“O Brasil em capítulos”: Especial mostra como novelas e minisséries contam a história do Brasil

Você já parou pra pensar em como a TV brasileira conta a história do país? Novelas, minisséries e seriados não apenas testemunharam mas desde os primórdios ajudam a contar (e em alguns casos a escrever) a história do Brasil.

Divido em três matérias, o UOL e o pesquisador Nilson Xavier produziram textos que mostram como as produções televisivas contam a nossa história, passando por novelas e seriados da  Rede Globo, SBT, Record e as extintas Manchete e Tupi.

Parte 1: Brasil Colônia e Brasil Império

parte-2

Produções como Caramuru, Xica da Silva, A Muralha, Escrava Isaura, Sangue do Meu Sangue, O Quinto dos Infernos e a recente Liberdade Liberdade contam sobre descobrimento e movimentos importantes do Brasil.

Parte 2: Brasil República até a década de 30

parte-1

A Semana de Arte Moderna, a proclamação da república, a ascensão do rádio e da TV e a chegada dos imigrantes no país são contadas em produções como Terra Nostra, Lado a Lado, Mad Maria, Um Só Coração, Éramos Seis e Kananga do Japão.

Parte 3: Década de 40 aos dias atuais

parte-3

A terceira e última parte do especial abrange os conturbados anos da ditadura e políticas brasileiras até os dias atuais, com as manifestações de 2013 retratadas na minissérie Plano Alto e outros momentos históricos políticos importantes, em produções como Agosto, JK, Dona Anja, Queridos Amigos e Amor e Revolução.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s