#SemanaFriends – 25 curiosidades para comemorar os 25 anos de Friends

  • Veja em nosso IGTV as curiosidades em vídeo

Em 22 de setembro de 1994 estreava nos Estados Unidos a série que seria um marco na cultura pop moderna: Friends. Até hoje ela atrai o público e os fãs e ao reestrear na Netflix causou polêmica, já que nos anos 90 piadas com teor machista e homofóbicas eram comuns (vide os programas brasileiros né?).

Mas, polêmicas à parte, o fato é que Friends permanece no coração do público até hoje, 25 anos depois de sua estreia. 10 temporadas depois, Rachel, Monica, Phoebe, Chandler, Joey e Ross continuam morando nos nossos corações.

Leia mais:

Veja todos os posts da #SemanaFriends

Conheça a história da canção Smelly Cat

Friends é eleita a série preferida de Hollywood

30 produtos para quem ama Friends

Então, bora ver 25 curiosidades da série para comemorar os 25 anos de estreia.

  1. A série estreou nos EUA no dia 22 de setembro de 1994 mas no Brasil só estrearia quase dois anos depois, em 6 de fevereiro de 1996.
  2. Antes de se chamar Friends, outros títulos foram considerados: Friends Like Us, Six of One, Across The Hall, Once Upon a Time in West Village e Insomnia Cafe.
  3. Originalmente a séria iria focar somente em quatro personagens: Monica, Ross, Rachel e Joey. Phoebe e Chandler seriam apenas coadjuvantes.
  4. No início do projeto, os roteiristas consideraram que Chandler fosse gay
  5. “Shiny Happy People” do REM era a musica original para o tema da série. Ela foi usada no episódio piloto:

6. A moldura em volta do olho mágico originalmente tinha um espelho. Ele foi acidentalmente quebrado por um membro da equipe, mas como o efeito ainda estava bom, eles decidiram mantê-la.

7. O sofá laranja do Central Perk foi encontrado por um membro da decoração do set no porão dos estudios da Warner Bros. 

8. Nos dois primeiros episódios, o numero do apartamento de Monica e Rachel era 5. Depois foi mudado para 20 porque os produtores perceberam que 5 corresponderia a um apartamento nos andares mais baixos. O numero do apartamento de Joey e Chandler era 4. Mas também foi trocado para 19 para que fizesse sentido frente ao apartamento numero 20 de Monica e Rachel.

9. “I’ll Be There For You” foi co-escrita para os seriado pelos produtores David Crane e Marta Kauffman, junto com Phil Solem e Danny Wilde do grupo The Rembrandts. Em 1995 a musica foi número 1 no chat Hot 100 da Billboard por oito semanas.

10. No episódio “Aquele depois de Vegas”, que marcava o início da sexta temporada, todos os atores tiveram seus sobrenomes trocados por “Arquette” na abertura. A brincadeirinha teve a ver com o casamento de Courtney Cox com David Arquette.

11. A segunda temporada é a única sem um episódio de Dia de Ação de Graças.

12. Jennifer Aniston declarou que ela odiava o corte de cabelo da Rachel. 

13. Courteney Cox foi a única do grupo que nuca recebeu uma indicação ao Emmy.

14. Bruce Willis participou do seriado de graça.  Durante as filmagens de Meu Vizinho Mafioso, Matthew Perry fez uma aposta com Willis: que se o filme estreasse em primeiro lugar nos cinemas, então Willis deveria participar de Friends de graça (Willis já tinha agendado sua participação). O filme estreou em primeiro e Willis doou seu cachê para caridade. 14. Bruce Willis participou do seriado de graça. 

15. Originalmente Gunther não tinha falas. O ator, James Michael Tyler , conseguiu o papel como um extra porque sabia preparar cafés espressos.

16. A geladeira do apartamento de Monica realmente funcionava. Estava cheia com água e bebidas para a equipe e os atores. 

17. Na vida real, a estátua do cachorro branco de Joey pertencia a Jennifer Aniston. Ela tinha ganho de um amigo como presente de boa sorte.

18. O seriado lançou duas trilhas sonoras. Outras duas foram lançadas depois que o seriado terminou: Friends, The One with All the Party Music EP (2004) e Friends: The Ultimate Soundtrack (2005).

19. Chandler quase foi interpretado por Jon Favreau, hoje ator e diretor de filmes como O Rei Leão, Mogli, Homem de Ferro e Chef.

20. Na primeira temporada cada ator recebeu $22.500 por episódio. No final cada um estava ganhando $1 milhão por episódio.

21. As cenas nonsense dos amigos brincando na fonte foram gravadas nos estúdios da Warner Bros., e não no Gramercy Park, do Central Park, como pode parecer. 

22. Todo o elenco fez uma viagem a Las Vegas antes de a série ir ao ar. A ideia partiu do diretor James Burrows, que convenceu os atores a fazerem uma última viagem antes de se tornaram famosos: “Assim que o show for ao ar, vocês nunca mais conseguirão ir a qualquer lugar sem serem perseguidos”, aconselhou o diretor. O elenco se hospedou no Caesar’s Palace, mesmo lugar onde foram feitas as cenas dos episódios nos quais Ross e Rachel se casam.

23. Phoebe não sabia tocar violão porque Lisa Kudrow detestava o instrumento e se recusou a aprender.

24. Lisa Kudrow estava realmente grávida, em 1997, quando Phoebe fez a inseminação artificial para esperar os filhos do irmão. Toda a história foi escrita de última hora, por causa da gestação da atriz. Em compensação, na última temporada, Courteney Cox precisou esconder sua gestação, afinal Monica e Chandler não poderiam ter filhos. Se você reparar, na temporada final a atriz está usando roupas mais largas, para disfarçar os primeiros meses de sua gravidez.

25. O episódio final foi assistido por 52.46 milhões de pessoas.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s