O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?

O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?

*Por Flávio Jayme – terapeuta

Você já ouviu falar em Terapia Cognitivo-Comportamental?

Trata-se de uma técnica desenvolvida na década de 60 que tem como base a ideia de que cada um de nós, desde nosso nascimento, desenvolve sua percepção particular do mundo. A partir do que aprendemos em nossa educação e em nossas experiências de vida, desenvolvemos a forma como enxergamos o mundo e a forma como reagimos a ele.

É esta forma de reagir e o significado que damos a experiências e sentimentos que poderá provocar nossas angústias, frustrações e aflições.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma forma de trabalho paciente-terapeuta que irá focar nas metas e soluções de problemas de forma rápida e imediata.

Imagine que você passou por um evento que, de alguma forma, lhe deixou uma experiência ruim. Você irá reagir de forma negativa sempre que um evento semelhante acontecer. Por exemplo: você foi a uma festa e passou o tempo todo sozinho, sem conversar com ninguém. Esta experiência te deixou com um sentimento negativo com relação a ela. Da próxima vez que alguém te convidar para uma festa, você vai lembrar-se dela e pensar “talvez eu não deva ir”.

A TCC vai trabalhar a forma que você reagiu a esta experiência e, junto com você, irá ressignificá-la para que você consiga superar os sentimentos ruins que ficaram. Lembre-se: para a TCC é tudo uma questão de como nós mesmos reagimos às experiências.

Ao contrário de outras formas de terapia, a TCC trabalha com o conjunto terapeuta-paciente onde o trabalho é sempre colaborativo. Os pensamentos automáticos são definidos e trabalhados, de forma que o paciente diminua os níveis de ansiedade ou outros sentimentos negativos relacionados a eles.

Diferentemente da psicanálise, por exemplo, os resultados da TCC se apresentam de forma rápida. Desde que haja a colaboração do paciente, claro. Um terapeuta nunca fará milagres ou fará o trabalho que deve ser do paciente. Na TCC o terapeuta é um mentor que indicará o caminho. Quem deverá trilhá-lo é o próprio paciente.

A TCC pode, ainda, ser trabalhada em conjunto com diversas outras técnicas, como Terapia Positivista, Análise de Personalidade, Mindfullness ou Terapia Holística. Tudo para que o paciente tenha uma rápida e definitiva recuperação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: