Resenha do site: Minions

Minions Movie PosterQuem viu Meu Malvado Favorito em 2010 não imaginava que seriam os capangas do vilão que se tornariam famosos. Mais famosos que o filme em si, em 2013 já tiveram seu tempo de tela aumentado em Meu Malvado Favorito 2 e, diante disso, um filme só deles era inevitável.

Como em outros casos, como Os Pinguins de MadagascarGato de Botas (e um pouco antes, os Ewoks de Star Wars que também ganharam seu filme solo), Minions é o spin-off onde os personagens secundários ganham os holofotes centrais. Bob, Stuart e Kevin são os responsáveis por conduzir a aventura elétrica por uma hora e meia de ação ininterrupta.

Lembrando muito uma sitcom, onde não há espaço para o drama (esqueça as animações da Pixar com suas lições de moral e seus momentos mais intimistas), os três vão tropeçar, cair, bater a cabeça, rir e protagonizarão gags visuais e trapalhadas dignas de Os Três Patetas. Aliás, não é errado comparar o filme com os curtas que nas décadas de 30, 40 e 50 fizeram sucesso. Requentados alguns anos atrás, os programas ganharam novo público (esqueça o filme de 2012) e, porque não dizer, agora se transformam em criaturinhas amarelas e adoráveis.

Os minions são “capangas” que têm como único objetivo servir a um grande vilão. Surgindo junto com a vida na Terra, desde muito cedo sua servidão a criaturas vilanescas ficou clara: o tiranossauro rex, o mais malvado homem das cavernas, o urso que devora o mais malvado homem das cavernas… e por aí vai. Mas sua vida perde o sentido quando eles ficam confinados a uma caverna sem um vilão para servir, até que Bob, Stuart e Kevin partem para encontrar um novo mestre.

Comportando-se como crianças atrapalhadas (justamente como Os Três Patetas), os três minions principais deixarão seus semelhantes (segundo os criadores existem 899 minions) em uma aventura que culminará em Londres, onde a grande vilã pop Scarlett Overkill planeja roubar a coroa da rainha para tomar o trono para si.

Veja uma compilação de tatuagens dos Minions

O filme não dá tempo nem pra respirar e antes mesmo de começar já provoca gargalhadas. Como as piadas são mais visuais, é fato que agradará mais às crianças, mas gags politicamente incorretas e referências pop farão a alegria dos pais. Como o filme se passa na década de 60 em Londres, Beatles, movimento hippie e programas de TV aparecerão em cena frequentemente. Uma aparição no melhor estilo easter-egg de Gru ainda criança e o final do filme fazem a ligação com Meu Malvado Favorito, desnecessária em cena, mas auto-explicativa.

Como os minions falam uma língua própria (chamada de minionese) que mistura diversos idiomas e muitas vezes é ininteligível, trata-se praticamente de um filme mudo. De fato estranhamos quando alguém fala algo em cena e conseguimos entender. O embolado de inglês, francês, espanhol e diversas outras línguas acaba por tornar as criaturinhas ainda mais adoráveis. Se antes de ter um filme só deles, eles já tinham virado febre com brinquedos, jogos, capa para celular, roupas e uma infinidade de outros produtos, agora a onda amarela será inevitável.

Por mais que sejam os mais velhos que estão esperando pelo filme, ele será mais apreciado pelos menores mesmo. Não que quem já tem mais idade não vá gostar. O filme passa em um pulo, rápido e frenético do começo ao fim sem ser irritante (como é Hotel Transilvânia), mal dá tempo de respirar entre uma cena e outra e não fica atrás das aventuras de Gru onde os minions apareceram originalmente. Com o anúncio de Meu Malvado Favorito 3 para 2017, Minions preenche com louvor a lacuna com uma aventura divertida e eletrizante de história simples e personagens cativantes e ingênuos. Indicado para todas as crianças, de qualquer idade.

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s