Especial Dia das Crianças: as 55 crianças mais famosas do cinema

Dia das crianças é data clássica. Todo mundo gosta de comemorar, até quem não é mais criança. Então que tal lembrar das crianças mais famosas do cinema?

Kevin McCallister, de Esqueceram de Mim

20623831

Personagem vivido por Macaulay Culkinem Esqueceram de Mim e Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York. Ele é deixado sozinho em casa pela família, que parte em férias, e acaba sendo obrigado a enfrenter dois perigosos bandidos.

Dorothy Gale, de O Mágico de Oz

20623832

Dorothy é sem dúvida uma das mais conhecidas crianças das telonas. Vivida por Judy Garland no clássico O Mágico de Oz, a garota deixa sua vida pacata e descolorida no Kansas após ser levada por um tornado para o mundo mágico de Oz. Lá se depara com um leão covarde, um atrapalhado espantalho e um homem de lata sem coração, que vão ajudá-la a enfrentar a Bruxa Má do Oeste.

Harry Potter, de Harry Potter e a Pedra Filosofal…

20623837

É difícil pensar em Harry Potter como criança pois ele já estava bem crescido quando deixou as telonas em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, mas era bem pequenininho lá no começo da franquia, principalmente em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Seus amigos Hermione (Emma Watson) e Rony (Rupert Grint) poderiam estar na lista, mas Harry representa a dupla. Daniel Radcliffe ainda interpretou o personagem em Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1.

Vandinha, de A Família Addams

20623838

Atuando ao lado de nomes como Anjelica Huston, Raul Julia e Christopher Lloyd, Christina Ricci se destacou na pele da jovem Vandinha em A Família Addams e A Família Addams 2. Como seus familiares, a garota tem uma queda pelo macabro e está sempre perturbando o irmão.

Menino Maluquinho, de Menino Maluquinho – O Filme

20623856

O personagem criado por Ziraldo foi interpretado por Samuel Costa em Menino Maluquinho – O Filme e Menino Maluquinho 2 – A Aventura. Maluquinho faz jus ao nome, sendo marcado pelo jeito ativo e animado.

Charlie Bucket, de A Fantástica Fábrica de Chocolate

20623858

Charlie Bucket é um menino pobre que ganha a chance de conhecer uma estranha fábrica de chocolates e seu misterioso dono, Willy Wonka. O personagem foi vivido por Peter Ostrum em A Fantástica Fábrica de Chocolate(1971) e por Freddie Highmore na refilmagem A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005).

Hugo Cabret, de A Invenção de Hugo Cabret

20623859

Asa Butterfield vive Hugo Cabret em um belo e delicado filme de Martin Scorsese. O personagem é um órfão que vive escondido na estação de trem de Paris e vaga pelo local tentando escapar do inspetor e viver aventuras, algumas ao lado da jovem Isabelle (Chloë Grace Moretz). A Invenção de Hugo Cabret conta com uma homenagem ao cinema e um de seus grandes nomes, George Méliès.

Garoto, de O Garoto

20623860

Jackie Coogan foi o responsável por interpretar o “garoto” do título, que ajuda o clássico vagabundo de Carlitos em seus golpes pela rua.

Olive, de Pequena Miss Sunshine

20623861

Determinada a conquistar um concurso de beleza, Olive consegue reunir todos os seus estranhos familiares em um único objetivo em Pequena Miss Sunshine. Abigail Breslin interpreta a personagem e se saiu também que conquistou uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Hit Girl, de Kick Ass – Quebrando Tudo

20623862

O nome do filme ressalta outro personagem, mas é inegável que o destaque de Kick Ass – Quebrando Tudo é a Hit Girl de Chloë Grace Moretz. A garota é uma super-heroína mirim que bota pra quebrar e não pouco os vilões. Também marca presença em Kick-Ass 2.

Nicolau, de O Pequeno Nicolau

20623863

Baseado em clássico da literatura infanto-juvenil da França, O Pequeno Nicolau conta a história de um jovem garoto que divide seu dia entre ir ao colégio, brincar com os amigos e ficar em casa com os pais. Nicolau é vivido por Maxine Godart e é a estrela principal desta divertida e delicada produção.

Mikey Walsh, de Os Goonies

20623864

Muito antes de ajudar Frodo por sua jornada pela Terra Média, Sean Astin interpretou Mikey Walsh em Os Goonies. Mikey é a figura central no grupo de jovens amigos, sendo o representante ideal da turma que ainda tem Bocão (Corey Feldman), Chunk (Jeff Cohen) e Data (Jonathan Ke Quan).

Elliot, de E.T. – O Extraterrestre

20623865

Drew Barrymore ficou marcada como a maior estrela mirim no elenco de E.T. – O Extraterrestre, mas não foi dela o personagem criança de maior destaque na produção. Elliot (Henry Thomas) é o garoto que encontra o ET e que faz de tudo para ajudá-lo, inclusive um passeio nada seguro de bicicleta.

Billy Elliot, de Billy Elliot

20623867

Billy é um jovem garoto que no meio de uma sociedade conservadora decide deixar as aulas de boxe para se dedicar a sua paixão: o balé. Vivido por Jamie Bell, o personagem enfrenta o preconceito e até mesmo as opiniões do pai e do irmão. Billy Elliot conta com direção de Stephen Daldry, que voltou a trabalhar com um protagonista mirim em Tão Forte e Tão Perto.

Lucy, de Uma Lição de Amor

20623868

Uma Lição de Amor foi fundamental para transformar Dakota Fanning em uma estrela mirim. Ela interpreta a jovem Lucy Diamond Dawson nesta sensível produção repleta de músicas dos Beatles e com grande atuação de Sean Penn.

Alice Dainard, de Super 8

TN tn-dpt-reel

Curiosamente, a Lucy de Uma Lição de Amor, quando bebê, é vivida por Elle Fanning, irmã de Dakota que anos mais tarde estaria criando sua própria personagem infantil inesquecível em Super 8. A cena em que ela atua na estação de trem é emocionante.

Fica aqui um adendo: todas as crianças de Super 8 são excepcionais, além de Alice em especial Joe Lamb, vivido por Joel Courtney (na foto com Alice)

Jack Charles Powell, de Jack

20623872

O personagem Jack Charles Powell (Robin Williams) sofre de uma doença rara em Jack, de Francis Ford Coppola. No caso, ele envelhece quatro vezes mais rápido do que um garoto normal.

Matilda Wormwood, de Matilda

20623873

Vivida por Mara Wilson, a personagem-título de Matilda é mais uma clássica criança das telonas. Brilhante aos 6 anos, ela é obrigada a enfrentar as limitações dos pais (Danny DeVito e Rhea Perlman) e a perseguição da diretora da escola (Pam Ferris), contando apenas com o apoio da professora Jenny (Embeth Davidtz).

Dennis Mitchell, de Dennis, o Pimentinha

20623874

Pobre Sr. Wilson… Ainda que adorável, Dennis (Mason Gamble) é aquele vizinho que dá muito trabalho, aparecendo sem ser convidado e sempre aprontando alguma coisa. Não é por outro motivo que o nome do filme é Dennis, o Pimentinha.

Chris Chambers, de Conta Comigo

20623875

Assim como Goonies, Conta Comigo é outro clássico jovem dos anos 80 que conta com várias crianças no elenco. Aqui, o destaque vai para o falecido River Phoenix, que interpreta Chris Chambers. Ele é o líder de um grupo de garotos que tentam encontrar o corpo de um outro menino, que está desaparecido.

Giosuè Orefice, de A Vida é Bela

20624028

Giosué tem a clássica inocência infantil em A Vida é Bela. Vivido por Giorgio Cantarini, o garoto é mandado com o pai para um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Ele, no entanto, não sabe o que está acontecendo. Para manter o filho feliz, o pai interpretado por Roberto Benigni finge que tudo é uma grande brincadeira.

Mary Lennox, O Jardim Secreto

20624030

Após a morte dos pais, Mary vai viver com o tio, um lorde inglês. O tio nunca está presente e seu primo Colin sofre de uma condição que o deixa isolado em seu quarto. Com isso, Mary passeia pelos jardins da mansão e acaba se deparando com um lugar bem especial que justifica o título O Jardim Secreto. Kate Maberly interpreta a personagem principal.

Jonah, de Sintonia de Amor

20624033

Em regra, comédia romântica não é lugar para crianças. Na maioria das vezes, temos um cara e um mulher solteiros que se apaixonando e por aí vai. Este não é o caso do delicado Sintonia de Amor. Na trama, o pequeno Jonah (Ross Malinger) assume a posição de cupido na relação entre Tom Hanks e Meg Ryan.

Greg Heffley, de Diário de um Banana

20624038

Greg Heffley é um garoto que sofre com a falta de popularidade no colégio. Ele escreve em um diário sobre o seu dia a dia, retratando a visão de criança sobre vários elementos da vida adulta. Zachary Gordon vive o protagonista em Diário de um Banana, Diário de Um Banana 2 – Rodrick é o Cara! e Diário de um Banana – Dias de Cão.

Sara Crewe, de A Princesinha

20624043

Liesel Matthews interpreta a pequena Sara Crewe em A Princesinha, de Alfonso Cuarón. Após a perda da mãe, a garota recebe a notícia de que seu pai foi convocado para a guerra. Assim, é deixada em um internato só para meninas. Sara usa sua criatividade e imaginação para viver bem no local. A personagem foi vivida por Shirley Temple na versão de 1939.

Andy, de Toy Story

20624096

Andy é o representante dos garotos animados nesta matéria. Ele acabou ganhando a disputa com Dug, de Up – Altas Aventuras. Andy é o dono dos brinquedos de Toy Story – Um Mundo de Aventuras, Toy Story 2 e Toy Story 3. O publico cresceu com ele e sofreu junto no momento em que teve que se despedir de Woody, Buzz e companhia.

Peter Pan, de Peter Pan

20624138

Peter Pan é uma das crianças mais conhecidas do mundo da ficção. Ele se recusa a crescer e quer ser criança para sempre. Forma uma espécie de exército de jovens para combater o temido Capitão Gancho. Foi visto em Peter Pan(2003), na animação Peter Pan (1953) e também em Hook – A Volta do Capitão Gancho (1991), além de várias outras produções.

Lucy Pevensie, de As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupas

Lucy-Pevensie-lucy-pevensie-2503492-666-443

São quatro os protagonistas “humanos” de Nárnia, mas é Lucy (Georgie Henley) quem encanta a todos com seu olhar maravilhado no novo mundo que ela descobre dentro do guarda roupas. Ao lado dos irmãos Edmund (Skandar Keines), Peter (William Moseley) e Susan (Anna Popplewell), Lucy vai encantar a todos nós e fazer do primeiro filme o melhor até agora da franquia.

Russel, de Up – Altas Aventuras

russellUP_1

Russel é um escoteiro gordinho empenhado em ajudar os outros, e vai acabar mudando a vida do velho rabugento Sr. Fredricksen.

Bruce Wayne, de Batman Begins

Batman-Begins-Birth-of-a-bat-350w

Gus Lewis aparece pouco na pele do jovem Bruce Wayne. Mas é com ele que aprendemos uma importante lição e dois fatos definitivos na mitologia de Batman são mostrados: o trauma de morcego e o assassinato dos pais.

Michael Sullivan Jr, de Estrada Para Perdição

tyler-hoechlin-1320778459

O pequeno Michael testemunha um crime que não deveria e coloca o pai (Tom Hanks) em apuros para salvar suas duas vidas.

Tim e Lex Murphy, de Jurassic Park

jurassic-park-scary

Os dois irmãos vividos por Joseph Mazzello e Ariana Richards comem o pão que o tiranossauro amassou na ilha do primeiro filme. E criam um clássico.

Mauro, de O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias

20323240

O pequeno Mauro (Michel Joelsas) é deixado pelos pais com um vizinho praticamente desconhecido enquanto estes fogem da ditadura brasileira.

Max, de Onde Vivem os Monstros

Where the Wild Things Are

Max (Max Records) encontra um mundo onde monstros convivem e se divertem bem perto de sua casa. Adaptação do livro de Maurice Sendack.

Leandro, de Verônica

veronica

Matheus de Sá vive estudante Leandro. Órfão após seus pais serem assassinados num tiroteio, o menino ficará a cargo da professora Verônica (Andréa Beltrão) que irá fazer de tudo para salvar sua pele.

George Little, de Stuart Little 1 e 2

stuart-little-1999-06-g

O personagem de Jonathan Lipnick só queria um irmãozinho, mas seus pais lhe presentearam com um irmão-rato, o que para todo mundo foi uma coisa super normal…

Josué, de Central do Brasil

central-do-brasil

Josué talvez seja a criança mais famosa do cinema brasileiro. Ao lado de Fernanda Montenegro, o jovem Vinícius de Oliveira protagonizou um dos filmes mais belos e tocantes do cinema nacional.

Riquinho, de Riquinho

richie-rich2

O personagem vivido por Macaulay Culkin no filme de 1994 é adaptação cinematográfica dos quadrinhos que surgiram em 1953 e contavam a história do menino mais rico do mundo.

Gasparzinho, de Gasparzinho

casper_480_poster

Claro que uma criança fantasma não poderia faltar. Ao lado de Christina Ricci, o personagem do fantasminha camarada interpretado por Malachi Pearson também é da adaptação para os cinemas de uma história em quadrinhos antiga. Sua primeira aparição (com o perdão do trocadilho) foi em 1939.

Alexa e Juni Cortez, de Pequenos Espiões

alexa-vega-spy-kids

Os dois irmãos espiões interpretados por Alexa Vega e Daryl Sabara nos quatro filmes da série seguem os passos dos pais (no filme, Antonio Banderas e Carla Gugino) com equipamentos de última geração na espionagem.

Peter e Judy Shepherd, de Jumanji

SCARY-JUMANJI

Você provavelmente não se lembra, mas a menininha de Jumanji era ninguém menos que Kirsten Dunst! Sim, ao lado de Bradley Pierce (seu irmão no filme) e Robbin Williams, ela vai jogar o jogo que todos queríamos participar quando vimos o filme!

Josh, de Quero Ser Grande

big-keyboard

Josh (Tom Hanks) é um menino que pede para uma máquina mágica que vire adulto. E cria um dos filmes mais clássicos e uma das cenas mais antológicas de nossa infância.

Dadinho, Cidade de Deus

douglas-silva-dadinho-em-cidade-de-deus-2002-de-fernando-meirelles

Dadinho (Douglas Silva) nasceu e cresceu na favela Cidade de Deus num dos filmes mais icônicos do cinema brasileiro. Cresce e proclama a frase que se tornaria clássica da cinematografia nacional…

Coraline, de Coraline

coraline_5

A garotinha de cabelo azul e casaco amarelo saltou das páginas de Neil Gaiman pra um desenho maravilhoso e ainda ganhou a voz de Dakota Fanning.

Cole Sear, de O Sexto Sentido

the-sixth-sense-10991

A estreia de M. Night Shyamalan no cinema não seria nada sem o personagem de Haley Joel Osmett. O menino que “vê gente morta” congelou muita gente no cinema.

Bastian, de A História Sem Fim

tns_081BarretOliverFalkor

Outro clássico de nossa infância, A História Sem Fim conta a história do menino Bastian que após ganhar um livro é transportado para uma terra mágica. Vai dizer que você nunca sonhou em voar naquele cachorro gigante (que na verdade era um dragão)?

Meggie, de Coração de Tinta

eliza_bennett_eliza_as_meggie_inkheart__9h6dnKL.sized

Outra história envolvendo livros e uma menina que quando lê suas páginas os personagens tomam vida. Adaptado de livro de Cornelia Funke em filme com Brendan Fraser e Hellen Mirren no elenco.

Victor, de Frankenweenie

Frankenweenie+image

Victor foi inspirado no personagem de mesmo nome do clássico da literatura Frankenstein. Assim como seu antecessor ele usa métodos mecânicos para trazer alguém à vida. Mas aqui não é um homem, é apenas seu cachorrinho Sparky numa animação linda e tocante com direção do mestre Tim Burton.

Damien, de A Profecia

damian

Existem muitas crianças más no cinema, mas nenhuma é igual à Damien, que é o coisa ruim em pessoa. De dar muito medo, tanto no filme original de 1976 (com Gregory Peck no elenco) quanto na refilmagem de 2006 (com Julia Stiles e Liev Schreiber).

Molly Singer, de Corina: Uma Babá Perfeita

936full-corrina-corrina-screenshot

A história da menina branca deixada com a babá negra é comovente e divertida. Também pudera, com uma babá como Whoopi Goldberg como não rir à toa?

Henry e Mark Evans, de O Anjo Malvado

macaulay-culkin-1324865524

o menino interpretado por Macaulay Culkin neste filme mostra como crianças podem ser más, ainda que pequenas. Ele faz o diabo com o pobre primo interpretado por Elijah Wood até um dos melhores finais que o cinema já produziu.

Abby, Deixa Ela Entrar

Oskar_Eli_Owen_Abby

A pequena vampira do filme sueco foi tão impressionante que o filme ganhou uma refilmagem americana com a nova menina-prodígio do cinema Chloë Grace Moretz no papel principal.

Lyra, A Bússola de Ouro

17441253-17441255-large

Mais uma adaptação de livro infantil, o filme não fez muito sucesso é verdade, mas a aventura de Lyra (Dakota Blue Richards) adaptada do primeiro livro de uma série de Phillip Pullman contou com efeitos lindos e ótimo elenco, com nomes de peso como Nicole Kidman, Pierce Brosnan, Ian McKellen e Freddie Highmore.

Jim Graham, de O Império do Sol

christian-bale--empire-of-the-sun-w

Muito antes de ser o melhor Batman de todos os tempos, Christian Bale já impressionava como um menino inglês lutando para sobreviver durante a ocupação japonesa na Segunda Guerra Mundial no filme de 1997 dirigido por Steven Spielberg.

Anne e Nicholas Stewart, de Os Outros

500full

As duas crianças sensíveis à luminosidade fazem a gente tremer de medo num dos melhores suspenses do cinema de todos os tempos  na estréia hollywoodiana do diretor chileno Alejandro Amenábar.

Flora McGrath, de O Piano

500full (1)

Anna Paquin tinha apenas 11 anos ao estrelar este drama dirigido por Jane Campion, e por sua atuação ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

Junior, de O Pestinha

Junior-Healy

Michael Oliver aprontava o inferno neste filme que acabou se tronando outro clássico da TV.

James, de Olha Quem Está Falando

968full-look-who's-talking-screenshot

Ele era apenas um bebê, mas com a voz de Bruce Willis pensava muito e se metia na vida da mãe até  não poder mais. O filme ainda rendeu duas sequências com o elenco original.

Flecha, de Os Incríveis

everyones-special-dash

Ele é hiperativo e tem super velocidade. E é filho de super heróis. Precisa mais?

Adaptado e complementado de lista do Adoro Cinema

5 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s