Scream – Primeiras impressões

Assistir ao seriado inspirado na série de filmes Pânico (Scream) é ao mesmo tempo nostálgico e inusitado. Por mais que você, que é fã dos filmes, saiba muito o que esperar, a modernização da coisa ficou tão boa quanto o material original.

12-scream.w529.h352.2x
Imagem do promo da série

Claro que vamos sentir saudades de Sidney, Dewey e Gale, mas estamos totalmente abertos para novos personagens e uma nova trama. Conhecemos bem nosso Ghostface ao longo de quatro filmes e muito Hello Sidney… agora estamos prontos para a próxima fase.

E eis que ao invés de um quinto filme, Wes Craven, o mágico por trás da máscara, produz uma série inspirada nos filmes para a MTV. Eu sei, MTV… já dá pra torcer o nariz, mas vá com calma. O primeiro episódio de Scream que estreou esta semana nos Estados Unidos (e está disponível integralmente online) é nada menos que sensacional.

Os filmes partiam de dois princípios básicos: o passado que podia voltar à tona com segredos e a brincadeira com os clichês dentro de si mesmo. Tudo isso está dentro da série também. Além de, claro, muitas ligações e (agora) mensagens.

scream4ewreunionpromohq
Dewey (David Arquette), Sidney (Neve Campbell) e Gale (Courteney Cox): as estrelas dos quatro filmes Pânico

Na pequena cidade de Lakewood um grupo de jovens do high school passa a ser aterrorizado por um assassino mascarado. Em uma aula de literatura, onde o professor compara livros de suspense com seriados como The Walking Dead, Bates Motel, American Horror Story ou Hannibal, um dos alunos rapidamente responde que ao contrário desses seriados, um slash movie jamais poderia se tornar um seriado, pois assim que as mortes começam a aparecer nesse tipo de filme, elas só se acumulam. Não daria para manter o suspense em um formato em capítulos. Mas espera? Não é justamente isso que estamos vendo? Sim! Assim como nos filmes, a metalinguagem de brincar consigo mesmo está presente na série também. Em outro momento este mesmo personagem diz, em uma festa que “eles estão todos seguros, já que um assassino mascarado não é um ‘Exterminador do Futuro’, que entra em uma sala cheia e atirando. Ele vai atrás da vítima sozinha, do desgarrado do rebanho, para pegá-lo sozinho”. E, claro, que em seguida vemos um membro do grupo vagando sozinho por uma sala escura, ouvindo barulhos estranhos e com suspense quase palpável. E fazendo muitas referências aos filmes.

scream-mtv
Nova máscara do assassino de Pânico

Outro elemento comum é o grande segredo do passado. Assim como a gente descobre em Pânico, onde a mãe de Sidney guardava um grande segredo, a mãe da personagem principal da série também tem o seu: anos atrás um doente mental foi obcecado por ela e acabou matando cinco estudantes e sendo morto pela polícia. Hoje, sua filha tem a mesma idade que ela na ocasião e com as mortes começando ela tem medo que o maníaco não esteja tão morto assim e que todo o terror volte a assombrá-la e à sua família.

E por aí vai. Contrariando a teoria inicial do personagem, Scream mostra que sim, se bem feito, um slash movie pode render um ótimo material em seriado. As intrigas típicas de adolescentes, como namoros, sexualidade e pais, misturadas com elementos chave desse tipo de filme e um momento tecnológico onde tudo é compartilhado e praticamente nada mais é segredo só criam uma fórmula praticamente infalível.

Um dos grandes medos com relação ao seriado era a respeito da máscara. A cara conhecida do Ghostface foi modificada para a série: “A máscara original é muito icônica. Se a gente mantivesse aquela máscara na série, sem contar com nenhum dos personagens originais, estaríamos enganando o público”, disse Jaime Paglia, produtor executivo do programa em entrevista ao site da Entertainment Weekly. E a nova máscara não decepciona. Provavelmente não se tornará tão icônica, mas ainda é assustadora.

O primeiro trailer divulgado já mostrava que a série não estava para brincadeiras e após este primeiro episódio a coisa fica realmente tensa. Scream não deixa nada a dever para os filmes (ok, talvez apenas a falta de carisma da protagonista) e promete manter a tensão (e o sangue) jorrando até o fim.

Um vídeo compartilhado na internet parece ser o estopim das intrigas e do assassino, em uma espécie de vingança moral, mas que pode muito bem não ser nada disso. Ainda não ficou bem claro qual é o alvo principal de nosso assassino mascarado, mas pelas imagens divulgadas no final do episódio já dá perceber que vai ser difícil alguém chegar vivo até o final da temporada.

7 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s