Este mês (FEV-2023) o filme Feitiço do Tempo completa 30 anos de estreia. Um clássico involuntário, o filme conta a história de um repórter (Bill Murray) que vai para a cidade de Punxsutawney, no estado da Pensilvânia, para cobrir o evento do dia da marmota, evento real que acontece todos os anos nos Estados Unidos e Canadá onde a população acompanha a saída de uma marmota de sua toca para “prever” quantos dias ainda vai durar o inverno. Acontece que o repórter de Bill Murray entra em uma espécie de looping, e acorda todos os dias no mesmo dia.

O filme conta um evento real: a cidade de Punxsutawney, a 120 quilômetros a nordeste de Pittsburgh, nos Estados Unidos, ficou conhecida no mundo todo por causa da festa no Dia da Marmota. A data é comemorada no dia 2 de fevereiro. Diz a tradição centenária que marmotas têm o poder de prever a duração do inverno.
Para saber se o verão chegará logo ou se o inverno irá durar mais, basta observar uma marmota da espécie monax. Se o animal sair da toca por causa do tempo nublado, o inverno terminará cedo. Já se o dia estiver ensolarado, o animal se assustar com a própria sombra e voltar para a toca, o inverno ainda fica por mais seis semanas.
Para comemorar os 30 anos do filme listamos aqui 13 filmes que também trazem a premissa do looping temporal, seja em romances, aventuras ou até mesmo terror.
A Morte Te Dá Parabéns (Amazon Prime, Globoplay)
Um dos filmes mais criativos dos últimos tempos, A Morte te Dá Parabéns mistura Feitiço do Tempo e Pânico, ao colocar sua protagonista sendo morta por um assassino mascarado e acordando sempre no mesmo dia (o do seu aniversário) para descobrir quem a persegue.

Ajustando um Amor (Amazon Prime)
Kaley Cuoco estrela essa comédia romântica como uma garota que descobre uma máquina do tempo que permite que ela reviva por 24 horas qualquer dia do passado. O problema é que ela decide reviver sempre o mesmo dia e se torna obcecada.

Palm Springs (Star+)
Outro longa que usa o looping como premissa para uma história de amor, Palm Springs coloca um casal preso no dia do casamento da irmã da moça. Inicialmente se odiando, os dois vão acabar se apaixonando ao reviver o mesmo dia inúmeras vezes.

Terror nos Bastidores (Claro Vídeo)
O longa prende um grupo de amigos em um looping dentro de um filme de terror. O mais interessante aqui é como o longa usa essa distorção de tempo e realidade para misturar terror e comédia. Como os personagens são levados para dentro de um slasher antigo, temos todos os clichês do estilo sendo repetidos e o grupo precisa sobreviver a esse assassino misterioso, mas contando com o fato de poderem voltar caso tudo dê errado.

Triângulo do Medo (Amazon Prime)
Quando Jess embarca em um veleiro com um grupo de amigos para o alto mar, ela tem o pressentimento de algo está errado. Sua suspeita se concretiza quando eles vão parar no meio de uma tempestade e para sobreviverem, todos são forçados a embarcar em um misterioso e aparentemente desocupado transatlântico. Ao caminhar pelos corredores, Jess tem a sensação de que já esteve no local antes e repara que o relógio do navio está parado. Estranhas coisas começam a acontecer e eles percebem que não estão sozinhos: alguém está caçando-os, um por um, e Jess, sem saber, está com a chave para encerrar todo esse terror.

No Limite do Amanhã (Amazon Prime)
Um filme-videgame em sua essência, aqui vemos o personagem de Tom Cruise morrer e “voltar pro início da fase” infinitas vezes, para aprender como vencer uma guerra contra alienígenas. A graça do filme está no seu treinamento com uma soldado linha-dura interpretada por Emily Blunt, que acaba matando-o mais vezes que os próprios alienígenas.

Contra o Tempo (HBO Max)
Neste longa, Jake Gyllenhaal acorda no corpo de um estranho oito minutos antes de um ataque terrorista explodir o trem em que eles estão. É seu trabalho usar este tempo para encontrar o terrorista e impedir o ataque.

Corra Lola, Corra (Claro Vídeo, Amazon Vídeo)
Um dos nossos filmes preferidos de todos os tempos, este já clássico de ação do diretor Tom Tykwer coloca sua protagonista em cenas eletrizantes de tirar o fôlego. Lola precisa correr contra o tempo para ajudar seu namorado e suas ações (que duram 20 minutos) se repetirão três vezes com cada uma delas sofrendo pequenas mudanças que afetarão todo o curso da história.

Primer (Mubi)
Um dos filmes sobre tempo mais criativos do cinema, Primer é um filme sobre dois cientistas que acidentalmente criam um aparelho que os permite voltar no tempo por algumas horas. Os dois vão repetir as voltas de algumas horas para enganar um ao outro.

O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas (Amazon Prime)
Dois adolescentes se descobrem presos de um mesmo dia e aquilo que começa parecendo ser um pesadelo rapidamente passa a revelar coisas bastante boas — ainda mais quando você não é o único a perceber esse caráter cíclico da existência. Assim, Margaret (Kathryn Newton) e Mark (Kyle Allen) passam a ficar mais próximos na tentativa de aproveitar da melhor maneira possível esse loop — e, consequentemente, nasce um algo mais dessa amizade.

Revivendo o Natal (Disney+)
Tudo começa quando Kate (Amy Smart) tenta reatar com o ex-namorado na mesma noite em que tem um encontro com outro cara. É óbvio que o plano dá errado e a noite se torna uma tragédia romântica sem precedentes — e eis que o milagre de Natal permite que ela reviva a data por mais 12 vezes até que ela aprenda com seus erros e consiga resolver seus problemas.

Mate ou Morra (Globoplay)
Na história, um ex-militar é obrigado a reviver o dia de sua morte infinitas vezes. Só que, ao encontrar uma estranha mensagem de sua mulher indicando que ele precisa escapar desse ciclo para salvar sua família, ele decide ir contra esse ciclo sem fim. Assim, ele passa a aprender com cada uma de suas derrotas para chegar até onde as respostas para esse estranho fenômeno estão e evitar uma tragédia ainda maior.

Antes Que Eu Vá (Google Play)
Na história, Samantha (Zoey Deutch) tem uma vida perfeita ao lado da família e amigos. Só que ela acaba morrendo em um acidente repentino e, misteriosamente, entra em um ciclo de reviver sua última semana de vida. Assim, ela tem tanto a oportunidade de se despedir de todos, corrigir alguns erros e entender o tamanho da dor que a sua ausência vai causar em todos à sua volta. Prepare o lenço.
