Em homenagem ao nosso governo nazista: 10 filmes para entender o nazismo

O nosso presidente já não faz questão nenhuma de esconder que defende o nazismo. Colocar um secretário da cultura para repetir discurso de governo nazista sem nenhuma vergonha ultrapassa todos os limites do bom senso.

Estabelecido pelo ditador Benito Mussolini, o fascismo deu origem ao nazismo, ideologia criada por Adolf Hitler após sua chegada ao poder no Terceiro Reich alemão na década de 1930, e que ganhou evidência mundial com as monstruosidades do genocídio da Segunda Guerra Mundial.

O nazismo de Hitler pregava o nacionalismo, o racismo e a criação de uma raça ariana e superior, e foi responsável por atrocidades que marcaram o século XX e fez com que, por bastante tempo, tal ideologia causasse pavor em todo o continente europeu.

Durante o período em que o fascismo e o nazismo imperaram, principalmente na Itália e na Alemanha, milhões de pessoas foram brutalmente assassinadas na tentativa da construção de uma sociedade soberana, alicerçada em preceitos cristãos, tradicionais e conservadores.

Mais precisamente na Alemanha, por volta dos anos 1930, Hitler iniciou uma caça às bruxas às “raças inferiores”, como judeus, negros, ciganos e homossexuais, que foram dizimados em campos de concentração. As mortes eram justificadas nos ideias hitleristas de superioridade e formação de uma raça ariana, e por uma Alemanha livre do vermelho comunista.

Então, pra você que acha que nazismo foi bom, que concorda com esse ser absurdo ou que simplesmente desconhece História, aqui vai uma lista com 10 filmes para entender um pouquinho mais sobre o que foi um dos momentos mais tenebrosos da história recente.

O primeiro da lista, Jojo Rabbit é um dos indicados ao Oscar deste ano, com 6 indicações no total, e um dos filmes mais incríveis dos últimos tempos. Em breve resenha dele aqui no site. Estreia no Brasil dia 06 de fevereiro.

Jojo Rabbit: Jojo é um garoto alemão solitário que descobre que sua mãe está escondendo uma garota judia no sótão. Ajudado apenas por seu amigo imaginário, Adolf Hitler, Jojo deve enfrentar seu nacionalismo cego enquanto a Segunda Guerra Mundial prossegue.

Bastardos Inglórios: Durante a Segunda Guerra Mundial, na França, um grupo de judeus americanos conhecidos como Bastardos espalha o terror entre o terceiro Reich. Ao mesmo tempo, Shosanna, uma judia que fugiu dos nazistas, planeja vingança quando um evento em seu cinema reunirá os líderes do partido

O Menino do Pijama Listrado: Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de oito anos, e sua família saem de Berlim para residir próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. Infeliz e solitário, ele vagueia fora de sua casa e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Embora a cerca de arame farpado do campo os separem, os meninos começam uma amizade proibida

O Pianista: Um pianista judeu polonês vê Varsóvia mudar gradualmente à medida que a Segunda Guerra Mundial começa. Szpilman é forçado a ir para o Gueto de Varsóvia, mas depois é separado de sua família durante a Operação Reinhard. A partir deste momento até que os prisioneiros dos campos de concentração sejam liberados, Szpilman se esconde em vários locais entre as ruínas de Varsóvia.

O Leitor: Na Alemanha pós-guerra, o adolescente Michael Berg inicia um relacionamento apaixonado por Hanna Schmitz, uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois vivem uma bonita história de amor. Um dia Hanna desaparece misteriosamente, deixando Michael com o coração partido. Anos mais tarde, Michael, que agora é um estudante de direito, se surpreende ao reencontrar Hanna em um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

A Vida É Bela: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

A Queda: Em 1942, o jovem Traudl Junge tem o que parece ser a melhor profissão do mundo: ele é secretário de Hitler. Três anos depois, o império se resume a um abrigo subterrâneo e, de lá, Traudl narra os últimos dias da vida de do ditador.

A Onda: Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma sessão às lições longas. Um professor favorito entre as crianças, Rainer decide deixar seus alunos desenvolverem o assunto e pede a eles que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.

A Menina Que Roubava Livros: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com o amigo Rudy.

A Lista de Schindler: O alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.

BÔNUS

Os Produtores / Primavera Para Hitler

Estes dois filmes não vão te ajudar a entender o nazismo, mas vão te fazer rir muito. Duas sátiras sobre Hitler, eles contam a história de dois produtores de teatro que tentam produzir uma peça que seja tão ruim que seja um fracasso absoluto, para embolsar o dinheiro dos patrocinadores. Mas o resultado acaba um sucesso de humor involuntário.

Um comentário em “Em homenagem ao nosso governo nazista: 10 filmes para entender o nazismo

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: