Resenha do site – Chef

chefJon Favreau pode se considerar um cara de sorte. Seus filmes geralmente são considerados bons, acima da média até, e ele tem muitos amigos importantes. O que lhe dá o direito de colocá-los em “pontas de luxo” num filme pequeno, escrito e dirigido por ele e lançado totalmente fora do grande circuito comercial. O diretor responsável por blockbusters como Homem de Ferro 1 e 2 e Cowboys & Aliens não tem medo de se arriscar e se coloca também à frente do elenco de Chef. Com uma história simples mas extremamente bem contada, Favreau se coloca na pele do chef Carl Casper.

Casper é o chef de um restaurante de renome e tem total controle de sua cozinha. Até que o dono do restaurante (Dustin Hoffman) o impede de mudar o cardápio quando um crítico famoso na internet vai para avaliá-lo. Resultado: o crítico (Oliver Platt, que é capaz de dizer mais com um olhar que muito ator com um texto de mil páginas) acaba com Carl, o chamando de carente e exaltando sua falta de criatividade. Como consequência final, Casper acaba sendo demitido do restaurante e ainda virando piada na internet. Mas mesmo com o apoio da amiga hostess do restaurante (Scarlett Johansson) e de seu amigo e sous-chef Martin (John Leguizamo), ele acaba ficando sem rumo. É então que seu filho Percy, que mora com a mãe, ex-mulher de Casper (Sofia Vergara), lhe dá uma aula de internet e, sem querer, Casper transforma a decepção em oportunidade.

Sim, porque Chef é um filme otimista. Uma comédia leve e rápida, alegre, que consegue nos colocar pra cima, além de nos deixar com fome, claro. Em sua paixão pela comida, Casper acaba de igualando a Remy, Julie Powell, Hassim ou Nonato, cozinheiros natos, personagens dos filmes Ratattouille, Julie & Julia, A 100 Passos de Um Sonho e Estômago, respectivamente. Favreau cria para si então um conto de superação moderno e divertido.

Carl vê em uma insistência da ex-mulher uma oportunidade e acaba aceitando que o primeiro ex-marido dela (Robert Downey Jr) lhe ajude na empreitada de montar um food truck de comida cubana. Daí pra frente o filme se torna deliciosamente aventureiro, com o pequeno Percy dando aulas ao pai de marketing online.

Claro que no meio de tudo isso as três mensagens principais do filme são bem claras: superação, vida simples e relação pai e filho. A primeira vem do choque que Casper leva ao ser demitido e ver pessoas apontando pra ele na rua por causa da piada online. A segunda, quando ele decide que pode ser que não seja na cozinha de um restaurante chique o seu lugar, mas num caminhão que vende comida na rua. E enquanto se descobre, Casper estreita os laços com o filho, aprendendo e ensinando.

É uma pena que Chef não tenha ganhado os holofotes como um Homem de Ferro. No fim das contas é um filme muito melhor. Claro, proporções devem ser analisadas, mas um filme de texto, atores e interpretações reais é geralmente melhor que um filme que se vale só de efeitos especiais para contar uma história. Ambos são diversão, e é isso que o cinema deve ser, mas uma é menos tola que outra. Nada impede que nos reconheçamos nos personagens e acidenta e invariavelmente deixemos escorrer uma lagrimazinha ao nos vermos na tela em um filme simples.

Com muita referência pop, muito uso de facebook e twitter, uma história bem contada, personagens reais e de fácil identificação, uma direção segura e um elenco de grandes nomes (que não duvido topariam trabalhar de graça com ele), Jon Favreau cria um futuro clássico cult. Um filme delicioso (sem o perdão do trocadilho) em diversos níveis e outro dos melhores filmes deste ano.

2 comentários

  1. […] Então, logo depois da postagem a própria Walt Disney Studios confirmou: Favreau estará realmente à frente de uma versão live action de O Rei Leão anunciada como “uma nova reimaginação”. O novo longa vai contar com canções do filme original, mas além disso nenhuma outra informação foi divulgada. Nunca é demais lembrar que Favreau é a mente por trás de sucessos como Homem de Ferro 1 e 2, Zathura e do ótimo Chef (leia nossa resenha AQUI). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s