DIA DO CINEMA BRASILEIRO – confira uma lista com 25 longas nacionais e onde assistir

Amanhã é celebrado o DIA DO CINEMA BRASILEIRO e para comemorar a data separamos uma lista com 25 longas feitos aqui e os serviços onde cada um está disponível.

AQUI tem uma lista super bacana com muitos filmes brasileiros que amamos, mas nem todos estão disponíveis em streaming ou VOD, então não os colocaremos aqui. Mas fica a sugestão para você buscar na internet.

Tem comédia, biografia, suspense e até animação.

Olha só:

Bingo – O Rei das Manhãs

Cinebiografia de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal homônimo da televisão brasileira durante a década de 1980. Barreto alcançou a fama graças ao personagem, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas por sempre estar fantasiado. Esta frustração o levou a se envolver com drogas, chegando a utilizar cocaína e crack nos bastidores do programa.

HBO Go, iTunes, Google Play, Locke, Microsfot Store

Bacurau

Pouco depois da morte da matriarca D. Carmelita, aos 94 anos, os habitantes de Bacurau, uma pequena vila situada no sertão brasileiro, descobrem que a localidade desapareceu dos mapas. Uma sucessão de acontecimentos insólitos leva-os a deduzir que se encontram sob ataque. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente uma estratégia de defesa.

Telecine, iTunes e Google Play.

A Vida Invisível

Rio de Janeiro, 1950. Eurídice, 18, e Guida, 20, são duas irmãs inseparáveis que vivem em casa dos pais, dois portugueses conservadores. Apesar de submersas numa vida tradicional, ambas acalentam um sonho: Eurídice quer ser uma pianista de renome, Guida procura um amor verdadeiro. Numa volta inesperada, elas são separadas pelos pais sendo forçadas a viver sem contacto. Sozinhas, assumem controlo dos seus próprios destinos, sem nunca abandonarem a esperança de um dia se reencontrarem.

Locke, Google Play, iTunes e Microsoft Sotre

O Menino e o Mundo

Cuca é um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Certo dia, ele vê seu pai partir em busca de trabalho, embarcando em um trem rumo à desconhecida capital. As semanas que se seguem são de angústia e lembranças confusas. Até que, numa determinada noite, uma lufada de vento arromba a janela do quarto e carrega o menino para um lugar distante e mágico. Inidcado ao Oscar de melhor animação.

Looke

Que Horas Ela Volta?

Val é o tipo de empregada interna que leva o seu trabalho muito a sério. Usa a sua farda de criada impecavelmente engomada, enquanto serve canapés perfeitos; trabalha de manhã à noite ao serviço dos seus patrões abastados de São Paulo, cuidando também com amor do seu filho adolescente, que criou desde bebé. Tudo e todos estão no lugar certo nesta casa elegante até ao dia em que Jessica, a filha ambiciosa e inteligente de Val, regressa da cidade natal para fazer os exames de entrada na universidade. A presença confiante e jovial de Jessica vem destruir o equilíbrio de poder mudo, mas estrito existente naquela.

Globo Play

Cidade de Deus

Baseado em histórias reais, o filme decorre na Favela da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, e segue o crescimento da favela do final dos anos 60 ao começo dos anos 80, pelo olhar de dois jovens que ali moram: Buscapé, que sonha ser fotógrafo, e Dadinho, que se torna um dos maiores traficantes do Rio. Quatro indicações ao Oscar.

Amazon Prime, iTunes.

Aquarius

Clara, uma viúva de 65 anos e crítica musical aposentada, nasceu numa família rica e tradicional de Recife. Ela é a última moradora do Aquarius, um prédio de dois andares construído nos anos 1940 que fica na orla da Avenida Boa Viagem, numa região de classe alta do Recife. Os apartamentos vizinhos foram todos comprados por uma empresa que tem outros planos para aquele lugar. Clara jurou sair de seu apartamento só depois que morrer, e vai travar uma espécie de guerra fria com a empresa. Essa tensão perturba Clara, ao mesmo tempo que a motiva na rotina diária. Isso também a faz pensar nas pessoas que ela ama, no passado e no seu futuro.

Netflix, Google Play, iTunes, Looke

Tropa de Elite

O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

Claro Vídeo, iTunes, Locke, Google Play

Lisbela e o Prisioneiro

Essa é uma divertida comédia romântica baseada na obra de Osman Lins. Conta a história divertida do malandro, aventureiro e conquistador Leléu e da mocinha sonhadora Lisbela que adora ver filmes americanos e sonha com os heróis do cinema.

iTunes, Google Play, Looke

Uma História de Amor e Fúria

“Uma História de Amor e Fúria” é um filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa de Luiz Bolognesi ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água. Destinado ao público jovem e adulto com traço e linguagem de HQ, o filme traz Selton Mello e Camila Pitanga dublando os protagonistas. O longa conta ainda com a participação de Rodrigo Santoro, na pele do chefe indígena e de um guerrilheiro.

Grátis no Youtube

Divinas Divas

Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Fujika de Halliday, Marquesa e Brigitte de Búzios são ícones da primeira geração de artistas travestis do Brasil. A partir de uma íntima relação com a diretora e com o teatro de sua família, importante palco na trajetória de todas elas, acompanhamos as personagens no processo de construção de um espetáculo que celebra seus 50 anos de carreira. O filme propõe a compreensão de suas vidas como obras de arte, mas também como ato político no Brasil de ontem e de hoje.

iTunes, Looke

Carlota Joaquina – Princesa do Brasil

O filme conta, satiricamente, parte da história da monarquia portuguesa, e a elevação do Brasil, de colônia do império ultramarino português, a reino unido com Portugal. Também faz referências a monarquia espanhola. A morte do rei de Portugal D. José I de Bragança, em 1777, e a declaração de insanidade da filha herdeira do precedente, a rainha D. Maria I, em 1792, levam seu filho, o então príncipe D. João de Bragança e sua esposa, a infanta espanhola Carlota Joaquina de Bourbon, ao trono real português.

Locke, NetMovies

Domésticas

O longa conta a história de cinco empregadas domésticas em São Paulo. As mulheres interagem entre si e dão depoimentos para a câmera contando suas histórias sofridas e por vezes engraçadas.

iTunes, Google Play

Cine Holliúdy

No interior cearense, em meados dos anos 1970, Francisgleydisson (Edmilson Filho) é um pequeno exibidor que luta para manter sua sala aberta, a despeito da chegada das TVs. Após fracassar em uma cidade, ele e sua família se mudam para o município de Pacatuba, onde encontra uma plateia deveras pitoresca para seus filmes. Exaltanto o “cearês” e relembrando costumes típicos do estado, Cine Holliúdy volta para a década de 1970 e mostra o surgimento da TV nas cidadezinhas do interior, enquanto aborda a luta de Francisgleydisson para montar um cinema na cidade e ter o prazer de exibir filmes, enquanto ganha um dinheirinho para sustentar a esposa e o filho.

Telecine

Cinema, Aspirinas e Urubus

O ano é 1942, o mundo vive a Segunda Guerra Mundial. Um alemão de nome Johann dirige um caminhão carregado de frascos de Aspirina e filmes com propagandas do produto. Nessa viagem, Johann conhece um país, ao mesmo tempo que escapa das notícias da guerra. Ranulpho, morador de uma pequena vila, faz o percurso inverso, ou seja, está indo buscar uma vida melhor no promissor e industrializado sudeste do país e, para isso, deixa sua pequena cidade natal rumo ao Rio de Janeiro. Numa estrada árida e desabitada, acontece o encontro ocasional desses dois personagens. Interesses em comum e a promessa de cada um chegar ao seu destino, faz com que Johann e Ranulpho partam nessa aventura juntos. Uma aventura que vai mudar suas vidas para sempre. Um road-movie emocionante vivido por personagens inesquecíveis.

Netflix, Google Play, iTunes

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Leonardo, adolescente cego, busca a independência e descobre mais sobre sua sexualidade ao se apaixonar por um colega de classe. Baseado no curta “Eu Não Quero Voltar Sozinho”.

Netflix, Google Play, iTunes

O Homem Que Copiava

O filme, ambientado na zona norte da cidade de Porto Alegre, conta a história de André, um jovem operador de fotocopiadoras que precisa de 38 reais para se aproximar de sua vizinha Sílvia, por quem está apaixonado. Para isso, é ajudado por Cardoso, funcionário de um antiquário, que topa qualquer coisa por dinheiro. Marinês é uma jovem que explora sua sensualidade para ascender na vida, e acaba se identificando com Cardoso.

Amazon Prime

A Glória e a Graça

Glória é uma transexual bem sucedida e feliz com suas conquistas, mas vive distante de Graça, sua irmã. Quando Graça descobre uma doença terminal, as duas vão tentar aproximar as famílias para restabelecer as relações entre os primos. Com Carolina Ferraz.

Microsoft Store

Reflexões de um Liquidificador

Elvira (Ana Lúcia Torre) é uma dona de casa que passa por um momento agitado em sua vida. Onofre (Germano Haiut), seu marido, desapareceu há alguns dias e ela resolve ir à polícia dar queixa do sumiço. A trajetória do casal é narrada pelo liquidificador (Selton Mello) de Elvira, que ganhou vida quando, tempos atrás, Onofre trocou sua hélice por outra bem maior.

iTunes, Google Play, Netflix

Elis

Cinebiografia daquela que é considerada por muitos, até hoje, a maior cantora do Brasil: Elis Regina Carvalho Costa (1945 – 1982).

Telecine, Globo Play, Looke

Hebe: A Estrela do Brasil

Ao longo de oito décadas, a história da menina pobre do interior que realiza o sonho de se tornar uma grande estrela sempre em busca de sua verdade.

iTunes, Google Play, Looke, Telecine, Microsoft Store

Paraíso Perdido

Paraíso Perdido é um clube noturno gerenciado por José e movimentado por apresentações musicais de seus herdeiros. O policial Odair se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento Ímã, neto de José e alvo frequente de homofóbicos e, aos poucos, o laço entre o agente e o clã de artistas românticos vai se revelando mais e mais forte, com nós surpreendentes.

iTunes, Google Play

Turma da Mônica: Laços

O Floquinho desaparece. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano infalível.

iTunes, Google Play, Telecine

Faroeste Caboclo

A saga de João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira) desde sua infância no interior da Bahia até sua ascenção, quando vai tentar a sorte em Brasília. Ajudado por Pablo (Cesar Troncoso), um primo distante peruano, que vende drogas da Bolívia, ele vai trabalhar numa carpintaria, mas também se envolve com o tráfico de drogas. Um dia, por acaso, ele conhece a bela Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo). Os dois se apaixonam, mas João mergulha cada vez mais numa escalada de crime e violência – até encontrar seu maior inimigo, o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), rival nos negócios e no coração de Maria Lúcia.

Amazon Prime, Looke, Microsfot Store

Malasartes e o Duelo com a Morte

Vivendo no interior do Brasil, o jovem Pedro Malasartes (Jesuíta Barbosa) é um malandro. Com a sua lábia, ele consegue pregar peças em comerciantes e se aproveitar da boa vontade alheia.

iTunes, Google Play, Looke, Telecine, Globo Play

Um comentário em “DIA DO CINEMA BRASILEIRO – confira uma lista com 25 longas nacionais e onde assistir

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: