Um personagem, dois filmes: saiba as diferenças entre o Mercúrio de X-Men e Vingadores no cinema

*O Pausa Dramática é um site independente, produzido por um jornalista que ama o que faz e não possui nenhum ganho financeiro com ele. Nos ajude a permanecer no ar: divulgue e compartilhe esta postagem e nos siga no FacebookInstagram e Twitter.

Por razões que não nos convém explicar, Mercúrio apareceu em dois dos maiores filmes desta década. Evan Peters foi o herói em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, enquanto Aaron Taylor-Johnson é Mercúrio em Vingadores: Era de Ultron.

quicksilver-avengers-x-men

Precisamente como dois filmes opostos de franquias de super-heróis chegaram a colocar duas versões bem diferentes do mesmo personagem em suas histórias a gente só pode filosofar. Mas o que é mais interessante é ver como os dois filmes trataram este personagem. Embora tanto X-Men quanto Vingadores tenham DNA Marvel, as duas franquias são radicalmente diferentes. Os filmes da franquia X-Men são mais “realistas” e se ocupam bastante da narrativa histórica, os Vingadores passam bastante tempo desenvolvendo histórias pessoais de seus personagens mas não se ocupam tanto de história ou narrativa concreta.

Em Dias de um Futuro Esquecido o personagem é apresentado como Peter, um adolescente rebelde que mora no subúrbio. Essa origem não tem base alguma nos quadrinhos, o que não tem realmente muita importância para o filme em si. Ao contrário do Mercúrio dos Vingadores, este não tem muita motivação: invade o pentágono por pura diversão. Em uma explicação, os gêmeos Maximoff explicam em Era de Ultron que sua casa foi destruída por mísseis das indústrias Stark e esta é a motivação inicial de ambos para sua vingança contra o Homem de Ferro.

SE VOCÊ CURTE OU PRODUZ CONTEÚDO CULTURAL E QUER DIVULGAR SEU MATERIAL CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO

Enquanto o personagem dos X-Men não demonstra motivos para seus poderes (além do gene mutante), em Vingadores o Mercúrio é resultado de um experimento da HYDRA que lhe deu a supervelocidade. No filme mais recente, Pietro tem sua origem em um país da Europa , enquanto o personagem de X-Men é americano (e filho de Magneto, como sabemos por uma frase). Tudo bem que não existe nada nem minimamente similar à espetacular cena de Mercúrio em Dias de um Futuro Esquecido no filme mais recente. É quase injusto comparar os dois.

Então o Mercúrio de Dias de Um Futuro Esquecido pode não ser lá muito útil no sentido narrativa (já que sua cena, embora espetacular, dure apenas alguns minutos e ele não tenha muita relevância para o todo do filme), mas funciona perfeitamente como uma criação visual. Enquanto isso, o Mercúrio de Era de Ultron preenche completamente uma lacuna narrativa no filme, mas como criação visual é apenas um homem em uma roupa justa.

scarlet witch

Sua relação com a irmã gêmea

Enquanto em X-Men aparece somente uma irmã mais nova (que não é a mesma personagem), em Vingadores nós vemos Aaron Taylor-Johnson e Elizabeth Olsen surgirem juntos como os gêmeos Maximoff. Olsen será então Wanda, a Feiticeira Escarlate, muito próxima do irmão. Em X-Men Mercúrio age sempre sozinho, enquanto em Vingadores o personagem está sempre ao lado da irmã. Mas tanto Taylor-Johnson quanto Olsen assinaram contrato para vários filmes, o que significa que ambos podem voltar no universo cinematográfico Marvel. E Peters também vai voltar em X-Men: Apocalise.

Uma curiosidade: os dois “Mercúrios” estão em Kick-Ass. Taylor-Johnson é o personagem título e Peters é um de seus melhores amigos no primeiro filme.

quicksilver

Com informações do Entertainment Weekly e Cinemablend

Um comentário em “Um personagem, dois filmes: saiba as diferenças entre o Mercúrio de X-Men e Vingadores no cinema

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: