Livro apresenta os maiores recordes brasileiros

A maior coleção de Atari. A maior mandioca. A primeira cidade a separar o lixo. O maior diário publicado em forma de soneto. A maior palavra da língua portuguesa. A mulher mais velha a posar para uma revista masculina no Brasil…

Estes e outros feitos estão reunidos em RankBrasil – O Livro dos Recordes Brasileiros, lançado este mês no país pela editora Panda Books.

De forma independente, o RankBrasil vem registrando recordes exclusivamente brasileiros desde 1997, por iniciativa do paranaense Luciano Cadari. Ele começou a colecionar informações relacionadas às potencialidades dos brasileiros com o objetivo de mostrar razões para se orgulhar do país, focando sempre em um conteúdo positivo e otimista. Com a popularidade da internet, a coleção, que era apenas um hobby, ganhou repercussão, conquistou a mídia e se tornou referência. Em 11 de novembro de 1999, Cadari criou um site e oficializou o instituto. Hoje, são mais de mil títulos registrados.

A primeira edição impressa do RankBrasil – O livro dos recordes brasileiros, recém-publicada pela Editora Panda Books foi lançada em Curitiba esta semana e traz os grandes recordistas nacionais divididos em 14 categorias: ciência e tecnologia, coleção, corpo humano, cultura, engenharia, esporte, gastronomia, geografia, natureza, negócios, objetos incríveis, pioneirismo, política e superação humana. Sobram recordes inusitados, como o menor casal brasileiro, o primeiro Papai Noel com CEP próprio, o guitarrista mais rápido e o único castelo em estilo medieval do país.

rankbrasil capa

Confira abaixo alguns dos recordes do livro:

Ciência e tecnologia: o primeiro casamento digital do Brasil aconteceu em 2001, quando Edna Carvalho dos Santos e Rinaldo Ferreira oficializaram a união por videoconferência. Ela residia em Governador Valadares, Minas Gerais, e ele em Boston, nos Estados Unidos.

Coleção: a maior coleção de camisinhas do país pertence ao paulistano Ricardo di Lazzaro Filho, que em 2011 alcançou a marca de 419 preservativos diferentes, de 35 países dos cinco continentes do mundo.

Corpo Humano: o homem mais alto do Brasil é o paraibano Joélisson Fernandes, que em maio de 2004 atingiu 2,37 m de altura. Na época, ele pesava 204 kg e calçava numeração 60.

Cultura: Laura Cardoso é a atriz brasileira que atuou em mais novelas. Foram 58 até outubro de 2013, quando registrou-se o recorde.

Gastronomia: o maior pastel do Brasil foi feito em 2008 na pastelaria Bom Sabor, em Toledo, no Paraná. Recheado com diversos ingredientes, o salgado pesava 4,595 kg e tinha 62 cm de comprimento.

Natureza: a maior mandioca que já brotou em solo brasileiro pesava 42,5 kg. Foi colhida em 2007 na propriedade de Hélio Marcondes de Castro, em Natividade da Serra, no Vale do Paraíba (SP).

Objetos incríveis: a maior carta já escrita por um brasileiro foi entregue à modelo Gisele Bündchen por Fernando Antonio da Silva, de Itaquaquecetuba, interior de São Paulo. O fã demorou 24 horas, 4 minutos e 3 segundos para escrever 16.740 vezes a frase “amo você”.

Pioneirismo: Chiquinha Gonzaga foi a primeira mulher brasileira a reger uma orquestra, em 1885. Ela dirigiu os músicos do Teatro Imperial e a banda da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Política: o mandato presidencial mais curto da história do Brasil foi o de Carlos Coimbra da Luz, que durou de 8 a 11 de novembro de 1955.

No site oficial é possível acompanhar muitos outros recordes. Clique AQUI e acesse. Abaixo, uma entrevista com o recordista em coleção de Atari no Brasil:

A Panda Books surgiu em 1999 e de lá pra cá traz títulos que aliam diversão e conhecimento. Publicou, entre outros, A Minha Segunda Guerra, do músico João Barone, Boca do Lixo, do novelista Silvio de Abreu, e Nunca Subestime Uma Milherzinha e A Mulher Que Não Queria Accreditar, ambos da cantora Fernanda Takai.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s