Quatro lições de vida e carreira que podemos aprender com O Grande Gatsby

Pois é, o cinema pode ser também um grande aprendizado. E não estou falando daqueles filmes babacas e pretensiosos cheios de lição de moral. Estou falando de cinema de verdade.

Este ano estreou a aguardadíssima adaptação do romance de F. Scott FItzgerald O Grande Gatsby nos cinemas. Dirigido por Baz Luhrmann e com Leonardo DiCaprio no papel principal, o filme conta a história do misterioso milionário Jay Gatsby em forma de crítica ao sonho americano e ao modo de vida daquela alta sociedade com seus luxos e festas. (leia a resenha e saiba mais sobre o filme AQUI)

O site Dinheirama em tradução de uma postagem do jornal londrino The Hunfington Post, mostrou um paralelo bacana e listou quatro lições que podemos adotar pra vida e no ambiente profissional que podemos aprender com o filme:

O enredo

A história de “O Grande Gatsby” se passa na cidade de Long Island, Nova Iorque, durante o verão de 1922. Gatsby é um milionário conhecido por promover festas em sua mansão. A fonte de sua fortuna é um grande mistério e nem mesmo os convidados de seus bailes sabem dizer de onde ela vem.

1. Sua rede de contatos é seu maior patrimônio

THE GREAT GATSBY

O que pessoas poderosas e com boas condições financeiras têm em comum? Uma rede de contatos muito forte, onde a troca de informações e o apoio mútuo são incentivados.

Na história, temos Nick Carraway e Tom Buchanan entre os personagens principais, sendo que ambos frequentaram aulas em Yale. No decorrer da história, Tom, de família tradicional e rica, se torna primo de Nick através de um casamento, o que leva Nick a conhecer um novo mundo de riqueza e extravagância.

A realidade é que conhecer pessoas e se relacionar com elas é um ponto importante para descobrir novos horizontes e possibilidades. Contatos familiares, como o do exemplo, podem criar vínculos muito mais fortes e duradouros.

2. É você quem traça seu futuro

great_gatsby

Reinvenção é uma boa palavra para citar a história de Jay Gatsby, uma vez que o personagem veio de uma família pobre e foi capaz de unir esforços para se tornar o milionário delirante que fez sua fama.

Motivado em conquistar o amor de Daisy, Gatsby conseguiu alcançar o poder e a riqueza que achava necessária dando mais uma lição para nós: determinação. Com a motivação certa, você é capaz de alcançar seus sonhos e objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

3. Seja acessível aos outros

the-great-gatsby-party

O costume de promover festas em sua mansão fez com que Gatsby recebesse muitas pessoas e, consequentemente, aumentasse sua visibilidade na sociedade.

Obviamente, nem todos podem criar encontros semanais, mas participar dos principais eventos de sua área de atuação – onde você sabe quem é quem – é uma atitude importante para ampliar ainda mais sua rede de contatos.

Afinal, se as pessoas podem conversar com você pessoalmente, será melhor do que uma troca de e-mails ou de tweets.

4. Faça seu dever de casa

great-gatsby

Fazer seu dever de casa significa se preparar antes de qualquer coisa. Isso pode ser ligado ao fato de conhecer (mesmo) as pessoas com quem você se relaciona profissionalmente.

Gatsby foi capaz de alcançar o sucesso financeiro através de atitudes e negócios moralmente duvidosos, de forma manipuladora e mentirosa. Em outras palavras, ele pode ser visto como o tipo clássico de oportunista.

Na vida, você vai conhecer esse tipo de profissional, por isso é tão importante saber com quem você está lidando. Fulano é confiável? Quem são seus amigos? As pessoas acreditam em seu trabalho? O Google está aí para isso também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: