Os 9 tipos de personalidade

Saiba mais sobre os 9 tipos de personalidade e como isso pode ajudá-lo na busca pelo autoconhecimento

*Por Flávio Jayme – terapeuta

Você já ouviu falar em eneagrama? Ele é um modelo que descreve as diferenças individuais de cada pessoa e cataloga nove tipos diferentes de personalidade.

Segundo este modelo de análise, cada um de nós possui características que nos encaixam em um desses nove modelos e esta característica seria o eixo central de nossa forma de ser, pensar e agir.

Historicamente, acredita-se que o eneagrama data de 2500 a.C. na Babilônia, pois muitas de suas ideias remetem a teorias de Pitágoras e Platão. Na cidade de Alexandria, onde os sábios se reuniam na antiguidade, o eneagrama se fortaleceu como estudo da consciência humana. No mundo moderno, foi o filósofo armênio que, no século passado, passou a utilizá-lo como modelo de processos naturais no ensino da filosofia do autoconhecimento.

Mas, o que, afinal, é esse eneagrama?

O eneagrama se divide em 9 tipos de personalidade, cada uma com suas características bem definidas. Todos nós nos encaixaremos em um destes tipos, nem sempre de forma total, e todos temos características menos presentes de todos os 9 tipos. Ou seja: temos um tipo predominante.

Cada um dos 9 tipos do eneagrama possui uma característica particular e, dentro dela, inúmeras classificações, com qualidades e defeitos. Vou falar mais de cada uma delas depois, mas resumidamente é assim:

TipoTipo Eneagramático
1Disciplinado, Perfeccionista
2Prestativo, Sedutor
3Bem-sucedido, Competitivo
4Individualista, Romântico
5Observador, Pensador
6Questionador, Intuitivo
7Sonhador, Impulsivo
8Confrontador, Líder
9Pacifista, Preservacionista

Quando conseguimos nos identificar dentro de um destes nove tipos, aprendemos a lidar com nossos problemas, a compreender quem está à nossa volta e a entender os lados positivos e negativos de cada tipo de personalidade.

O estudo do eneagrama pode ser aliado à Terapia Cognitivo-Comportamental como forma de ajudar paciente e terapeuta a compreenderem melhor a personalidade do primeiro para que o segundo consiga trabalhar melhores técnicas para cada tipo de personalidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: