25 filmes essenciais do novo cinema brasileiro

O Taste of Cinema é um blog especializado em listas. Dos mais variados temas, o pessoal de lá compila em listas os melhores filmes. A lista abaixo é uma adaptação da que eles publicaram por lá, falando dos 25 melhores filmes (segundo eles) do novo cinema brasileiro, iniciado com Carlota Joaquina de 1995.

Lá se foram 20 anos desde a chamada retomada do cinema nacional e muita coisa boa (e ruim) vem sendo produzida. Como não concordamos com a lista em sua totalidade, excluímos algumas coisas e deixamos outras. Principalmente, incluímos alguns filmes menores e menos conhecidos que não figuram na lista americana. Olha só:

Carlota Joaquina – Princesa do Brasil (1995)Carlota-Joaquina-Princesa-do-Brazil-1995

Direção: Carla Camurati – Sinopse: Um painel da vida de Carlota Joaquina (Marieta Severo), a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal (Marco Nanini) com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder, e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.

O Quatrilho (1995)O-Quatrilho-1995
Direção: Fábio Barreto – Sinopse: Em uma comunidade rural composta por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa. Mas o tempo faz com que a esposa (Patricia Pillar) de um (Alexandre Paternost) se interesse pelo marido (Bruno Campos) da outra (Glória Pires), sendo correspondida. Após algum tempo, os dois amantes decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isto desprovida de romance.

Terra Estrangeira (1996)Terra-Estrangeira
Direção: Walter Salles, Daniela Thomas – Sinopse: Sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco (Fernando Alves Pinto) decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), brasileira e namorada de Miguel (Alexandre Borges), todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas em um pesadelo.

Baile Perfumado (1997)

Direção: Lírio Ferreira, Paulo CaldasSinopse: Amigo íntimo do Padre Cícero (Jofre Soares), o mascate libanês Benjamin Abrahão (Duda Mamberti) decide filmar Lampião (Luís Carlos Vasconcelos) e todo seu bando, pois acredita que este filme o deixará muito rico. Após alguns contatos iniciais ele conversa diretamente com o famoso cangaceiro e expõe sua idéia, mas os sonhos do mascate são prejudicados pela ditadura do Estado Novo.

O que é isso, companheiro? (1997)O-que-é-isso-companheiro
Direção: Bruno Barreto – Sinopse: O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

Domésticas (2001)domesticas

Direção: Fernando Meirelles – Sinopse: Uma história ao mesmo tempo hilária e triste. Extremamente real, o filme conta a vida de algumas empregadas domésticas e suas desventuras amorosas, vontade de subir na vida (nem que seja fazendo “pelado artístico”) e outras coisas. Todos os personagens do filme são as empregadas. Os patrões jamais aparecem. Dirigido por Fernando Meirelles com atrizes espetaculares.

Tapete Vermelho (2005)tapete-vermelho

Direção: Luis Alberto Pereira – Sinopse: Mateus Nachtergaele estrela esta homenagem a Mazzaropi praticamente inédita para muita gente. Um matuto do interior decide levar a mulher (Gorete “Ô Coitado” Milagres) e o filho pequeno para a cidade grande para ver um filme do Mazzaropi no cinema. O que ele não sabe é que os filmes deixaram de passar há muito tempo nos cinemas. A aventura urbana dos três contará com encontros com o Diabo, visitas religiosas e intervenção do circo da mídia.

Estômago (2007)estomago_2

Direção: Marcos Jorge – Sinopse: Uma história de prisão inesperada, filmada em Curitiba e com atores locais (entre eles, a ótima Fabiula Nascimento). Uma espécie de Ratattoiulle para adultos, que fala dos talentos escondidos em cada um, para bom ou para ruim.

Cine Holliúdy (2012)cinehollyudi

Direção: Halder Gomes – Sinopse: Você nunca, jamais estará preparado para este filme. Ele pega a gente totalmente de surpresa e quando vemos já estamos gargalhando com a história ingênua de Francigleydison e sua família e a luta para erguer um cinema nos confins do Ceará. Comparado a Chaplin e Oscarito, o humor do filme o transformou num fenômeno inusitado e raro: o filme esteve entre os 10 mais do país em seu final de semana de estreia passando somente em poucas salas do interior do Ceará. Leia a resenha AQUI.

2 Coelhos (2012)helosaaraujo_2_coelhos_topo.24.01

DIreção: Afonso Poyat – Sinopse: Um dos filmes mais sensacionais e inesperados feitos no Brasil. Dirigido e roteirizado pelo publicitário Afonso Poyart (que já está em Hollywood) o filme tem toda uma cara de comercial mesmo: é ágil, esperto, rápido, cheio de reviravoltas e intrigas. O elenco está ótimo e a ação é de tirar o fôlego. A narrativa vai e volta no tempo, se valendo de recursos comuns lá fora mas pouco vistos por aqui, como efeitos especiais, mesclagem de imagens e referências à cultura pop. Leia a resenha AQUI.

Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)

cinema-aspirinas-e-urubus03

Direção: Marcelo Gomes – Sinopse: Em 1942 um alemão aporta no nordeste para vender Aspirinas. contando com um “Sancho Pança” nordestino (o mesmo ótimo João Miguel, de Estômago), os dois vão de cidade em cidade montando o cinema para passar o filme-propaganda da Aspirina e desenvolvem uma forte amizade.

Saneamento Básico (2007)saneamento-basico---o-filme.html

Direção: Jorge Furtado – Sinopse: Mesmo sendo com Fernanda Torres, Camila Pitanga, Wagner Moura, Bruno Garcia e Lázaro Ramos e dirigida por Jorge Furtado (de Meu tio matou um cara e O homem que copiava, que todo mundo viu), esta comédia maravilhosa passou despercebida nos cinemas e locadoras. Uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul precisa de sistema de esgoto e percebe que uma das formas de receber dinheiro do governo é apresentando um projeto de cinema. Então os moradores escrevem uma história de “monstro da fossa” (ou do fosso?) para receber o dinheiro e com ele fazer a rede de esgoto. Os rumos que a tal história tomam, o monstro em si e a definição de filme de ficção que eles dão são absurdos hilários e totalmente recomendáveis.

Central do Brasil (1998)central-do-brasil
Direção: Walter Salles – Sinopse: Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, Rio de Janeiro. A escrivã ajuda um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)Hoje Eu Quero Voltar Sozinho2
Direção: Daniel RibeiroSinopse: Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.

Eu, Tu, Eles (2000)Eu-Tu-Eles
Direção: Andrucha Waddington – Sinopse: Conta com delicadeza uma história brasileira e contemporânea, envolvendo um inusitado quarteto amoroso que poderia ocorrer em qualquer época e em qualquer lugar. Uma história de amor em que drama e humor se misturam, embalada pela belíssima trilha sonora de Gilberto Gil.

Abril Despedaçado (2001)Abril-Despedaçado
Direção: Walter SallesSinopse: Em abril de 1910, na geografia desértica do sertão brasileiro vive Tonho (Rodrigo Santoro) e sua família. Tonho vive atualmente uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo que é impelido por seu pai (José Dumont) para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa então a questionar a lógica da violência e da tradição.

Lavoura Arcaica (2001)Lavoura-Arcaica
Direção: Luiz Fernando Carvalho – Sinopse: André (Selton Mello) é um filho desgarrado, que saiu de casa devido a severa lei paterna e o sufocamento da ternura materna. Pedro (Leonardo Medeiros), seu irmão mais velho, recebe de sua mãe a missão de trazê-lo de volta ao lar. Cedendo aos apelos da mãe e de Pedro, André resolve voltar para a casa dos seus pais, mas irá quebrar definitivamente os alicerces da família ao se apaixonar por sua bela irmã Ana (Simone Spoladore).

Amarelo Manga (2002)Amarelo-Manga
Direção: Cláudio AssisSinopse: O filme é uma sucessão de curtas histórias envolvendo um bar e um hotel na cidade de Recife, que nos revela um mosaico de personagens vivendo em um bairro pobre da cidade. Um açougueiro e sua mulher evangélica, um necrófilo apaixonado pela dona de um bar, um homossexual apaixonado pelo açougueiro e outros, muitos outros personagens.

Cidade de Deus (2002)douglas-silva-dadinho-em-cidade-de-deus-2002-de-fernando-meirelles
Direção: Fernando Meirelles – Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

O Homem que Copiava (2003)O-Homem-que-Copiava
Direção: Jorge FurtadoSinopse: André (Lázaro Ramos) é um jovem de 20 anos que trabalha na fotocopiadora da papelaria Gomide, localizada em Porto Alegre. André mora com a mãe e tem uma vida comum, basicamente vivendo de casa para o trabalho e realizando sempre as mesmas atividades. Num dia André se apaixona por Sílvia (Leandra Leal), uma vizinha, a qual passa a observar com os binóculos em seu quarto. Decidido a conhecê-la melhor, André descobre que ela trabalha em uma loja de roupas e, para conseguir uma aproximação, tenta de todas as formas conseguir 38 reais para comprar um suposto presente para sua mãe.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)Still de Goleiro filme de Cao Hamburger

Direção: Cao HamburgerSinopse: Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição política, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é vizinho do avô de Mauro.

Tropa de Elite (2007)Tropa-de-Elite
Direção: José Padilha – Sinopse: O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

O Palhaço (2011)
Direção: Selton MelloSinopse: Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

Flores Raras (2013)flores raras
Direção: Bruno Barreto – Sinopse: Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell (Treat Williams). Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf), que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra. É o início de um romance acompanhado bem de perto por Mary, já que ela aceita a proposta de Lota para que adotem uma filha.

Praia do Futuro (2014)praia-do-futuro
Direção: Karim AïnouzSinopse: Praia do Futuro, Ceará. Donato (Wagner Moura) trabalha como salva-vidas. Seu irmão caçula, Ayrton (Jesuita Barbosa), tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad (Clemens Schick), um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.

Com informações do blog Película Criativa

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s