#novamusica – Pedro Gama

No palco do Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, ecoam os versos do poeta do morro. O lamento de Candeia dá o tom da interpretação de Pedro Gama. O artista apresenta “Cabocla Jurema” em uma gravação ao vivo, registrada durante o show de lançamento de seu EP autoral, “Condôminos”. A obra viria para solidificar o nome do cantor como uma das mais promissoras vozes do samba e música brasileira na cena carioca.

Agora, é possível recordar esse momento intenso da apresentação no vídeo, lançado pela produtora Filmes do Zé, que também assina o primeiro clipe de Pedro Gama, a ser divulgado em breve. Não por acaso, este momento do show foi um dos mais significativos. “Cabocla Jurema” aborda a lenda desta entidade, conhecida em vibrações variadas, fazendo referência à mata, à cachoeira, à praia, etc. Na canção de Candeia, o guerreiro da lenda ganha a identidade de um violeiro. Ao se apaixonar, Jurema teve seu povo voltado contra ela.

“Essa música eu conheço desde pequeno, pois minha mãe e avó sempre cantaram Candeia pra mim. No show de lançamento, eu fiz um bloco só com homenagens às minhas referências. Teve Raul, Sérgio Sampaio, Candeia e Reginaldo Rossi . Essa música foi a primeira desse bloco. Acho que ela tem uma analogia interessante, sem faltar com respeito ao sincretismo e à religião afro-brasileira”, relembra Gama.

Assim como a canção original, a versão de Pedro Gama preza pela simplicidade no arranjo, dando destaque ao vocal e à letra. Se na interpretação de Candeia, os elementos percussivos ganham força, nesta releitura a voz é acompanhada apenas por um sutil violão, enquanto backing vocals marcam presença em alguns versos.

Duas coisas são típicas do carioca: boemia e bom humor. O cantor e compositor Pedro Gama, morador da Lapa, decidiu reunir os dois no bem humorado clipe para a canção “Pergunte a você”. A música faz parte do seu EP de estreia, “Condôminos” (2016), que traz na sonoridade o rock e o samba de raiz, com letras sinceras. O vídeo foi produzido, dirigido e roteirizado por Zé Pereira, da produtora Filmes do Zé, com direção de fotografia assinada por Ricardo Gomes.

A ideia do clipe em stop motion surgiu em uma conversa entre diretor e cantor. A amizade dos dois existe desde a época do colégio e, foi por conhecer tão bem Pedro Gama, que houve a segurança de sugerir esse tipo de conceito. O vídeo conta o típico caso do rapaz que quer conquistar a moça do bar e cujas táticas de sedução incluem envio de bilhete via garçom, dança coreografada e, claro, muitos copos de cerveja para criar coragem.

Anúncios

Um pensamento sobre “#novamusica – Pedro Gama

  1. Pingback: #novamusica – Pedro Gama - UNIverso UNIcórnio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s