a-hora-mais-escura

#listadefilmes – 10 concorrentes ao Oscar de melhor filme que pouca gente se lembra

Hoje as regras do Oscar permitem que até dez filmes concorram na categoria de melhor longa todos os anos. Isso permitiu que diversos filmes competissem. Muitos deles são excelentes. E vários, mesmo bons, acabaram esquecidos com o tempo.

Vamos mostrar aqui uma lista de dez filmes que concorreram à estatueta de melhor filme ano a ano desde 2006 e que hoje pouca gente se lembra:

2006 – Crash – No Limite (vencedor)

sandra-bullock crash

Apesar de ter vencido o prêmio maior, quase ninguém se lembra do drama de histórias cortadas e intercaladas estrelado por Matt Dillon, Sandra Bullock e Brendan Fraser. Dirigido por Paul Haggins, o longa levou ainda os prêmios de edição e roteiro original, mas é mais lembrado mesmo por ser o filme que tirou o Oscar do favoritíssimo O Segredo de Brokeback Mountain.

Filme marcante do ano: O Segredo de Brokeback Mountain

2007 – Cartas de Iwo Jima

lettersfromiwojima.jpg

O drama de guerra dirigido por Clint Eastwood e continuação de A Conquista da Honra agradou a crítica mas acabou não conquistando a memória do público. Venceu o Oscar de melhor edição de som e ainda foi indicado a melhor filme, diretor e roteiro original.

Filme marcante do ano: Pequena Miss Sunshine

2008 – Conduta de Risco

michaelclayton3

O excelente policial estrelado por George Clooney não levou a estatueta de melhor filme e nem conseguiu permanecer na lembrança. Mas nem por isso é um filme menor. Talvez seja um dos 3 melhores da categoria naquele ano. No elenco ainda conta com Tom Wilkinson. Levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante (Tilda Swinton) e ainda concorreu em outras seis: filme, ator (George Clooney), ator coadjuvante (Wilkinson), diretor (Tony Gilroy), roteiro original, trilha sonora e filme.

Filme marcante do ano: Onde os Fracos Não Têm Vez

2009 – O Leitor

the-reader

A história do estudante que mantém um caso com uma mulher mais velha pode ter Kate Winslet e Ralph Fiennes nos papeis principais, pode ter Stephen Daldry na direção, mas mesmo assim não conseguiu ficar na memória. Além de filme, foi indicado nas categorias de diretor, roteiro e fotografia e venceu na de melhor atriz (Winslet).

Filme marcante do ano: Quem Quer Ser um Milionário?

2010 – Guerra ao Terror (vencedor)

The_Hurt_Locker.jpg

Prmeiro ano que a categoria pôde ter até dez filmes, fez ainda mais com que um filme menor (ainda que vencedor) fosse eclipsado por um blockbuster que se tornaria a maior bilheteria da história do cinema. O filme que menos rendeu na história do Oscar, Guerra ao Terror só não foi mesmo esquecido completamente porque ganhou o prêmio de melhor filme. Dentre as 9 categorias a que foi indicado venceu as de filme, diretor (Kathryn Bigelow), edição, roteiro original, som e edição de som.

Filme marcante do ano: Avatar

2011 – Inverno da Alma

winters bone.jpg

Indicado em quatro categorias, o drama estrelado por Jennifer Lawrence lhe rendeu a primeira de suas quatro indicações a melhor atriz, mas saiu de mãos abanando da festa.

Filme marcante do ano: A Origem

2012 – Tão Forte e Tão Perto

tao-forte-e-tao-perto

Talvez um dos mais esquecidos desde seu lançamento, Tão Forte e Tão Perto trazia Sandra Bullock, Tom Hanks, Viola Davis e Max von Sydow numa história forte, triste e ao mesmo tempo esperançosa. Concorreu a melhor filme e ator coadjuvante (Sydow) mas não levou nenhuma.

Em 2012 poderíamos ainda citar outros filmes que foram deixados no baú: Os Descendentes e Moneyball, por exemplo.

Filme marcante do ano: A Invenção de Hugo Cabret

2013 – A Hora Mais Escura

a-hora-mais-escura

O filme que narra a caçada a Bin Laden tem sua importância histórica inegável. No entanto, no que diz respeito à cinematografia, não perdurou muito tempo na memória do público. Indicado a cinco Oscars, só venceu na categoria de edição de som.

Filme marcante do ano: As Aventuras de Pi

2014 – Nebraska

film_review_nebraska1.jpg

Um filme pequeno, um elenco pouco conhecido, preto e branco. Não fosse a indicação ao Oscar, Nebraska teria passado completamente desapercebido aos olhos do público. Seis dindicações garantiram a ele um lugar entre os melhores, mas não um lugar na lembrança.

Filme marcante do ano: Gravidade

2015 – Selma

selma-movie

O elogiadíssimo drama histórico e racial da diretora Ava Duvernay chegou em um momento em que o tema era extremamente contundente nos Estados Unidos e no mundo. Mesmo assim o filme não permaneceu e, embora bastante novo, pouca gente se lembra dele. Indicado a melhor filme e vencedor do prêmio de canção original.

Filme marcante do ano:  Birdman

2016 – A Grande Aposta

the-big-short

Nomes como Christian Bale, Brad Pitt e Ryan Gosling não foram suficientes para alavancar A Granced Aposta. O longa sobre a crise financeira de 2007-2008 tradiz um tema contundente mas não consuistou a simpatia do público geral. Concorreu a cinco Oscars e venceu na categoria de roteiro adaptado.

Filme marcante do ano: Mad Max: Estrada da Fúria

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s