#novamusica – Kaoll

Depois de três anos desde seu último disco, KAOLL acaba de lançar “Sob os Olhos de Eva”, baseado no homônimo livro de estreia do autor – mestre em filosofia –  Renato Shimmi. Com 6 faixas autorais, esse é o primeiro disco que o grupo instrumental desenvolve como trilha sonora para um projeto literário. “Anteriormente, nós já estávamos flertando com propostas desse tipo, mas sempre partindo da música e não do texto. Dessa vez, fizemos justamente o contrário e, por isso, precisamos ficar completamente imersos nesse universo entre o autor  e os membros compositores”, explica o guitarrista Bruno Moscatiello.  

Envolvidos nesse formato de criação, Renato Shimmi e KAOLL conseguiram produzir uma obra completa, onde música e texto conversam progressivamente e transportam o leitor para o cenário – e as emoções expostas – em cada um dos ensaios. “O livro aborda assuntos importantes sobre como as verdadeiras revoluções propõem atos transgressivos, mudanças e avanços ao plural. Não há revolução se a proposta é uma nova roupagem ao conservadorismo e ao fanatismo religioso. Não há revolução com a mera retomada do poder pelos setores reacionários. Esses e outros temas ganharam, com a construção melódica, um formato emocional que tornou a filosofia mais acessível ao leitor. Acho que esse foi o grande desafio: sair de uma abordagem tão racional e encontrar, na trilha sonora, uma leitura menos densa e muito mais fácil de ser compreendida”, ressalta o autor. 

Para a sonoridade, KAOLL mantém a linha desenvolvida desde os primeiros trabalhos, tendo como base o rock dos anos 70, agregando elementos do jazz, música erudita e folclórica universal. No entanto, a música afro-latina foi a principal fonte que os ajudou a ambientalizar, musicalmente, tudo que está no livro. 

O álbum fará parte do catálogo da Voiceprint Brasil, sendo o lançamento total uma parceria entre a Red Clown e Sopa Art Br, existente no mercado há dez anos. 

As gravações de “Sob os Olhos de Eva” ocorreram no Estúdio Medusa, com produção de Bruno Moscatiello, Yuri Garfunkel e Renato Shimmi. A mixagem e masterização ficou a cargo de Janja Gomes. As ilustrações, que tornam a leitura da obra ainda mais leve e representativa, são assinadas pelo artista Zé Otávio. 

KAOLL é formada por Bruno Moscatiello (guitarras), Yuri Garfunkel (flautas e viola caipira), Gabriel Catanzaro (contrabaixo), Rodrigo Reatto (bateria), Janja Gomes (percussão) e Fabio Leandro (teclados).

SOBRE KAOLL:

Em 2008, o guitarrista e produtor Bruno Moscatiello criou o KAOLL. Nos primeiros anos, o grupo desenvolveu a parceria “Kaoll & Lanny Gordin”, que contou com a presença do guitarrista tropicalista na divulgação do álbum “Kaoll 04” (2008) e na gravação e divulgação do álbum “Auto-Hipnose” (2010), que também contou com a participação do guitarrista Michel Leme.  Em 2014, a banda lançou o terceiro álbum “Odd”, com colaborações do lendário contrabaixista Billy Cox, das bandas de Jimi Hendrix, além do percussionista João Parahyba (Trio Mocotó), Paulo Garfunkel no clarone e clarinete, Ricardo Vignini (Moda de Rock, Matuto Moderno) nas violas, Gabriel Costa (Violeta de Outono), Ney Haddad (Mobilis Stabilis) nos contrabaixos e Fábio Ribeiro (Angra) nos teclados.

Agora, acabam de lançar “Sob os Olhos de Eva” (2017) e preparam-se para uma série de shows de lançamento.

Anúncios

Um pensamento sobre “#novamusica – Kaoll

  1. Pingback: #novamusica – Kaoll - UNIverso UNIcórnio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s