Operação Big Hero se torna a terceira maior bilheteria da Disney. Relembre os ganhadores do Oscar de melhor animação

Operação Big Hero (leia AQUI nossa resenha), o primeiro longa-animado da Disney que aproveita personagens da Marvel Comics e vencedor do Oscar de melhor animação deste ano, se tornou neste final de semana a terceira maior animação do estúdio. O filme arrecadou US$ 604,8 milhões e ultrapassou enrolados, ficando agora atrás somente de Frozen, Uma Aventura Congelante e O Rei Leão, primeiro e segundo colocados respectivamente.

2014_big_hero_6-wide

A categoria de melhor animação é a mais nova dentre todas as existentes no Oscar hoje, criada em 2001.

O gênero dominado desde sempre pelos estúdios Disney (hoje com a Pixar) e suas obras primas viu o primeiro prêmio da categoria ir para as mãos de outro estúdio. Não tão popular na época quanto hoje, as animações ainda eram poucas se compararmos, mas a Academia já decidira criar uma categoria só pra elas, que invariavelmente contava com apenas três concorrentes.

Cm a vitória de Como Treinar Seu Dragão 2 neste ano, relembre os 14 ganhadores do Oscar de melhor animação que são hoje em sua maioria clássicos:

2001 – Shrek

No primeiro prêmio da categoria foram apenas três concorrentes e Shrek conseguiu bater Jimmy NewtronMonstros SA (acredite se quiser).

2002 – A Viagem de Chihiro

Ainda não seria desta vez que a Disney levaria seu prêmio, mas foi a única que o mestre da animação japonesa Hayao Myiazaki levou. Chihiro venceu A Era do gelo, Lilo & Stitch, Spirit Planeta do Tesouro.

2003 – Procurando Nemo

A primeira vitória da Pixar entre apenas três concorrentes: Irmão Urso As Bicicletas de Belleville

2004 – Os Incríveis

Novamente a Pixar sai ganhadora enfrentando O Espanta Tubarões Shrek 2.

2005 – Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais

Sem nenhum indicado da Disney ou da Pixar, Wallace & Gromit bateu O Castelo Animado Noiva Cadáver.

2006 – Happy Feet

A animação musical-ecológica venceu Carros da Pixar e A Casa Monstro.

2007 – Ratatouille

A terceira vitória da Pixar ganhou do favorito da crítica PersépolisTá Dando Onda.

2008 – Wall-e

A quarta vitória da Pixar, desta vez batendo Bolt (da Disney) e Kung Fu Panda. A controvérsia do ano foi a não-indicação de Wall-e na categoria de melhor filme.

2009 – Up

Com o aumento dos indicados na categoria principal, a Academia corrigiu a ausência de Wall-e com a indicação de Up a melhor filme (a primeira de uma animação desde A Bela e a Fera em 1991). O longa não levou, mas levou o troféu de melhor animação do ano enfrentando Coraline, O Fantástico Sr. Raposo, O Segredo de Kells A Princesa e o Sapo.

2010 – Toy Story 3

A Pixar ganha o troféu pela quarta vez consecutiva com Toy Story 3 (que também concorreu a melhor filme) vencendo Como Treinar Seu Dragão e O Mágico.

2011 – Rango

O western de animais derrubou a hegemonia da Pixar em 2011 (mas é preciso dizer que não houve animação do estúdio naquele ano). O longa da Dreamworks venceu Um Gato em Paris, Chico & Rita, Kung Fu Panda 2 O Gato de Botas.

2012 – Valente

A Pixar volta à premiação e leva seu sétimo troféu. Valente ganhou de ótimos concorrentes que incluíram ParaNorman, Frankenweenie, Piratas Pirados! Detona Ralph.

2013 – Frozen

Em 2013 não tinha pra ninguém. O fenômeno Frozen estava com seu troféu garantido. Concorreu com Os Croods, Meu Malvado Favorito 2, Ernest & Celestine e Vidas ao Vento (último longa de Myiazaki).

2014 – Operação Big Hero

Nem a emoção e o favoritismo de Como Treinar Seu Dragão 2 foram suficientes para bater a maestria de Operação Big Hero da Disney. Banguela ainda não conseguiu vencer a Disney e concorrendo com Os Boxtrolls, O Conto da Princesa KaguyaSong of The Sea, acabou ficando novamente sem um troféu.

Um comentário em “Operação Big Hero se torna a terceira maior bilheteria da Disney. Relembre os ganhadores do Oscar de melhor animação

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: