Disney erra de novo e escala ator hetero para viver seu primeiro grande personagem gay

Depois de colocar um coadjuvante do coadjuvante vilanesco como seu primeiro personagem abertamente gay em uma superprodução, e de cortar a fala que declarava a personagem de Thor: Ragnarok como bissexual, a Disney prova que ainda não aprendeu e escala um comediante hetero para viver seu primeiro grande personagem gay.

Pior: o personagem é descrito como “afetado, cheio de maneirismos e engraçado”. Ou seja, será estereotipado até não poder mais.

Baseado em um brinquedo dos parques Disney (assim como Piratas do Caribe), Jungle Cruise trará como estrelas Dwayne “The Rock” Johnson e Emily Blunt (a nova Mary Poppins). E esta semana foi anunciado o comediante britânico Jack Whitehall como o irmão gay da personagem de Blunt.

O incômodo veio por conta dos fatos do personagem ser o primeiro grande personagem gay da Disney, mas ter sido anunciado como estereotipado e ser vivido por um ator heterossexual.

Diversos críticos e atores foram às redes sociais reclamar da decisão, questionando que o personagem precisava mesmo ser cheio de maneirismos e afetado ou se não existem atores gays capazes de representá-lo:

“Que tal um ator gay para viver o primeiro grande personagem abertamente gay e ‘afetado’ em um filme da Disney?”

“Uma pena que seja tão difícil encontrar atores gays para interpretar gays em Hollywood”

Desnecessário lembrar que a atriz Scarlett Johansson se viu em meio a polêmica semelhante ao ser escalada para viver uma personagem transexual em uma produção e, sabiamente, declinou o convite (ainda que somente após a polêmica). Quem sabe a Disney seja esperta…

Mesmo assim, colocar seu primeiro grande personagem gay como nada menos que um estereótipo visto do ponto de vista dos heterossexuais não é uma escolha nada feliz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s