Resenha do site: Três Anúncios Para um Crime

tres anuncios.jpgAlguns filmes quando bons conseguem provocar emoções. Medo, alegria, esperança, revolta, paixão…. na maioria das vezes um filme consegue no máximo provocar uma ou duas destas emoções. A não ser que o filme seja ruim, aí consegue provocar, no máximo, sono.

Mas vamos ficar na prateleira dos filmes bons. Quando damos sorte, ele faz com que nós, deste lado da tela, sintamos o mesmo que seus personagens, ou que sintamos algo por eles. Isso quando o filme é bom.

Mas existem filmes bons e existe Três Anúncios Para um Crime. Riso, choro, perdão, redenção, carinho, revolta… serão apenas algumas das reações que você terá ao assistir esta pequena obra prima do cinema.

A história da mãe que coloca três outdoors para cobrar da polícia a resolução do assassinato da filha é simplesmente arrebatadora. A revolta daquela mãe, a inaptidão da polícia, a ingenuidade quase infantil da população da pequena cidade, a paixão pela vida que explode em atos de violência… tudo no filme nos leva por uma montanha russa de emoções que vamos da antipatia instantânea à compaixão por seus personagens. Entendemos a luta daquela mãe, mas também entendemos as mãos atadas da polícia. Entendemos a revolta da população mas também entendemos a esperança.

Ficamos numa corda bamba, aqui e ali, sem saber “de que lado”daquela briga estamos. Mas os personagens mudam de lado constantemente e nós vamos junto. Três Anúncios Para um Crime mostra, esfrega na nossa cara, que pessoas de verdade vão muito além do ser bom ou ser mal. Do ser incompetente e revoltado ou ser eficiente e cordato. Um filme de pessoas reais, de sentimentos reais, de situações surpreendentes.

Não à toa, o longa saiu do Globo de Ouro na noite do último domingo como o grande vencedor e, claro, recebeu assim um baita empurrão pro Oscar. Com as estatuetas de melhor longa dramático, melhor ator coadjuvante (Sam Rockwell, incrível) e melhor atriz dramática (Frances McDormand, uma força extraordinária da natureza que define em um olhar sutil sua mudança interna), Três Anúncios Para um Crime se firma como um dos melhores longas da temporada de premiações americana. Um filme pequeno, que poderia passar desapercebido mas que depois de assistido não será esquecido tão cedo.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s