Operação Big Hero (leia AQUI nossa resenha), o primeiro longa-animado da Disney que aproveita personagens da Marvel Comics e vencedor do Oscar de melhor animação deste ano, se tornou neste final de semana a terceira maior animação do estúdio. O filme arrecadou US$ 604,8 milhões e ultrapassou enrolados, ficando agora atrás somente de Frozen, Uma Aventura Congelante e O Rei Leão, primeiro e segundo colocados respectivamente.
A categoria de melhor animação é a mais nova dentre todas as existentes no Oscar hoje, criada em 2001.
O gênero dominado desde sempre pelos estúdios Disney (hoje com a Pixar) e suas obras primas viu o primeiro prêmio da categoria ir para as mãos de outro estúdio. Não tão popular na época quanto hoje, as animações ainda eram poucas se compararmos, mas a Academia já decidira criar uma categoria só pra elas, que invariavelmente contava com apenas três concorrentes.
Cm a vitória de Como Treinar Seu Dragão 2 neste ano, relembre os 14 ganhadores do Oscar de melhor animação que são hoje em sua maioria clássicos:
2001 – Shrek
2002 – A Viagem de Chihiro
https://www.youtube.com/watch?v=116ndrozOa0
Ainda não seria desta vez que a Disney levaria seu prêmio, mas foi a única que o mestre da animação japonesa Hayao Myiazaki levou. Chihiro venceu A Era do gelo, Lilo & Stitch, Spirit e Planeta do Tesouro.
2003 – Procurando Nemo
A primeira vitória da Pixar entre apenas três concorrentes: Irmão Urso e As Bicicletas de Belleville
2004 – Os Incríveis
https://www.youtube.com/watch?v=P7KMDFpqXqk
Novamente a Pixar sai ganhadora enfrentando O Espanta Tubarões e Shrek 2.
2005 – Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais
Sem nenhum indicado da Disney ou da Pixar, Wallace & Gromit bateu O Castelo Animado e Noiva Cadáver.
2006 – Happy Feet
A animação musical-ecológica venceu Carros da Pixar e A Casa Monstro.
2007 – Ratatouille
A terceira vitória da Pixar ganhou do favorito da crítica Persépolis e Tá Dando Onda.
2008 – Wall-e
A quarta vitória da Pixar, desta vez batendo Bolt (da Disney) e Kung Fu Panda. A controvérsia do ano foi a não-indicação de Wall-e na categoria de melhor filme.
2009 – Up
https://www.youtube.com/watch?v=UWLM4hMgCeg
Com o aumento dos indicados na categoria principal, a Academia corrigiu a ausência de Wall-e com a indicação de Up a melhor filme (a primeira de uma animação desde A Bela e a Fera em 1991). O longa não levou, mas levou o troféu de melhor animação do ano enfrentando Coraline, O Fantástico Sr. Raposo, O Segredo de Kells e A Princesa e o Sapo.
2010 – Toy Story 3
A Pixar ganha o troféu pela quarta vez consecutiva com Toy Story 3 (que também concorreu a melhor filme) vencendo Como Treinar Seu Dragão e O Mágico.
2011 – Rango
O western de animais derrubou a hegemonia da Pixar em 2011 (mas é preciso dizer que não houve animação do estúdio naquele ano). O longa da Dreamworks venceu Um Gato em Paris, Chico & Rita, Kung Fu Panda 2 e O Gato de Botas.
2012 – Valente
A Pixar volta à premiação e leva seu sétimo troféu. Valente ganhou de ótimos concorrentes que incluíram ParaNorman, Frankenweenie, Piratas Pirados! e Detona Ralph.
2013 – Frozen
Em 2013 não tinha pra ninguém. O fenômeno Frozen estava com seu troféu garantido. Concorreu com Os Croods, Meu Malvado Favorito 2, Ernest & Celestine e Vidas ao Vento (último longa de Myiazaki).
2014 – Operação Big Hero
Nem a emoção e o favoritismo de Como Treinar Seu Dragão 2 foram suficientes para bater a maestria de Operação Big Hero da Disney. Banguela ainda não conseguiu vencer a Disney e concorrendo com Os Boxtrolls, O Conto da Princesa Kaguya e Song of The Sea, acabou ficando novamente sem um troféu.
