Torta de Smurfs

Quem me conhece sabe que raramente faço uma receita ao pé da letra. E que também raramente repito uma receita, mesmo as que invento. Ano passado para o Natal fiz um mousse de iogurte natural com gelatina de Halls e cereja que quem comeu disse q estava ótimo. Nunca mais fiz e perdi a receita.
Este ano resolvi adaptar várias receitas e criar uma torta azul de Curaçao Blue com calda de morango e blueberry (ou mirtilo. Achei que seria difícil de achar e caro, mas não é). Para evitar que perca a receita de novo e para compartilhar com meus 3 leitores (caso alguém queira fazer também) vou postar a receita aqui, já que ela só existe na minha cabeça mesmo.
A torta deve ser feita em três etapas e vou descrever aqui na ordem, para que você não se atrapalhe e faça o recheio antes da massa e desande com tudo. É aconselhável que se faça a sobremesa no dia anterior, para dar tempo suficiente de gelar. Parece complicado, mas nem é.
Uma variação é não fazer a massa, colocar o recheio em taças individuais, gelar e colocar a calda.
Vamos lá:

Massa:
300g de bolacha Maizena
300g de manteiga sem sal

Modo de fazer:
triture bem a bolacha até virar uma farinha. Misture com as mãos com a manteiga (já deixe fora da geladeira por um tempo pra ficar mais maleável) até virar meio que uma pasta. Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo falso com a massa sem deixar muito grosso. Asse por uns 20 minutos até que fique dourada. Separe.

Recheio:
1 lata/caixinha de leite condensado
1 lata/caixinha de creme de leite
100ml de Curaçao Blue
300ml de leite
2 embalagens de gelatina de tuti-fruti ou menta refrescante (que são azuis. Usei a de tuti-fruti, porque não encontrei a outra)

Modo de fazer:
Dissolva as gelatinas em 100ml de leite morno. Bata todo o restante no liquidificador e por último adicione a gelatina dissolvida e bata novamente. Despeje sobre a massa assada JÁ FRIA. Leve à geladeira até endurecer.

Calda:
1 bandeja de morango
1 bandeja de blueberries (100g)
1 xícara de água
1 xícara de açúcar

Modo de fazer:
Pique os morangos (reserve uns 6 para decorar). Misture a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo. Mexa e misture os morangos. Aqui é a parte mais chatinha… ferva mexendo de vez em quando até evaporar boa parte da água e engrossar. Leva uns 20 minutos. Cuidado, vai ferver MESMO e espirra um pouquinho. Cuidado pra não se queimar. Qualquer coisa peça a ajuda de um adulto. Quando estiver mais grosso já e antes de desligar o fogo misture os blueberries deixando um pouquinho separado para a decoração também. Ferva mais uns 5 minutos e desligue.
Espere esfriar e despeje a calda sobre a torta já gelada. Decore com os morangos e blueberries que deixou separado e volte à geladeira. Sirva depois de tudo gelado.

Um comentário em “Torta de Smurfs

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: