Da primeira fotografia ao cinema: contribuições francesas para o entretenimento mundial

Susse_Frére_Daguerreotype_camera_1839.jpg
Photo by Liudmila & Nelson

Ao longo da história, os franceses contribuíram com várias ideias e inovações para ajudar a melhorar o mundo. E muitas de suas invenções foram muito importantes para criar novas maneiras de entreter as pessoas. Por isso reunimos algumas das invenções mais importantes que transformaram o entretenimento para sempre.

Primeira imagem fotográfica permanente, Nicéphore Niépce (1822) — Nicéphore Niépce é o responsável pela primeira imagem fotográfica ainda existente, a “Vista da Janela em Le Gras”. Como as fotografias da câmera de Niépce exigiam uma exposição solar de várias horas, ele procurou evoluir seu processo com o betume.

View_from_the_Window_at_Le_Gras,_Joseph_Nicéphore_Niépce
Photo by Joseph Nicéphore Niépce

Em parceria com o compatriota Louis Daguerre, ele desenvolveu métodos de processamento pós-exposição que produziram resultados superiores com o tempo de exposição medido em minutos em vez de horas. O parceiro de Niépce tirou a primeira fotografia de uma pessoa em 1838 — enquanto captava um panorama de uma rua de Paris.

Imagem em movimento, Louis Le Prince (1888) — A primeira câmera de cinema patenteada foi projetada pelo francês Louis Le Prince em 1888. Ele desenvolveu uma câmera de lente única, que utilizou para filmar as primeiras imagens em movimento no mundo, a Roundhay Garden Scene.

Quem aproveitou muito bem a invenção de Louis Le Prince foram os irmãos franceses Lumière, que deram uma contribuição muito importante para o cinema. Em 28 de dezembro de 1895, eles realizaram sua primeira exibição de cinema, no Salon Indien du Grand Café, em Paris. Naquela ocasião, eles exibiram seu primeiro filme, Sortie des Usines Lumière à Lyon.

Jogo da roleta, Blaise Pascal (1855) — A quintessencial roleta, presente em praticamente todos os cassinos espalhados pelo mundo, foi originada por Blaise Pascal, um físico, inventor e matemático francês, no séc. XVIII. Entretanto, o objetivo de Pascal não era criar a roleta que conhecemos atualmente e sim uma máquina de movimento perpétuo — que “acidentalmente” gerou um dos jogos mais populares do mundo.

Pascal também foi o responsável pela evolução da calculadora mecânica. Ele se aproveitou de um projeto feito pelo alemão Wilhelm Schickard, que não conseguia fazer com que o mesmo dígito fosse digitado várias vezes em um cálculo. Em meados dos anos 1640, Pascal resolveu o problema de Schickard e facilitou os negócios de muitas pessoas naquela época.

O celular com câmera, Philippe Kahn (1997) — Anos antes da adaptação e “invenção” do francês Philippe Kahn em 1997, muitas empresas tentaram tornar real a capacidade de comunicação entre telefones e câmeras de vídeo. No entanto, nenhum deles tirou ou incluiu recursos de compartilhamento de arquivos.

Nokia_N95

Em de junho de 1997, o francês enviou instantaneamente uma foto para 2.000 pessoas em todo o mundo, que foi a primeira imagem a ser compartilhada por um celular. Seu software de compartilhamento sem fio e a câmera integrada deu início a uma nova era de comunicação visual.

“A adoção de tecnologia leva algum tempo. Nós projetamos um sistema onde uma imagem seria armazenada uma vez e um link de retorno seria enviado como uma notificação para milhares de pessoas. É assim que o Facebook e outros funcionam hoje. Hoje, quando uma foto ou um vídeo são compartilhados uma vez no Facebook, milhões / bilhões podem ser notificados. É exatamente a mesma abordagem”, afirma Kahn.

Em outras esferas da sociedade, os franceses também impactaram na engenharia, medicina, gastronomia e muitas outras. Entre as principais invenções deles que fogem ao entretenimento, vale citar o apontador de lápis (Bernard Lassimone em 1828), estetoscópio (René Laennec em 1816), secador de cabelo (Alexandre Godefroy em 1890), aspirina (Charles Frédéric Gerhardt em 1853) e desenvolvimento do enlatamento de alimentos (Nicolas Appert em 1809).

*Conteúdo patrocinado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s