Esta semana um dos maiores clássicos dos anos 80 e do diretor John Hughes completou 35 anos de estreia nos EUA.
Não há quem tenha nascido nos anos 80 que não tenha visto pelo menos uma vez O Clube dos Cinco, o longa sobre quatro adolescentes completamente diferentes que ficam de castigo juntos em um sábado de manhã na escola.
Embora tenha envelhecido, o filme continua um clássico. Vamos ver então 35 curiosidades para celebrar o aniversário.
- O roteiro do filme foi escrito em apenas dois dias por John Hughes: 4 a 5 de julho de 1982.
- A mãe e a irmã mais nova de Anthony Michael Hall na vida real fizeram os papéis de mãe e irmã do personagem do ator.
- A cena em que os personagens sentam em círculo no chão da biblioteca e contam as razões de seu castigo não tinha falas no roteiro e o diretor autorizou os atores a falarem o que quisessem.
- A biblioteca usada como cenário, foi construída pela equipe do filme no ginásio de uma escola desativada na cidade de Rosemont.
- O título “Clube dos Cinco” foi herdado do nome usado na detenção da escola, onde uma amiga de John trabalhava, chamado “The Breakfast Club“. O diretor seguiu o conselho de sua amiga e resolveu usar este nome.
- Allison não tem uma fala sequer, durante 33 minutos de filme.
- Molly Ringwald faria o papel de “Allison”, mas achou que ficaria mais a vontade interpretando “Claire”.
- Antes de chamar Judd Nelson, “Nicolas Cage” era o cogitado para o papel de Bender
- Ally Sheedy sugeriu a citação de David Bowie no começo do filme à John Hughs. Confira:
“E essas crianças nas quais você cospe
Enquanto tentam mudar seus mundos
São imunes às suas consultas
Elas estão bem cientes do que estão passando”
- O trecho pode ser ouvido na canção “Changes” do álbum “Hunky Dory” lançado em 1971.
- Judd Nelson quase foi demitido do projeto por ficar zoando Molly Ringwald nos bastidores. Mas os outros atores o defenderam, alegando que ele estava apenas tentando não fugir do personagem.
LEIA MAIS SOBRE O CLUBE DOS CINCO NO PAUSA DRMÁTICA
- Você sabe quais foram os motivos que levaram cada um a cumprir detenção no sábado?
Bender: acionou um falso alarme de incêndio
Brian: guardou um lança chamas em seu armário
Andrew: colou com fita adesiva as metades da bunda de um cara no vestiário
Claire: matou aula para fazer compras
Allison: foi a única que não fez nada, mas estava lá cumprindo a detenção, pois não tinha nada melhor para fazer num sábado.
- A placa do carro de Brian Johnson é “EMC2“, foi usada para combinar com um esteriótipo “nerd” da época. Já a de Andrew Clark é “OHIOST” (Ohio State), era para manter a imagem de “atleta”.
- Dos cincos protagonistas, apenas Hall e Ringwald eram adolescentes na época. Ambos com 17 anos. Estevez e Sheedy tinham 23 e Nelson 26 anos.
- A mãe e a irmã de Anthony Michael Hall na vida real interpretaram elas mesmas no filme.
- O canivete usado por Judd Nelson realmente pertencia ao ator, arma branca que ele usava para proteção própria.
- John Hughes rejeitou o traje original que lhe foi oferecido a personagem Claire, a produção do filme teve que comprar um conjunto inteiro na única loja Ralph Lauren em Chicago na época. A justificativa de John, era que o traje original não era sofisticado o suficiente para seu personagem.
- Outro caso parecido foi com o figurino de Allison, a produção teve que fazer o figuro à mão, pois a atriz queria usar uma coisa preta, na década de 80 que foi considerada a “década mais colorida de todos os tempos”
- Mais de 60 mil metros de filme foram usados para rodar o longa, tudo isso por conta das muitas cenas improvisadas e também das colaborações entre os atores e o diretor.
- O filme foi gravado inteiramente em sequência, isso deu a oportunidade dos atores viverem realmente seus personagens.
- Antes de virar sucesso com a banda Simple Minds, a música “Don’t You (Forget about Me)”, trilha que encerra o filme, foi oferecida primeiramente ao Billy Idol, mas o cantor recusou o pedido.
- Depois do grande sucesso que o filme obteve em todo o mundo, foram pensadas várias possibilidades de realizar sequências do filme a cada dez anos, com o reencontro de todo o elenco. Mas isso nunca chegou a acontecer por causa da péssima relação entre John Hughs e Nelson Judd.
- Clube dos Cinco ganhou algumas versões para o Teatro, incluindo uma nacional.
- No final do filme, Brian Johnson é buscado na escola pelo seu pai, interpretado por John Hughes, o diretor do filme.
- Brian, personagem de Anthony Michael Hall, teria uma dificuldade de aprendizagem no roteiro original
- Molly Ringwald tinha grande influência sobre o diretor John Hughes quando a produção começou, e pode ter sido a causa da demissão de uma atriz
- Ficava tão quente no andar de cima do set que elenco e equipe muitas vezes caíam no sono ou desmaiavam
- John Cusack também foi cogitado para o papel de Bender.
- John Hughes teve que mudar o personagem de Emilio Estevez, de jogador de futebol americano para lutador, devido ao seu porte menor
- Rick Moranis havia sido escolhido para o papel do zelador, antes de desistir. Pouco após sua participação no sucesso de 1984 “Os Caça-Fantasmas”, Moranis fazia parte da estratégia do estúdio de acrescentar nomes de peso ao elenco.
- No mesmo ano em que Ally Sheedy, Judd Nelson e Emilio Estevez interpretaram alunos do ensino médio em “O Clube dos Cinco”, também interpretaram universitários no filme “O Primeiro Ano Do Resto De Nossas Vidas”.
- Molly Ringwald era a queridinha de Hughes nos anos 80. Além de O Clube dos Cinco, estrelou também Gatinhas e Gatões (1984) e A Garota de Rosa Shocking (1986).
- Em um artigo de 2018 a atriz disse que vistos hoje alguns filmes e cenas de Hughes podem ser considerados machistas. Ela admitiu inclusive que conseguiu que uma cena que a professora de ginástica nadava nua fosse retirada de O Clube dos Cinco.
Deixe um comentário