Confira dicas práticas para planejar a lista de compras e economizar no supermercado

Algumas iniciativas são fundamentais antes de ir ao supermercado fazer compras. Dar uma olhada na geladeira e na despensa, por exemplo, é essencial para comprar somente o que é necessário, evitando desperdícios.

Além disso, algumas indagações fazem toda a diferença: Qual é o melhor horário para ir ao supermercado, gastando menos e evitando a compra por impulso? Quais são os itens curinga que facilitam o preparo de refeições do dia a dia? Afinal, os tempos mudam, mas o sabor de família fica. É preciso tornar a rotina dos integrantes de casa agradável e equilibrada e nada melhor do que receitas saborosas para isso.

Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, dá algumas dicas para você poupar tempo e dinheiro ao fazer compras.

Confira:

  1. Defina uma lista de compras. Antes de sair de casa, dê uma boa olhada na despensa e na geladeira para comprar apenas o necessário. Depois, faça uma lista dos itens que faltam. É importante não pular essa etapa, pois contar apenas com a memória pode ser arriscado.
  2. Organize os alimentos da lista por setores. Separe os alimentos de acordo com o armazenamento. Por exemplo: itens de despensa (farinha de trigo, arroz, feijão, macarrão, óleo); itens resfriados (carne, peixe, frango); itens de geladeira (ovos, laticínios, margarina); hortifruti (verduras, legumes, frutas) e itens de limpeza. Assim, você não vai precisar ficar dando voltas dentro do supermercado.
  3. Pesquise preços. Dê uma olhada nos panfletos dos supermercados e nos comerciais na televisão, pois a maioria tem um “Dia da Oferta”. Procure acompanhar qual é o dia do mercado próximo a sua casa para aproveitar as promoções, principalmente de itens que são mais utilizados como farinha de trigo, arroz, feijão e óleo.
  4. Invista na versatilidade. Alimentos básicos, como farinha de trigo, óleo e ovos, são muito versáteis, pois rendem receitas doces e salgadas. É possível preparar bolos, tortas e panquecas, que vão bem no café da manhã, nos lanches intermediários e nas refeições principais. Vale lembrar que estes itens são alimentos in natura ou pouco processados, os mais recomendados para pratos saudáveis.
  5. Vá ao supermercado após uma refeição. Ir ao supermercado com fome pode dificultar a compra dos itens que estavam planejados na lista. Fazer as compras após uma refeição é uma maneira de evitar as compra de alimentos (especialmente guloseimas) supérfluos ou quantidades desnecessárias.
  6. Você pode optar também por aplicativos de entrega de compras. Siga as dicas acima na hora de fazer a sua lista e preencha o carrinho de supermercado online. A entrega ocorre diretamente em casa, com facilidade, conforto e segurança.

Agora que você conhece algumas técnicas simples para planejar a lista do supermercado e otimizar tempo, veja como preparar um delicioso Espaguete com Molho de Tomate Assado e Mini Almôndegas. A receita fica pronta em 30 minutos e conta com ingredientes básicos, facilmente encontrados na despensa, que dão origem a um sabor único.

Confira abaixo o modo de preparo:

Espaguete com Molho de Tomate Assado e Mini Almôndegas

Ingredientes:

1 pacote de Espaguete com Ovos Isabela (500 g)

Para o molho
6 Tomates grandescortados em pedaços
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mel
Sal e Pimenta a gosto
Cebola picada

Para as Mini Almôndegas
200 g de patinho moído
200 g de bacon moído
Pimenta a gosto

Modo de Preparo:

– Coloque os tomates cortados em uma assadeira. Em seguida, tempere-os com o azeite, o vinagre balsâmico, o mel, a cebola, o sal e a pimenta. Deixe assar por 20 minutos.

– Retire os tomates do forno, coloque-os em um recipiente e, com a ajuda de um mixer, bata até que fique em textura ideal para o molho.

– Em outro recipiente, coloque o patinho moído, o bacon e a pimenta. Misture.

– Depois que tudo estiver bem incorporado, faça bolinhas e coloque em uma frigideira com um pouco de óleo quente. Reserve.

– Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

– Junte o macarrão ao molho de tomate e as almôndegas. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: