria de melhor animação no Oscar 2017

Miyazaki ressaltou que eram apenas pensamentos, mas que o diretor não estava considerando nada seriamente. Até que no último setembro retornou ao estúdio para dirigir “Kemushi no Boro”. Nome lendário do anime japonês, o artista afirmou que está pronto para morrer trabalhando no novo filme e propôs que este será finalmente o seu último. Apesar de não receber nenhum sinal verde para dar início ao projeto, ele anunciou que já começou a fazer os desenhos, sem revelar muitos detalhes sobre seus planos.

VIA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s