Cuca do ‘Sítido do Pica-Pau Amarelo’ vira ícone gay nos EUA

Não, você não está lendo errado. Depois do Babadook (que virou ícone gay graças a uma filosofada do tipo “monstro no armário” e coisas assim) chegou a hora de outro monstrengo ganhar as camisetas e memes LGBT nos Estados Unidos.

Mas desta vez a gente conhece bem: é a Cuca, vilã do seriado Sítio do Pica-Pau Amarelo, passado na Rede Globo nos anos 70 e 80 e inspirado nas obras de Monteiro Lobato.

Se você não conhece, a Cuca é baseada na personagem folclórica de mesmo nome e sua única aparição nas histórias de Lobato foi no livro O Saci, aonde transforma Narizinho em uma pedra. O escritor a descreve de um jeito bastante superficial, deixando á cabo da interpretação do leitor se se trata apenas de uma “velha com aparência de jacaré” ou, realmente, uma “jacaré velha”.  E foi essa a aparência que aprendemos a conhecer. (e, impossível não comentar, ela meio que lembra a Elba Ramalho)

Segundo os sites americanos, a Cuca é “um jacaré drag queen”. Ou seja: pra que motivo melhor pra se tornar ícone da comunidade LGBT? Um monstro, uma vilã, DRAG QUEEN!! (sim, o objetivo da Cuca, uma espécie de “bicho papão brasileiro”, era raptar crianças más).

Segundo o site da Logo.tv, a personagem surgiu no mundo LGBT na semana passada e rapidamente tomou a internet com memes e mesmo as paradas LGBT pelo país. Embora exista uma versão mais moderninha da personagem, no seriado produzido de 2001 a 2007, foi a versão mais, digamos, alternativa da Cuca que tomou conta dos EUA.

Dá uma olhada em algumas publicações (que envolvem até participantes do RuPaul’s Drag Race) e até nas camisetas que estão sendo produzidas pelo site Perez Hilton:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s