Pedala Wilee, Pedala!

Quando Tom Tykwer, lá nos longínquos anos de 1998, pôs Franka Potente para correr, criou um dos filmes mais angustiantes das últimas décadas: Corra Lola, Corra. Perseguições, pouco tempo, armas e dinheiro. Até aí nada de original, não fosse o fato da moça estar a pé aliado a uma montagem e roteiro brilhantes criaram um clássico. E volta e meia uma mente tem dessas ideias geniais.
David Koepp, diretor do criticado Janela Secreta (entre outros) e roteirista de pérolas como Jurassic Park, Zathura e o primeiro Missão Impossível, resolveu meio que transpor a história para Nova York com algumas mudanças. Quase podemos chamar Perigo Sob Encomenda (Premium Rush) de “Pedala Wilee, Pedala”!
Filmes de perseguição já vimos muitos. Em bicicletas é a primeira vez.  Wilee (Joseph Gordon-Levitt, o novo boy-wonderde Hollywood) é um mensageiro que entrega pacotes de bicicleta pelas ruas de Nova York. Seu lema é nunca parar. Sua bicicleta não tem freios ou marchas. Pedala na raça e é considerado o melhor entre os entregadores.
Segue sua vida com alguns arranhões e tombos, mas sem maiores problemas. Certo dia recebe o pedido para entregar um envelope no bairro chinês. Daí pra frente o filme não dá trégua. Wilee corre da polícia, de outros entregadores, é perseguido a pé e de carro pelo meio do trânsito louco da big apple e tome tombo.
Dania Ramirez (que já vimos em Heroes) é a namorada em conflito: acha que ele dá mais importância ao trabalho que a ela. Claro que um outro cara vai acabar surgindo, mas esse é o menor dos problemas de Wilee. Quando um policial corrupto entra em sua cola querendo a encomenda que ele ficou encarregado de entregar o jogo fica realmente perigoso. E tudo que ele tem é sua bicicleta.
Com uma montagem ágil que não dá pausa pra respirar, o filme tem algumas idas e vindas no tempo para explicar a ação e os personagens: o que é o pacote, por que o policial o quer, qual o envolvimento da namorada de Wilee na história toda e porque é imprescindível que seja entregue no horário. O final acaba simplificado, é verdade, mas não existem pirotecnias de roteiro. É tudo muito simples e claro: quem é mocinho e quem é bandido.
Perigo por Encomenda estreou em agosto no EUA e chegará direto em home vídeo no Brasil, ainda sem data definida.
*Não é segredo pra ninguém minha paixão por Joseph Gordon-Levitt desde 10 Coisas que eu Odeio em Você. Depois do filme assisti 3rd Rock From the Sun e passei a seguir a carreira do ator. Com 31 anos hoje, Gordon-Levitt vai de filmes estranhos como A Ponta de um Crime (um noir moderno), Mistérios da Carne (filme gay fortíssimo), 500 Dias Com Ela (romance que se tornou ícone indie-hipster), J.I.Joe, A Origem, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Looper e 50%, entre tantos outros. Uma filmografia capaz de fazer inveja a muita gente. E ele não apenas atua. Foi produtor executivo de Looper e está com filme pronto que roteirizou, dirigiu e estrelou para estrear ano que vem, com Scarlet Johansson e Julianne Moore no elenco. Seu blog (http://www.hitrecord.org/) tem curtas, musicas, poemas, fotografias e já virou livro. Após a morte de Heath Ledger, foi chamado de seu substituto, devido à amizade entre os dois, à semelhança e ao talento comparável. Quando seu nome surgiu no elenco da última parte de Batman, era tido como certo no papel do Coringa (não foi bem assim). E ele está só começando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: