O ano de 2017 foi das mulheres em Hollywood. Seja dentro ou fora das telas, elas dominaram a cena. E a prova está nas bilheterias. Pela primeira vez desde 1958, os três filmes de maior sucesso nos cinemas americanos têm protagonistas femininas.

No último domingo, 31/12, Star Wars: Os Últimos Jedi, estrelado por Daisy Ridley, assumiu o primeiro lugar nas bilheterias americanas com $517 milhões de dólares. O lugar estava ocupado durante quase o ano todo por A Bela e a Fera, estrelado por Emma Watson como uma das princesas mais amadas da Disney. O terceiro lugar pertence a Gal Gadot e sua Mulher Maravilha, que foi o filme do verão com um total de $412,5 milhões nos cofres americanos. Outros ótimos longas de 2017 foram protagonizados por mulheres, como Atômica, O Estranho que Nós Amamos e mãe!.
Veja a lista dos nossos filmes preferidos de 2017
De acordo com os sites Box Office Madness e Box Office Mojo, que armazenam os dados de bilheteria de antes e depois de 1980, respectivamente, lá se vão 59 anos desde que filmes protagonizados por mulheres assumiram as três primeiras posições do poduim. Em 1958, o filme do ano foi No Sul do Pacífico (South Pacific), estrelado por Mitzi Gaynor. Em segundo lugar estava a comédia A Mulher do Século (Auntie Mame), com Rosalind Russell no papel principal. E em terceiro a adaptação da obra de Tennessee Williams para o cinema Gata em Teto de Zinco Quente (Cat on a Hot Tin Roof), com Elizatbeth Taylor como a “gata” em questão.
A ascensão de protagonistas femininas como Gadot e Ridley nas grandes bilheterias dá continuidade a uma tendência de blockbusters protagonizados por mulheres que cresceu nesta década, iniciado por Jennifer Lawrence em seu Jogos Vorazes. E esta tendência deve continuar em 2018, com longas como Proud Mary, thriller de ação estrelado por Taraji P. Henson; Aniquilação, estrelado por Natalie Portman; a nova versão de Tomb Raider, com Alicia Vikander no papel principal; Rosa Salazar em Alita: Battle Angel, novo longa do diretor Robert Rodriguez; a nova superprodução da Disney, Uma Dobra no Tempo, encabeçada por Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Mindy Kaling e dirigida por Ava DuVernay; e a esperada versão 8 Mulheres e um Segredo, com Sandra Bullock, Cate Blanchet, Helena Boham Carter e Rihanna.
