Se você é fã de cinema e de super-heróis com certeza já assistiu à nova versão de Liga da Justiça, assinada por Zack Snyder.
Bastante diferente do filme que assistimos em 2017 e agora com quatro horas de duração, ele é um novo filme. Por mais que pareça muito tempo, as quatro horas passam sem problemas mesmo com as câmeras lentas e as cenas escuras características de Snyder.
Mas, consistentemente, a maior diferença aqui além de uma maior exploração emocional de várias cenas e personagens, é o final. Não vou detalhar muito este final antes de avisar que
CUIDADO: ESTE POST CONTÉM SPOILERS DE LIGA DA JUSTIÇA – SNYDER CUT APÓS A IMAGEM

Bom, se você continuou lendo é porque já assistiu ao filme ou não se importa com spoilers. Então vamos lá:
O que vemos no final deste novo longa é uma batalha épica entre os heróis e o Lobo da Estepe, sem o alívio cômico da Marvel e aquela família salva por eles no processo.
Mas o importante aqui é: a visão que o Ciborgue tem segundos antes do Superman ser ressuscitado e aquele sonho bizarro do Batman no Epílogo. O que aquilo significa?
Basicamente aquelas cenas são uma amostra do que viria em Liga da Justiça 2 e 3 (note que já existem rumores de que Zack Snyder está em conversas com a HBO para voltar a pensar nestes filmes).
MAIS: 15 wallpapers de Batman vs Superman pro seu celular
Enquanto o Ciborgue está plugado à nave kriptoniana ele diz que a nave tem medo da Caixa Mãe e começa a ter visões de um futuro que pode acontecer caso eles sigam com o plano:
Nesta visão nós vemos a Terra transformada em um lugar devastado enquanto Darkseid observa de seu trono. Mulher Maravilha está morta, sendo cremada em uma fogueira e velada pelas Amazonas enquanto naves sobrevoam o lugar. Vemos Darkseid matar Aquaman (este já usando a coroa de rei de Atlântida). E vemos Superman carregando o esqueleto de alguém ao lado de Darkseid, que põe a mão sobre seu ombro. A seguir, vemos Superman voar sobre as ruínas da Sala de Justiça segurando a máscara do Batman como uma espécie de troféu de caça.
Quando a visão termina, Ciborgue grita “NO”, ao que Flash entende “GO” e acaba enfim carregando a Caixa Mãe e ressuscitando o Superman. A nave então anuncia: “O futuro criou suas raízes no presente”.
Esta visão seria realizada em Liga da Justiça 2, como Snyder contou em uma entrevista para a Vanity Fair:
“Darkseid vem para a Terra. Superman então pede que Batman mantenha Lois a salvo. ‘Esta é uma guerra entre Darkseid e eu. Se você pode me ajudar como amigo, mantenha Lois a salvo.’. Durante os ataques alienígenas Lex Luthor diz a Drkseid que a chave para derrotar Superman é matar Lois Lane. Por algum motivo, Batman acaba falhando em sua tarefa e Darkseid consegue matar Lois.”

Superman então culpa Batman pela morte de Lois (como vemos na visão de Ciborgue) e isso faz com que ele sucumba à equação da Antivida e se torne uma arma nas mãos de Darkseid. Então o plot segue para o que vemos no sonho de Batman no Epílogo: Batman, Flash, Ciborgue, Mera, Exterminador e Coringa se unindo para mandar Flash de volta no tempo para que ele avise ao Batman e consiga mudar os acontecimentos.
O plano teria funcionado e Batman teria se sacrificado ao invés de permitir que Darkseid matasse Lois. E isso daria origem a Liga da Justiça 3 que seria semelhante à primeira tentativa de Darkseid de invadir a Terra que vemos no flashback com os povos lutando lado a lado. E como a cereja do bolo, um salto para o futuro mostraria o filho de Lois e Clark crescido e se tornando o novo Batman.
Foi muito discreto, mas vimos um teste de gravidez na gaveta do criado-mudo de Lois. E ali estava esta informação. Na mesma entrevista, Snyder explicou o que aquilo significaria 20 anos depois:
“Seria o filho de Lois e Clark, Bruce Kent. Ele não teria nenhum poder. Vinte anos depois, no aniversário da morte do Batman, eles levariam Bruce para a Batcaverna e diriam ‘Seu tio Bruce estaria orgulhoso de você fazer isso'”.
E quem é o Caçador de Marte?

O General Calvin Swanwick já havia aparecido em Homem de Aço e Batman vs Superman e agora seu segredo foi revelado: ele é na verdade o Caçador de Marte, um membro da Liga da Justiça.
Sua aparição discreta aqui ensaia que ele poderia se unir aos heróis nos outros dois longas.
Por enquanto a Warner continua afirmando que o filme que importa para o Universo da DC no cinema é o de 2017, assinado no fim das contas por Joss Whedon. Que nada do que vemos de novo no Snyder Cut influenciará no DCEU e que Snyder não comandará mais nenhum filme da DC. Mas a gente sabe que nestas horas é o dinheiro que conta e, dependendo do desempenho da nova versão, podemos até sonhar com estes dois outros longas ensaiados na versão de Snyder.
Deixe um comentário