Operação Big Hero se torna a terceira maior bilheteria da Disney. Relembre os ganhadores do Oscar de melhor animação

Operação Big Hero (leia AQUI nossa resenha), o primeiro longa-animado da Disney que aproveita personagens da Marvel Comics e vencedor do Oscar de melhor animação deste ano, se tornou neste final de semana a terceira maior animação do estúdio. O filme arrecadou US$ 604,8 milhões e ultrapassou enrolados, ficando agora atrás somente de Frozen, Uma Aventura Congelante e O Rei Leão, primeiro e segundo colocados respectivamente.

2014_big_hero_6-wide

A categoria de melhor animação é a mais nova dentre todas as existentes no Oscar hoje, criada em 2001.

O gênero dominado desde sempre pelos estúdios Disney (hoje com a Pixar) e suas obras primas viu o primeiro prêmio da categoria ir para as mãos de outro estúdio. Não tão popular na época quanto hoje, as animações ainda eram poucas se compararmos, mas a Academia já decidira criar uma categoria só pra elas, que invariavelmente contava com apenas três concorrentes.

Cm a vitória de Como Treinar Seu Dragão 2 neste ano, relembre os 14 ganhadores do Oscar de melhor animação que são hoje em sua maioria clássicos:

2001 – Shrek

No primeiro prêmio da categoria foram apenas três concorrentes e Shrek conseguiu bater Jimmy NewtronMonstros SA (acredite se quiser).

2002 – A Viagem de Chihiro

Ainda não seria desta vez que a Disney levaria seu prêmio, mas foi a única que o mestre da animação japonesa Hayao Myiazaki levou. Chihiro venceu A Era do gelo, Lilo & Stitch, Spirit Planeta do Tesouro.

2003 – Procurando Nemo

A primeira vitória da Pixar entre apenas três concorrentes: Irmão Urso As Bicicletas de Belleville

2004 – Os Incríveis

Novamente a Pixar sai ganhadora enfrentando O Espanta Tubarões Shrek 2.

2005 – Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais

Sem nenhum indicado da Disney ou da Pixar, Wallace & Gromit bateu O Castelo Animado Noiva Cadáver.

2006 – Happy Feet

A animação musical-ecológica venceu Carros da Pixar e A Casa Monstro.

2007 – Ratatouille

A terceira vitória da Pixar ganhou do favorito da crítica PersépolisTá Dando Onda.

2008 – Wall-e

A quarta vitória da Pixar, desta vez batendo Bolt (da Disney) e Kung Fu Panda. A controvérsia do ano foi a não-indicação de Wall-e na categoria de melhor filme.

2009 – Up

Com o aumento dos indicados na categoria principal, a Academia corrigiu a ausência de Wall-e com a indicação de Up a melhor filme (a primeira de uma animação desde A Bela e a Fera em 1991). O longa não levou, mas levou o troféu de melhor animação do ano enfrentando Coraline, O Fantástico Sr. Raposo, O Segredo de Kells A Princesa e o Sapo.

2010 – Toy Story 3

A Pixar ganha o troféu pela quarta vez consecutiva com Toy Story 3 (que também concorreu a melhor filme) vencendo Como Treinar Seu Dragão e O Mágico.

2011 – Rango

O western de animais derrubou a hegemonia da Pixar em 2011 (mas é preciso dizer que não houve animação do estúdio naquele ano). O longa da Dreamworks venceu Um Gato em Paris, Chico & Rita, Kung Fu Panda 2 O Gato de Botas.

2012 – Valente

A Pixar volta à premiação e leva seu sétimo troféu. Valente ganhou de ótimos concorrentes que incluíram ParaNorman, Frankenweenie, Piratas Pirados! Detona Ralph.

2013 – Frozen

Em 2013 não tinha pra ninguém. O fenômeno Frozen estava com seu troféu garantido. Concorreu com Os Croods, Meu Malvado Favorito 2, Ernest & Celestine e Vidas ao Vento (último longa de Myiazaki).

2014 – Operação Big Hero

Nem a emoção e o favoritismo de Como Treinar Seu Dragão 2 foram suficientes para bater a maestria de Operação Big Hero da Disney. Banguela ainda não conseguiu vencer a Disney e concorrendo com Os Boxtrolls, O Conto da Princesa KaguyaSong of The Sea, acabou ficando novamente sem um troféu.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s