25 curiosidades para celebrar os 25 anos de A Bela e a Fera

Em 22 de novembro de 1991 estreou oficialmente nos cinemas norte-americanos A Bela e a Fera, um dos desenhos que integraria o grupo dos grandes clássicos da Disney.

abelaeafera

Vamos ver 25 curiosidades para comemorar os 25 anos de estreia do filme:

1. O longa, lançado em 1991, não se parece – nem de longe – com o projeto inicial que chegou nas mãos do supervisor de animação Glen Keane – responsável por dar vida à Fera. A abordagem clássica europeia do animador e desenhista Ricard Purdum foi incapaz, num primeiro momento, de colocar na ponta do lápis a magia da Disney. Foi então que o Walt Disney se reuniu com os artistas na Califórnia para explicar exatamente o que era necessário para criar a atmosfera lúdica típica de suas produções. E não demorou muito para que Richard recomeçasse tudo do zero, de novo.

2. A roteirista Brenda Chapman sempre foi apaixonada por filmes antigos que tinham no elenco o casal Spencer Tracy e Katharine Hepburn. E pode-se dizer que há muitos traços da atuação destes dois no longa A Bela e a Fera. Um dos exemplos em que essa semelhança é mais evidente está na cena em que a Bela cuida dos ferimentos da Fera, depois de um ataque de lobos – a maneira como este momento no filme se desenrola foi inspirado nas brigas de Katharine e Spencer. Howard Ashman, que assinou a produção executiva disse que quando Brenda foi mostrar a sequência para Jeffrey Katzenberg, o presidente da Disney nesta época, ele odiou. Mas depois de muita insistência do músico Howard Ashman, a cena acabou entrando.

3. Não é novidade que a criação da Fera foi resultado de uma junção de várias características de animais como búfalo, leão e até gorila. Mas para seu criador, o animador Glen Keane, a ideia original veio de uma visita ao zoológico londrino localizado no The Regent’s Park. Lá podia ser encontrada uma espécie de lobos que possuíam pernas traseiras capazes de  permiti-los andarem para frente e para trás. Mas a cabeça da Fera é originalmente feita segundo a de um búfalo, que chegou a ser comprada para que o desenho saísse mais realista. Glen chegou a pedir permissão para o zoológico para que entrasse na jaula com o gorila, mas o que obviamente não foi permitido – e ainda bem – porque em uma visita, quando ele se aproximou, o animal que era visivelmente mais triste do que os outros, jogou o próprio cocô pelas grades.

4. Muitos atores foram selecionados para tentarem dar voz à Fera. Mas para que os testes ficassem mais imparciais, os diretores do elenco preferiram não deixar que Keane visse os participantes, apenas que ouvisse a voz de cada um. E advinha quem foi escolhido? O ator, diretor e cantor americano Robby Benson era o dono da voz mais assustadora, que apresentou desde o começo um desempenho impecável porque segundo o que dizem nos bastidores, “era capaz de transformar seu coração no da Fera”.

5. O produtor Don Hahn contou a história inacreditável de quando a atriz Angela Lansburry pegou um voo para Nova Iorque para dar início às gravações da canção Tale As Old As Time, com a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque, que precisou fazer um pouso de emergência em Las Vegas porque estavam suspeitando da ameaça de bomba dentro do avião. Então, Don disse para Angela que ela poderia ficar hospedada em um quarto com o seu marido e voltar no dia seguinte. Mas a atriz não deu atenção ao pedido do produtor e pegou o próximo voo para Nova Iorque no mesmo dia. Quando a atriz saiu das portas do elevador e ainda encontrou a orquestra lá, gravou imediatamente a música de primeira de tão impecável que ficou o trabalho, que é a versão ouvida no filme. Neste dia, Angela demonstrou-se honrada pelo convite: “É tão estranho cantar com a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque. Eu quase morri de nervoso!”

6. Pode-se dizer que a improvisação não é algo incentivado nos filmes de animação – com exceção de Robin Williams em Aladdin – mas David Ogden Stiers, que interpretou o relógio mordomo (Cogsworth) no longa tomou a liberdade de improvisar em todas as oportunidades que apareceram. O ator anotava todas as suas ideias surpreendentes para colocá-las em prática posteriormente, uma das mais famosas acabou se tornando a hora em que o personagem diz “Flores, chocolates, promete que não irá pegá-los?”

7. Walt Disney tentou desenvolver A Bela e a Fera como animação duas vezes, em 1930 e 1950, mas desistiu porque os escritores acharam a história muito difícil de adaptar

8. A canção “Human Again” (em português, Humano Outra Vez) foi cortada pouco antes da produção começar. Posteriormente, ela foi adicionada ao show da Broadway e na versão animada relançada em 2002

9. A atuação de Katharine Hepburn na adaptação de Little Women (1933) inspirou a caracterização de Bella

10. Bela é a única pessoa em sua vila que usa roupas na cor azul. Isso simboliza o quanto ela é diferente das outras pessoas

11. Quando Gaston está caindo do telhado, flashes de pequenos crânios aparecem em seus olhos. Isso simboliza que ele realmente morre no final do filme

12. Originalmente, Zip teria uma participação pequena no filme, mas os produtores gostaram tanto do trabalho de voz de Bradley Pierce que ampliaram a participação do personagem

13. A mãe de Bambi faz uma aparição no filme. Na imagem de abertura do filme ela pode ser vista bebendo água no rio

14. A dança final entre Bela e o Príncipe é uma animação reutilizada: foi baseada na dança final entre a princesa Aurora e o Príncipe Phillip em A Bela Adormecida

15. Algumas esculturas vistas no castelo são versões conceituais da Fera

16. Bela foi a segunda princesa da Disney que não tinha descendência real. A primeira foi Cinderela e a terceira, Tiana de A Princesa e o Sapo.

17. A Bela e a Fera foi o primeiro filme de animação indicado para o Oscar de Melhor Filme. Ele perdeu para O Silêncio dos Inocentes.

18. Inicialmente a música “Be Our Guest” seria protagonizada por Maurice, e não Belle, mas os desenhistas decidiram trocar os personagens por considerar que a música era tão boa não deveria ser relegada a um personagem secundário da trama.

19. Foi relançado nos cinemas em 2002 em uma versão comemorativa pelos 10 anos de lançamento. Esta versão tem 6 minutos a mais e uma nova sequência, com a música “Human Again”, que havia sido cortada ainda no storyboard da versão original do filme. Esta música foi incluída na versão de A Bela e a Fera para a Broadway e, após fazer grande sucesso, a Disney resolveu contratar a mesma equipe que desenvolveu a animação apenas para desenvolvê-la e incluí-la no filme. Foi relançado em versão 3D em 13 de janeiro de 2012, nos cinemas americanos.

20. Foi indicado ao Oscars de melhor filme, som, canção original (Belle e Be Our Guest) e levou as estatuetas de trilha original e canção original (Beauty and the Beast).

21. Para entrar no personagem, Robby Benson – a voz da Fera na versão em inglês – pediu para que todas as luzes do estúdio de gravação fossem desligadas. A única luz que podia ser vista era uma iluminando o roteiro na frente dele.

22. Lumière foi um dos únicos personagens com sotaque francês porque Jerry Orbach (o dublador da versão em inglês) só queria se seu personagem fosse assim.

23. Angela Lansbury, que dublou Madame Samovar na versão em inglês, não teve que fazer teste de elenco para conseguir o papel. Ela baseou sua atuação nas memórias de infância que tinha de uma senhora que havia trabalhado para sua família como cozinheira.

24. Jerry Orbach, que dublou Lumière na versão em inglês, filmava a série “Law and Order” na parte da manhã e depois ia trabalhar em “A Bela e a Fera”.

25. Os diretores perceberam que tinham um clássico em mãos após o filme ser muito bem-recebido no New York City Film Festival. “Estávamos todos apreensivos de como ia ser, como os críticos iriam responder,” disse O’Hara. “Eles começaram a aplaudir depois de cada música e ficaram de pé por 10 minutos após o fim da exibição. Foi aí que soubemos que era um clássico… Foi uma noite muito especial.”

VIA, VIA e VIA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s