Quem foi criança ou adolescente na década de 90 certamente se lembra da novela Éramos Seis, exibida pelo SBT. Baseada no romance homônimo de Maria José Dupré, a novela era protagonizada por Irene Ravache, que interpretava a bondosa D. Lola. Com direção de arte impecável e reconstrução de época bem feita, a trama bastante familiar caiu no gosto do público ao mostrar a luta da dona de casa na criação de seus quatro filhos.
Em maio deste ano, Éramos Seis completou 20 anos de estreia em meio a rumores de que um remake estaria a caminho, em outra emissora. Escrita por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho e dirigida por Nilton Travesso, Henrique Martins e Del Rangel. Regravação da novela homônima produzida pela Rede Tupi levada ao ar em 1977, esta foi a quarta versão do romance para a TV.
O cotidiano da vida de Dona Lola, ao lado do marido Júlio e dos quatro filhos (Carlos, Alfredo, Isabel e Julinho) desde quando estes eram pequenos até a idade adulta, quando Dona Lola termina seus dias sozinha numa casa para idosos.
A história transcorre todos os fatos marcantes de sua vida: a dura luta para criar os filhos; a morte do marido; a morte de Carlos, o filho mais velho, vítima na Revolução de 1932; os problemas com Alfredo, metido com movimentos políticos e badernas; a união precoce de Isabel com um homem bem mais velho e casado; o casamento de Julinho com uma moça da sociedade que culmina com a ida de Dona Lola para um asilo.
Entre tanto sofrimento, alguns momentos leves, como a amizade de Lola com a vizinha Genu, casada com Virgulino, e os passeios à casa de sua mãe, Dona Maria, no interior, onde moram suas duas irmãs, Clotilde e Olga, e sua tia doente, Candoca. A espevitada Olga, se casa com o farmacêutico Zeca e juntos dão início a uma grande prole. Clotilde se apaixona por Almeida, um amigo de Júlio, mas não consegue romper com os padrões morais da sociedade quando tem de decidir morar com ele que é desquitado/divorciado.
Veja como estão os principais atores de Éramos Seis hoje e seus últimos papeis:
Wagner Santisteban interpretou o personagem Alfredo na primeira fase de Éramos Seis e seu mais recente trabalho na TV foi o personagem Lucas, de Balacobaco (2012), da RecordAngelina Muniz interpretou a personagem Karime em Éramos Seis. Seu último trabalho na TV foi em Dona Xepa (2013), da RecordCaio Blat interpretou Carlos na primeira fase e recentemente viveu o monge Sonan Gyatso de Joia Rara (2013), da GloboDenise Fraga interpretou a personagem Olga em Éramos Seis e seu mais recente trabalho na TV foi Aurora em A Mulher do Prefeito (2013), da GloboIrene Ravache interpretou a protagonista, D. Lola, e seu mais recente trabalho na TV foi em 2012, quando interpretou a divertida Charlô em Guerra dos Sexos, da GloboJandira Martini interpretou a personagem Dona Genu em Éramos Seis e seu trabalho mais recente na TV foi em Salve Jorge (2012), da Globo, em que ficou com o papel de FaridJussara Freire deu vida à Clotilde em Éramos Seis e seu trabalho mais recente foi em Pecado Mortal (2013), da RecordLeonardo Brício interpretou o personagem Julinho na segunda fase de Éramos Seis e seu mais recente trabalho na TV foi o protagonista Davi, na minissérie Rei Davi (2012), da RecordLuciana Braga foi Isabel na segunda fase e seu trabalho mais recente foi Pecado Mortal (2013), como RosaNathalia Timberg atuou em Éramos Seis no papel da riquíssima tia Emília. A atriz segue em atividade, e curte férias após o o fim de Amor À Vida (2013), da Globo, em que interpretou BernardaOthon Bastos interpretou Júlio, marido de D. Lola (Irene Ravache) em Éramos Seis. Seu mais recente trabalho na TV foi em Didi, o Peregrino, de 2013, na GloboTarcísio Filho interpretava o revolucionário Alfredo. Seu trabalho mais recente na TV foi em Sangue Bom (2012), da Rede GloboAna Paula Arósio teve uma pequena participação em Éramos Seis como Amanda, namorada do primogênito de Dona Lola. Foi sua estréia na TV e durou apenas dez capítulos. Depois de ter ido para a Rede Globo estourou como Hilda Furacão. Seu último trabalho na TV foi no seriado policial Na Mira da Lei, de 2010. No mesmo ano participou do filme Como Esquecer.Versão de 1977 com Nicete Bruno e Gianfracesco Guarnieri nos papeis principais.
Aproveita e dá uma olhada NESTE POST sobre atores brasileiros em papeis de destaque nas novelas.