#DatasNoCinema – Feliz dia da Marmota!

A cidade de Punxsutawney, a 120 quilômetros a nordeste de Pittsburgh, nos Estados Unidos, ficou conhecida no mundo todo por causa da festa no Dia da Marmota. A data é comemorada no dia 2 de fevereiro. Diz a tradição centenária que marmotas têm o poder de prever a duração do inverno.

Para saber se o verão chegará logo ou se o inverno irá durar mais, basta observar uma marmota da espécie monax. Se o animal sair da toca por causa do tempo nublado, o inverno terminará cedo. Já se o dia estiver ensolarado, o animal se assustar com a própria sombra e voltar para a toca, o inverno ainda fica por mais seis semanas.

A tradição nasceu na cidade porque dizem que ali vive uma marmota considerada a melhor previsora do tempo de sua espécie, chamada pelos moradores de Punxsutawney Phil. Segundo os moradores locais, ela mais de 100 anos. A expectativa de vida de uma marmota é de 6 a 10 anos, sendo que o máximo que um animal do tipo viveu em cativeiro foi 14 anos.

A credibilidade do animal é tão grande que quem chega à cidade é recebido com uma placa que anuncia a previsão de Phil para o ano. Uma pesquisa realizada em 2000 comparando as previsões de Phil com a realidade entre 1950 e 1999 constatou que a marmota acertou em mais de 70% dos casos.

Mas pra quem nasceu antes de 1990, o dia tem outro significado: o Dia da Marmota é o tema do filme Feitiço do Tempo (1993). Na trama, o meteorologista Phil Connors, interpretado por Bill Murray acorda todos os dias no mesmo dia, no caso, o Dia da Marmota, em Punxsutawney. Quando ele percebe o feitiço, passa a tirar vantagem dele, mas depois vem o tédio e o sentimento de frustração por não saber como sair daquela situação. Depois de se desesperar, o personagem passa a reavaliar sua vida.

feitico-do-tempo

A frase “Groundhog Day” (Dia da Marmota) entrou em uso comum como uma referência a uma situação desagradável que se repete continuamente, ou parece repetir.

As locações da maioria das filmagens do filme não foram efetivamente em Punxsutawney, mas sim em Woodstock, Illinois (somente uma curta direção da casa de Murray de Wilmette). Os habitantes de Woodstock ajudaram a produção do filme trazendo aquecedores para esquentar o elenco e a equipe do tempo frio. Em Punxsutawney, o verdadeiro Gobbler’s Knob está localizado em uma área rural de quase 2 milhas (3 km) ao leste da cidade. No entanto, a locação utilizada em Woodstock dá a impressão que Knob está dentro da cidade. The Tip Top Cafe em Woodstock, onde muitos filmes usam o lugar, foi originalmente um set criado para o filme, mas a procura local levou à sua abertura como um verdadeiro café. Eventualmente fechou, mas um “Tip Top Bistro” pegou seu lugar. Este, também, eventualmente fechou e a locação é agora lugar para Bella’s Gelateria que serve café e sorvete italiano.

O filme está em 34º na lista dos 100 Funniest Movies (100 Filmes Mais Divertidos) do American Film Institute. É o 32º colocado nos 100 Funniest Movies do canal americano Bravo. Na edição especial anos 90 da revista Total Film, Groundhog Day foi considerado o melhor filme de 1993 (o ano que viu o lançamento de A Lista de Schindlre e O Piano). Em 2000, leitores da revista Total Film votaram nele como o 7º maior filme de comédia de todos os tempos. The Writers Guild of America avaliou o filme como roteiro em #27 na lista dos 101 Greatest Screenplays (101 Maiores Roteiros já escritos). Tem uma avaliação recente de 96% no Rotten Tomatoes. No Metacritic, o filme tem uma contagem de 72 (geralmente análises favoráveis) em 100.

A frase “Groundhog Day” (Dia da Marmota) entrou em uso comum como uma referência a uma situação desagradável que se repete continuamente, ou parece repetir.

A frase “Groundhog Day” (Dia da Marmota) entrou em uso comum como uma referência a uma situação desagradável que se repete continuamente, ou parece repetir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s