Marca de roupas quer retomar o significado original da suástica em símbolo LGBT

Uma marca de roupas americana causou controvérsia esta semana ao estampar uma suástica em suas peças. As camisetas, criadas pela KA Designs, estão sendo vendidas pelo site Teespring e trazem estampadas suásticas nas cores da bandeira do arco-íris com as palavras PAZ, ZEN e AMOR.

lgbt.png

A KA Design alega que sua intenção por trás do uso do símbolo atualmente associado ao nazismo é retomar seu real significado para utilizá-lo para representar a comunidade LGBT.

Na descrição do produto, a marca escreve: “Aqui na KA nós exploramos fronteiras. As ultrapassamos e as levamos além. Vamos fazer a suástica um símbolo de paz e amor. Juntos nós conseguiremos.”

No vídeo promocional do produto, a companhia afirma: “Eles (os nazistas) estigmatizaram a suástica. Eles venceram. Eles limitaram nossa liberdade. Ou talvez não? A suástica está voltando junto com amor, paz, respeito e liberdade.”

Apesar de suas boas intenções, a KA vem sofrendo para fazer sua nova estampa ser aceita usando um símbolo associado a um partido cuja ideologia é responsável pelo assassinato de milhões de pessoas, inclusive dentro da comunidade LGBT.

Estou ultrajado e chocado que qualquer marca tente lucrar com a venda de itens como este“, disse Dr. Dvir Abramovich, o presidente da comissão Anti Difamação na Austrália. “A suástica não representa a comunidade LGBT, seus membros foram vítimas do regime maléfico de Hitler. E não, ela não pode ser ressignificada como um símbolo de paz. É ingenuidade da KA, e em muitos aspectos egoísmo ao demonstrar falta de respeito aos sentimentos daqueles que sobreviveram ao Holocausto e aos que perderam parentes aos monstruosos caprichos do Terceiro Reich.”

 

Em uma declaração, a equipe da KA se posicionou: “Nós realmente gostamos da suástica. Não por causa dos significados associados a ela, mas por causa de sua forma e aparência. No entanto, o forte laço entre a suástica e os  valores do nazismo é inquebrável. Nós não nos sentimos livres. E pelas razões certas. Então acabamos por usar o símbolo mirando justamente nos valores opostos: amor, paz e liberdade. Nosso projeto quer expressar a vitória do amor e da humanidade contra o ódio do nazismo em geral.”

As peças não estão mais a venda no site.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s