Hoje as regras do Oscar permitem que até dez filmes concorram na categoria de melhor longa todos os anos. Isso permitiu que diversos filmes competissem. Muitos deles são excelentes. E vários, mesmo bons, acabaram esquecidos com o tempo.
Vamos mostrar aqui uma lista de dez filmes que concorreram à estatueta de melhor filme ano a ano desde 2006 e que hoje pouca gente se lembra:
2006 – Crash – No Limite (vencedor)

Apesar de ter vencido o prêmio maior, quase ninguém se lembra do drama de histórias cortadas e intercaladas estrelado por Matt Dillon, Sandra Bullock e Brendan Fraser. Dirigido por Paul Haggins, o longa levou ainda os prêmios de edição e roteiro original, mas é mais lembrado mesmo por ser o filme que tirou o Oscar do favoritíssimo O Segredo de Brokeback Mountain.
Filme marcante do ano: O Segredo de Brokeback Mountain
2007 – Cartas de Iwo Jima

O drama de guerra dirigido por Clint Eastwood e continuação de A Conquista da Honra agradou a crítica mas acabou não conquistando a memória do público. Venceu o Oscar de melhor edição de som e ainda foi indicado a melhor filme, diretor e roteiro original.
Filme marcante do ano: Pequena Miss Sunshine
2008 – Conduta de Risco

O excelente policial estrelado por George Clooney não levou a estatueta de melhor filme e nem conseguiu permanecer na lembrança. Mas nem por isso é um filme menor. Talvez seja um dos 3 melhores da categoria naquele ano. No elenco ainda conta com Tom Wilkinson. Levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante (Tilda Swinton) e ainda concorreu em outras seis: filme, ator (George Clooney), ator coadjuvante (Wilkinson), diretor (Tony Gilroy), roteiro original, trilha sonora e filme.
Filme marcante do ano: Onde os Fracos Não Têm Vez
2009 – O Leitor

A história do estudante que mantém um caso com uma mulher mais velha pode ter Kate Winslet e Ralph Fiennes nos papeis principais, pode ter Stephen Daldry na direção, mas mesmo assim não conseguiu ficar na memória. Além de filme, foi indicado nas categorias de diretor, roteiro e fotografia e venceu na de melhor atriz (Winslet).
Filme marcante do ano: Quem Quer Ser um Milionário?
2010 – Guerra ao Terror (vencedor)

Prmeiro ano que a categoria pôde ter até dez filmes, fez ainda mais com que um filme menor (ainda que vencedor) fosse eclipsado por um blockbuster que se tornaria a maior bilheteria da história do cinema. O filme que menos rendeu na história do Oscar, Guerra ao Terror só não foi mesmo esquecido completamente porque ganhou o prêmio de melhor filme. Dentre as 9 categorias a que foi indicado venceu as de filme, diretor (Kathryn Bigelow), edição, roteiro original, som e edição de som.
Filme marcante do ano: Avatar
2011 – Inverno da Alma

Indicado em quatro categorias, o drama estrelado por Jennifer Lawrence lhe rendeu a primeira de suas quatro indicações a melhor atriz, mas saiu de mãos abanando da festa.
Filme marcante do ano: A Origem
2012 – Tão Forte e Tão Perto

Talvez um dos mais esquecidos desde seu lançamento, Tão Forte e Tão Perto trazia Sandra Bullock, Tom Hanks, Viola Davis e Max von Sydow numa história forte, triste e ao mesmo tempo esperançosa. Concorreu a melhor filme e ator coadjuvante (Sydow) mas não levou nenhuma.
Em 2012 poderíamos ainda citar outros filmes que foram deixados no baú: Os Descendentes e Moneyball, por exemplo.
Filme marcante do ano: A Invenção de Hugo Cabret
2013 – A Hora Mais Escura

O filme que narra a caçada a Bin Laden tem sua importância histórica inegável. No entanto, no que diz respeito à cinematografia, não perdurou muito tempo na memória do público. Indicado a cinco Oscars, só venceu na categoria de edição de som.
Filme marcante do ano: As Aventuras de Pi
2014 – Nebraska

Um filme pequeno, um elenco pouco conhecido, preto e branco. Não fosse a indicação ao Oscar, Nebraska teria passado completamente desapercebido aos olhos do público. Seis dindicações garantiram a ele um lugar entre os melhores, mas não um lugar na lembrança.
Filme marcante do ano: Gravidade
2015 – Selma

O elogiadíssimo drama histórico e racial da diretora Ava Duvernay chegou em um momento em que o tema era extremamente contundente nos Estados Unidos e no mundo. Mesmo assim o filme não permaneceu e, embora bastante novo, pouca gente se lembra dele. Indicado a melhor filme e vencedor do prêmio de canção original.
Filme marcante do ano: Birdman
2016 – A Grande Aposta

Nomes como Christian Bale, Brad Pitt e Ryan Gosling não foram suficientes para alavancar A Granced Aposta. O longa sobre a crise financeira de 2007-2008 tradiz um tema contundente mas não consuistou a simpatia do público geral. Concorreu a cinco Oscars e venceu na categoria de roteiro adaptado.
Filme marcante do ano: Mad Max: Estrada da Fúria
Deixe um comentário