Como deixar nossas porcarias do dia a dia mais saudáveis

Quando você gosta de porcaria não tem jeito, não abre mão. As dicas dos nutricionistas, claro, são não comer. mas se não tiver outro jeito, diminua. Ainda existem outras possibilidades, como tornar algumas dessas porcarias mais saudáveis.

Recente reportagem da Gazeta do Povo falou exatamente sobre isso (direcionada aos pais de crianças que “só gostam de porcarias”, por isso aqui adaptada):

Algumas mudanças simples, desde a forma de preparo até a compra do produto com menos conservantes e calorias, contribuem para uma refeição mais saudável sem perder a cara do salgadinho ou docinho favorito. Apesar de algumas gostosuras não possibilitarem muitas adaptações benéficas, a regra é: quanto menos, melhor:

*Desnecessário dizer que com exceção do macarrão instantâneo eu AMO todo o resto da lista e fiquei com a boca cheia dágua só de ler e buscar as imagens pra ilustrar.

Brigadeiro

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Novas versões do brigadeiro têm surgido no mercado, como aqueles feitos de casca de banana, de mandioca, e aumentam a versão saudável do docinho preferido em festas infantis. Mas, mesmo o tradicional, de leite condensado e chocolate, pode ter as calorias reduzidas. Busque chocolates que sejam menos açucarados, mais puros e próximos do natural. Utilizar corantes naturais também é uma opção. Como o leite condensado continua o mesmo, a dica é deixar os doces para momentos especiais e esporádicos.

Nuggets e batatas smile

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Assado é a opção mais saudável de oferecer os nuggets e as batatas smile de forma rápida e sem muito trabalho. Outra forma de preparo é grelhar em uma frigideira sem óleo, ou nas sanduicheiras normais. Para aqueles que têm um tempinho, os nuggets podem ser feitos em casa, com frango desossado, misturado à proteína de soja e separado em pequenas porções, como um mini-hamburguer.

Geladinho e sorvete

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Ao invés de comprar o geladinho industrializado, feito basicamente de corante e açúcar, o preparado em casa com leite e frutas é bem mais aceitável. Outras opções são sucos preparados com a fruta e iogurtes naturais adoçados com o mínimo de açúcar. Se as crianças não dispensam o tradicional, é possível fazer um com gelo e corante natural. Já os sorvetes de bola são mais complicados, mas ainda possíveis. Misturar um iogurte natural com o emulsificante (encontrado em lojas de festas ou confeitarias) ajuda a dar um resultado similar ao do sorvete.

Pipoca de micro-ondas

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A pipoca, sozinha, é um alimento muito saudável. O problema vem com a adição exagerada de sal ou bacon. As pipocas de micro-ondas recebem, ainda, tratamento especial para explodir mais rápido e junto com o sabor, bem mais gordura, condimentos e, com tudo isso, calorias. No caso da pipoca, é melhor fazer na panela, com pouco óleo.

Macarrão Instantâneo

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Por ser um produto pré-frito para facilitar o cozimento, o macarrão instantâneo não é, por si só, um alimento saudável. A melhor opção é a massa tradicional, que leva um pouco mais de três minutos e não tem tantas calorias quanto o instantâneo. Se não há outro jeito, deixe de lado o molho pronto que vem com o produto, repleto de conservantes e sódio em exagero. Prefira picar os tomates e preparar o molho caseiro que, além de ser mais nutritivo, evita problemas renais e de hipertensão nas crianças (e adultos).

Pastel

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Os pasteis assados mudam a textura do tradicional, mas mesmo o frito tem pontos positivos. A massa é uma fonte de carboidratos e o óleo é uma fonte de gordura que todos precisamos. Uma opção é fazer o pastel em casa, com óleo novo, e com recheios simples, sem muitos complementos que agreguem mais calorias. A parcimônia continua o principal indicativo de quando e quantos comer. A nutricionista ressalva que a substituição por outros salgados, como uma sfiha é ainda melhor.

Batata frita

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Assim como o pastel, a batata frita não ficará da mesma forma se preparada de outro jeito senão por meio da fritura. Resta apelar para a moderação tanto na quantidade de batatas quanto no sal, na maionese, catchup, mostarda e outros condimentos.

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