20 anos de Moulin Rouge! Confira 20 curiosidades para comemorar

No dia 9 de maio de 2001 um espetáculo abria o Festival de Cannes. No dia 16 de maio de 2001 chegava aos cinemas americanos o filme que seria responsável por reavivar a paixão do público pelos musicais. No Brasil ele só chegaria em agosto do mesmo ano.

Com um visual inebriante e usando músicas pop para contar uma história de amor proibido no ano de 1900 o diretor australiano Baz Luhrmann cimentou seu nome em Hollywood como defensor de um estilo único, que beira o exagero.

Estrelado por Nicole Kidman (indicada ao Oscar pelo papel) e Ewan McGregor, Moulin Rouge concorreu a 8 estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme, e venceu duas: direção de arte e figurino. Entre as indicações ainda estavam melhor fotografia, edição, maquiagem e som.

LEIA MAIS: 20 produções para comemorar os 50 anos de Ewan McGregor

Vamos conferir abaixo 20 curiosidades para celebrar os 20 anos do filme.

Se você quiser rever, ele está disponível no NOW e no Claro Vídeo. E se você, como eu, adora musicais, pode conferir outros 15 filmes disponíveis em streaming para ver e cantar junto NESTE POST.

20 curiosidades para celebrar os 20 anos de Moulin Rouge

  1. Muitas das cenas de Nicole Kidman tiveram que ser filmadas da cintura pra cima, depois que ela fraturou duas costelas e machucou o joelho enquanto ensaiava um número musical. Depois de Moulin Rouge, Kidman estava escalada para estrelar O Quarto do Pânico, porém por causa destes machucados, ela foi substituída por Jodie Foster.
  2. A palavra love e suas variações (loved, lover, loves, loving) aparecem 143 vezes ao longo do filme.
  3. O colar de Nicole Kidman foi a peça mais cara já criada para um filme até então. Ele continha 1,308 diamantes e valia mais de $1 milhão de dólares.
  4. Em Like a Virgin, a voz de  Jim Broadbent foi dublada por um cantor de ópera.
  5. Antes da filmagem do número de Like a Virgin, o chão foi esfregado com Coca-Cola, para evitar que os dançarinos escorregassem.
  6. Foi o primeiro musical indicado ao Oscar de melhor filme desde A Bela e a Fera (1991). Acabou não levando o prêmio mas abriu caminho para que, no ano seguinte, Chicago levasse a estatueta de melhor filme.
  7. Nos rascunhos do roteiro, Satine tinha um filmo de 3 anos. A história era contada a ele em flashbacks por Christian.
  8. Originalmente a Fada Verde seria um homem musculoso e de cabelos compridos, com a voz de Ozzy Osbourne. Depois foi mudada para a fada com jeito de Sininho feita por Kylie Minogue, mas quando a fada fica má a voz ainda é a de Ozzy Osbourne.
  9. Nicole Kidman e Ewan McGregor usaram coletes e cabos de segurança para filmar a cena do elefante, pois estavam mais de 18 metros acima do chão.
  10. Courtney Love perdeu o papel de Satine para Nicole Kidman, e não escondeu de ninguém seu ressentimento contra Kidman. Love dedicou sua canção Miss World, sobre uma bela e egoísta mulher, para Kidman na turnê de sua banda Hole em 1999.
  11. Outras atrizes cotadas para Satine foram Catherine Zeta-Jones, Renée Zellweger, Kate Winslet, Hilary Swank, Natalie Mendoza, Sharleen Spiteri e Sophie Ellis-Bextor.
  12. Para o papel de Christian, Heath Ledger, Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal e Ronan Keating foram cogitados antes de McGregor ser escalado. Ledger e Gyllenhaal acabaram se tornando amigos durante os testes e estrelaram juntos O Segredo de Brokeback Mountain 4 anos depois. Em uma entrevista, o diretor Baz Luhrmann afirmou que a química entre Kidman e Ledger foi impressionante durante os testes, mas o ator não foi escolhido por conta da diferença de idade de mais de 10 anos entre os dois: Ledger tinha 21 anos na época, enquanto Kidman tinha 33. Ewan McGregor, que ficou com o papel, tinha 30.
  13. Foi o filme de abertura do festival de Cannes em 2001 com uma festa temática especial.
  14. Come What May é a única música original do filme. Ela foi originalmente escrita para Romeu + Julieta, mas não foi usada. Foi desqualificada para concorrer ao Oscar de melhor canção original por ter sido escrita para outro filme.
  15. A primeira exibição do filme foi para 250 pessoas próximas ao diretor Baz Luhrmann na cidade de Taree, na Austrália. Os ingressos foram vendidos na farmácia local.
  16. A maioria dos dançarinos de can-can tem sua própria personalidade, baseadas em diferentes fetiches masculinos, como a boneca, a empregada sexy ou um anjo.
  17. Durante a cena do trapézio de Satine, a luz azul foi usada porque fazia a pele pálida de Kidman brilhar. A vasta cabeleira vermelha da atriz em cena era uma peruca.
  18. Eram necessárias duas horas e meia todos os dias para colocar o figurino de Jim Broadbent.
  19. Na cena que os homens jogam suas cartolas para cima, elas estavam pressas por fios de nylon.
  20. Em 2013 o filme O Grande Gatsby, também dirigido por Baz Luhrmann, venceu o Oscar nas mesmas categorias que Moulin Rouge: design de produção e figurino. Ambas as funções são exercidas por Catherine Martin, casada com o diretor e que foi indicada ao Oscar para as mesmas categorias por outros dois filmes de Luhrmann: Australia (figurino) e Romeu + Julieta (design de produção). Ela ainda venceu o BAFTA nestas mesmas categorias pelo primeiro filme do diretor: Vem Dançar Comigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: