9 dicas para aproveitar o carnaval de maneira sustentável e responsável

O Carnaval está chegando – e, junto com a explosão de alegria nas ruas, vem também a explosão no aumento de resíduos gerados. Durante os dias de folia, uma quantidade sem precedentes de latas, garrafas, papeis e outros materiais são descartados pelas ruas das cidades, prejudicando o meio ambiente. 

Mas, o que aparentemente é um problema, pode também ser encarado como uma oportunidade. Basta encarar como recurso o que muitos encaram como lixo: é assim que os catadores enxergam as milhões de toneladas de materiais recicláveis que inevitavelmente  são produzidas durante esse período. 

Com o crescimento da procura por um modo de vida mais sustentável e que poupe recursos naturais, o Cataki – app criado pela ONG Pimp My Carroça para conectar profissionais da reciclagem com geradores de resíduos – e os catadores Carlão e Magrão criaram uma lista com 9 dicas para curtir as festas de maneira responsável, levando a sustentabilidade pra desfilar na rua.

1- Prefira latinhas do que vidro e plástico

Ainda no assunto das bebidas, dê preferência para latas do que garrafas de vidro ou plástico. Dessa forma você estará fortalecendo o trabalho dos catadores. “Vamos ser sábios já na hora do consumo.  Se for pra comprar uma cerveja ou um refrigerante, compre latinhas. A reciclagem desse produto é melhor e mais fácil. Com um quilo de vidro, o catador ganha 10 centavos. Com um quilo de latinha, o catador ganha R$ 3,50”, pede Carlão.

Aliás, procure um desses profissionais para entregar sua lata vazia e amassada, ou deixe em um local apropriado para ser recolhido depois – de preferência na altura dos braços, pra que o catador não precise forçar a coluna ao agachar cada vez que for recolher uma latinha.

2 – Leve uma sacola ou mochila para guardar seus resíduos

Mesmo tentando evitar a produção de resíduos, é muito provável que você precise jogar algo fora e em algum momento não encontre uma lixeira. Leve uma sacola ou mochila para guardar embalagens ou guardanapos em uma situação dessas, evitando jogar os materiais no chão.

3- Leve seu copo e canudo reutilizáveis

Seja muito ou nem tanto, provavelmente você queira beber algo no carnaval. Ao invés de encher as ruas ou as latas de lixo com plástico, já saia de casa com copos e canudos reutilizáveis. Dependendo do copo, você ainda vai estar cheio de estilo usando uma cordinha para prendê-lo ao pescoço.

4- Leve água de casa

Lembre-se de que é importante beber bastante água para permanecer hidratado no calor. Leve uma squeeze com água de casa, para evitar comprar garrafas plásticas que acabariam no lixo ou na rua depois. Algumas até podem ser presas na bermuda ou na saia, contribuindo para o look.

5- Crie sua fantasia com materiais reutilizados

Essa dica, além de amiga do meio ambiente, também pode ser muito divertida! Que tal juntar os amigos numa tarde em casa ouvindo música para preparar as fantasias do carnaval com materiais reutilizados? Esbanje na criatividade e crie a fantasia com maior impacto no bloco e o menor no meio ambiente!

6-Use bioglitter

Seguindo nos adereços, muitos foliões gostam de usar glitter. O problema é que ele gera microplásticos, prejudicando o meio ambiente – principalmente rios e mares. Procure uma loja que venda bioglitter e aproveite.

7- Faça seu próprio confete

Ver uma chuva de confete é lindo ali na hora. Depois, não representa mais nada além de um monte de papel na rua, o que pode ajudar a entupir bueiros e bocas de lobo. Use um furador de papel em folhas secas para criar o próprio confete sustentável.

8- Recuse brindes

Ganhar brindes pode ser atrativo, mas você realmente precisa daquilo? Reutilizar copos, bandanas, camisetas ou leques de papel que você já tem em casa é mais benéfico para o meio ambiente do que pegar novos durante o carnaval.

9- Respeite e valorize o trabalho dos catadores

No carnaval as pessoas abusam da falta de respeito. Eu quero ser mais respeitado durante a folia. A galera fica bêbada e acaba ficando ainda mais desrespeitosa. Por exemplo: se eu esvaziar uma latinha e, por acaso, a cerveja respingar um pouco no pé de uma pessoa alterada, é possível que ele queira partir pra cima de mim. Se eu estiver com a roupa suja – que é algo comum no meu trabalho – as pessoas desrespeitam ainda mais”, aponta Magrão.

Catadores são profissionais da reciclagem. No meio da multidão dos blocos, eles estão trabalhando e ajudando a limpar as ruas por onde o bloco passou. Exerça sua simpatia e seja gentil com esses trabalhadores.

O app do Cataki pode ser baixado gratuitamente na AppStore e na PlayStore. A plataforma aproxima geradores e catadores de resíduos, aumentando a renda dos catadores e os índices de reciclagem no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: