5 perguntas sobre ‘Raya e o Último Dragão’

Você pode não ter assistido à nova animação da Disney ainda (e a gente não vai julgar se você não quiser se expor no cinema ou pagar R$70,00 pra ver em casa esta semana), mas isso não significa que você não pode ler nossa resenha sem spoilers AQUI. E ainda assim ficar com algumas dúvidas sobre o filme.

O filme conta a história de Raya, uma guerreira que precisará encontrar Sisu, o último dragão sobrevivente, para salvar seu reino. A grande mensagem do longa é de confiança e otimismo. A história começa com uma grande traição que fará com que a protagonista passe a desconfiar de tudo e de todos. Mas ela vai precisar aprender a resgatar esta confiança se quiser vencer.

Por isso decidimos listar cinco perguntas que podem surgir sobre Raya e o Último Dragão pra esclarecer algumas coisas. Boralá:

Raya é uma princesa Disney?

Neste vídeo abaixo do tapete vermelho virtual do lançamento de Raya, podemos ver outras princesas da Disney dando as boas vindas à atriz Kelly Marie Tran ao time. As dubladoras de personagens como Bela, Ariel e Tiana e o dublador de Kristoff, além de Ginnifer Goodwin, que foi a Branca de neve no seriado Once Upon a Time mandaram mensagens.

Ou seja: embora ela ainda não tenha sido coroada, Raya é sim uma princesa Disney, a 13ª da lista e a primeira da região do sudeste da Ásia.

Onde ele se passa?

De acordo com informações, o filme se passa no sudeste asiático. Ou seja: a região formada por diversas ilhas entre a China e a Austrália.

Ali encontram-se países como Tailândia, Indonésia, Laos, Filipinas, Malásia, Singapura e Vietnã e estamos falando da primeira animação da Disney passada nesta região!

A região possui 11 países e mais de 670 milhões de habitantes.

Como afirma a co-roteirista do filme, Adele Lim (nascida na Malásia), é praticamente impossível representar uma identidade única do local. Formada por diversas ilhas, a região possui dezenas (senão centenas) de culturas diferentes. Então alguns hábitos, como o chapéu que Raya usa ou a forma como fazem o ensopado, foram incluídos na personagem. E, de qualquer forma, o filme é apenas inspirado nos costumes e na cultura da região.

RAYA na verdade, significa “celebração” na língua malaia.

Participe do grupo Disney+ Brasil no Facebook e fique por dentro de todas as novidades

Como as cenas de luta foram feitas?

Um dos roteiristas do longa, Qui Nguyen, é especialista em artes marciais do sudeste da Ásia e, ao lado da coreógrafa e responsável pelos dublês em Raya, Maggie MacDonald, eles criaram as cenas impressionantes de luta do filme.

As cenas foram inspiradas nas lutas Pencak Silat da Indonésia e dublês locais foram consultados para se certificar que as cenas seriam o mais realista possível. E não só isso, mesmo os movimentos como de se sentar e trocar olhares foram supervisionados por moradores locais para ter a certeza da precisão.

Como o filme foi feito em tempos de quarentena?

O longa foi inteiramente produzido à distância! Sua produção começou em março do ano passado, exatamente quando a pandemia de COVID começou no mundo e obrigou a todos a ficarem em casa.

Animadores trabalharam em suas casas e até mesmo o elenco gravou as vozes em casa. Equipamentos de tecnologia, microfones e outras geringonças foram enviadas pelo correio para diversos lugares do mundo para a equipe e o elenco e uma das maiores dificuldades foi controlar o som (como eco e barulhos externos) nas gravações de voz.

Um dos casos mais peculiares foi o do ator mirim Izaac Wang gravou suas falas, de acordo com o diretor Carlos López Estrada: “Ele gravou dentro do closet de seu quarto e havia um sensor de luz que apagava a cada dois minutos, então de dois em dois minutos ele precisava fazer algum movimento para o sensor acender novamente”. Já as duas protagonistas construíram tendas para as gravações: Kelly Marie Tran (Raya) fez uma tenda de cobertores na sala de casa. As gravações no verão foram ainda mais complicadas, porque o ar condicionado precisava estar desligado (imagine o calor dentro da tenda de cobertores!).

Quem faz parte do elenco?

O elenco do longa é majoritariamente asiático. No papel de Raya está Kelly Marie Tran (de Star Wars) e outros nomes incluem Sandra Oh, Awkwafina e Daniel Dae Kin.

Virana Sandra Oh  Raya and the Last Dragon movie cast in real life Disney
Sandra Oh é Viranna
Raya Kelly Marie Tran Raya and the Last Dragon movie cast in real life Disney
Kelly Marie Tran é Raya
Tuk Tuk Alan Tudyk  Raya and the Last Dragon movie cast in real life Disney
Alan Tudyk é Tuk Tuk
Benja Daniel Dae Kim  Raya and the Last Dragon movie cast in real life Disney
Daniel Dae Kim é Chefe Benja
Sisu Awkwafina  Raya and the Last Dragon movie cast in real life Disney
Awkwafina é Sisu
Namaari Gemma Chan  Raya and the Last Dragon movie cast in real life Disney
Genna Chan é Namaari
Boun Izaac Wang  Raya and the Last Dragon movie cast in real life Disney
Izaac Wang é Boun
Tong Benedict Wong  Raya and the Last Dragon movie cast in real life Disney
Benedict Wong é Tong

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: